O governo municipal de Avellaneda (cidade na província de Buenos Aires, área metropolitana) publicou recentemente o Decreto Nº 5260/2024, que apresenta mudanças nos trajetos em que é permitindo trânsito de veículos pesados.
O Decreto altera outras duas normas (Ordenanza Nº 24.730 e Decreto Nº 2150/2013) que proíbem, em todas as ruas de Avellaneda, o trânsito de veículos de mais de 24 toneladas ou que excedam as seguintes dimensões: 13,20 metros de comprimento, 2,60 de largura e 4,10 cm de altura, incluindo lista dos trajetos em que a proibição não se aplica, sendo possível condução de veículos pesados.
Para evitar infrações por desconhecimento, compartilhamos a lista de vias arteriais específicas onde é permitido o trânsito de veículos pesados. Confira:
ARTÉRIAS NÃO AFETADAS PELA PROIBIÇÃO
|
|
ARTERIAS |
ENTRE CALLES |
SENTIDO |
|
1 |
ACCESO SUDESTE |
EN TODA SU EXTENSION |
|
|
2 |
AMEGHINO |
E/C. PELLEGRINI Y M. ESTEVEZ |
|
|
3 |
ARGENTINO VALLE |
E/PELLEGRINI Y NICOLAS AVELLANEDA |
NORTE/SUR |
|
4 |
ARREDONDO |
E/LYNCH Y MADARIAGA |
|
|
5 |
AUTOPISTA BUENOS AIRES LA PLATA |
||
|
6 |
AVENIDA BELGRANO |
E/VELEZ SARSFIELD Y LYNCH |
|
|
7 |
AVENIDA CRISOLOGO LARRALDE |
EN TODA SU EXTENSION |
|
|
8 |
AVENIDA MITRE |
E/LINCH Y CRAIG Y E/CHACABUCO Y PTE. PUEYRREDON Y E/ V. SARSFIELD Y 12 DE OCTUBRE |
SUR/NORTE |
|
9 |
AVENIDA MITRE |
H. YRIGOYEN Y MAIPU Y E/BEGUERESTAIN Y LYNCH |
NORTE/SUR |
|
10 |
AVENIDA ROCA |
E/DEBENEDETTI Y M. ESTEVEZ |
|
|
11 |
AVENIDA YRIGOYEN HIPOLITO |
E/BRASIL Y MITRE |
|
|
12 |
BEGUERESTEIN |
E/AV. ROCA Y AV. MITRE |
|
|
13 |
BOULEVARD DE LOS ITALIANOS |
E/AV. MITRE Y C. LARRALDE |
|
|
14 |
BRASIL |
E/ H.I YIGOYEN Y RIVADAVIA |
|
|
15 |
BUSTAMANTE |
E/ H. YRIGOYEN Y LACARRA |
|
|
16 |
CABILDO |
E/GALICIA E H. IRIGOYEN |
|
|
17 |
CASELLA PIÑEIRO |
E/AV. BELGRANO Y AV. MITRE |
|
|
18 |
CENTENARIO URUGUAYO |
E/CNO. GRAL. BELGRANO Y MITRE |
|
|
19 |
CNO. GRAL. BELGRANO |
E/REPUBLICA DEL LIBANO Y LYNCH |
|
|
20 |
COLON |
E/AV. H. YRIGOYEN Y VELEZ SARSFIELD |
|
|
21 |
CRAIG |
E/AV. MITRE Y DEBENEDETTI |
|
|
22 |
CHACABUCO |
E/ROCA Y MITRE |
|
|
23 |
CHILE |
E/ RIVADAVIA Y MOLINEDO |
|
|
24 |
DE LA SERNA |
E/H. IRIGOYEN Y GUTTEMBERG |
|
|
25 |
DEBENEDETTI |
E/CRAIG Y SARGENTO PONCE |
|
|
26 |
DIAZ VELEZ |
E/H. YRIGOYEN Y ACOSTA |
OESTE/ESTE |
|
27 |
FIORITO |
E/ RIVADAVIA Y PIENOVI |
|
|
28 |
GUTTEMBERG |
E/DE LA SERNA Y PUENTE AGÜERO |
|
|
29 |
HELGUERA |
E/ H. YRIGOYEN Y GUTTEMBERG |
|
|
30 |
HEREDIA |
E/ H. IRIGOYEN Y GUTTEMBERG |
|
|
31 |
J. M. FREIRE |
E/ RIVADAVIA Y PIENOVI |
|
|
32 |
LOS POZOS |
E/SUIPACHA Y CNO. GRAL. BELGRANO |
|
|
33 |
LYNCH |
E/CNO. GRAL. BELGRANO Y MITRE |
|
|
34 |
M. ACOSTA |
E/DIAZ VELEZ Y COLON |
OESTE/ESTE |
|
35 |
M. ESTEVEZ |
E/ AMEGHINO Y AV. ROCA |
|
|
36 |
M. ESTEVEZ |
E/ AV. ROCA Y AMEGHINO |
|
|
37 |
MADARIAGA |
E/ MITRE Y CNO. GRAL. BELGRANO |
ESTE/OESTE Y OESTE/ESTE |
|
38 |
MAIPU |
E/MITRE Y M. ANDREA |
SUR-NORTE |
|
39 |
MARTIN GARCIA |
E/ HEREDIA Y PTE. SARMIENTO |
|
|
40 |
MONSEÑOR ANDREA |
E/MAIPU Y H. YRIGOYEN |
SUR/NORTE |
|
41 |
MUJERES ARGENTINAS |
EN TODA SU EXTENSION |
|
|
42 |
NICARAGUA |
E/MITRE Y SGTO. PONCE |
ESTE/OESTE Y OESTE/ESTE |
|
43 |
NICOLAS AVELLANEDA |
E/SARGENTO PONCE Y SUAREZ |
|
|
44 |
OBREROS DE LA NEGRA |
E/H. YRIGOYEN Y PELLEGRINI |
SUR/NORTE |
|
45 |
OCANTOS |
e/ACCESO Y DESTILERIAS |
|
|
46 |
ONZARI FABIAN |
E/CNO. GRAL. BELGRANO Y MITRE |
|
|
47 |
PIENOVI |
E/ C.PELLEGRINI Y ECUADOR |
|
|
48 |
PTE. SARMIENTO |
E/HEREDIA Y CNO. GRAL. BELGRANO |
ESTE/OESTE Y OESTE/ESTE |
|
49 |
RIVADAVIA |
E/BRASIL E H. YRIGOYEN |
|
|
50 |
SALTA |
E/LARRALDE Y CNO. GRAL. BELGRANO |
|
|
51 |
SARGENTO PONCE |
E/SOLIS Y PUENTE |
|
|
52 |
SOLIS |
E/OCANTO Y SARGENTO PONCE |
|
|
53 |
SUAREZ |
E/SOLIS Y ACCESO SUDESTE |
|
|
54 |
SUIPACHA |
E/CNO. GRAL. BELGRANO Y LARRALDE |
|
|
55 |
VELEZ SARSFIELD |
E/AV. MITRE Y LIMAY Y E/LIMAY Y CRISOLOGO LARRALDE |
O Banco Central da Argentina (BCRA) emitiu a Comunicación 'A' 8122 em que autoriza os exportadores argentinos a acessar o mercado oficial de câmbio (MULC) para pagar estrangeiros pelos serviços de frete internacional relativos às exportações de mercadorias a partir do momento do embarque dos bens.
O Comunicado esclarece que este benefício será concedido quando o frete formar parte das condições de venda pactuadas com o comprador, a partir do momento em que a mercadoria for embarcada no território argentino.
Até agora, os pagamentos podiam ser feitos 30 dias após a chegada da mercadoria ao país de destino.
Em particular, o regulamento altera o ponto 13.2 do "texto ordenado sobre Exterior e Câmbio", que regula as condições e prazos de acesso ao mercado cambial. O objetivo desta atualização é definir quando o pagamento por serviços de não residentes pode ser feito para fretes vinculados à exportação.
Um estudo elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que o setor de Logística e Transporte lidera a demanda por profissionais no Brasil, sendo a área com maior crescimento no nível de oferta de emprego projetado entre 2025 e 2027, com expectativa de cerca de 4 milhões de vagas no período.
Os dados compõem o Mapa do Trabalho Industrial, pesquisa que busca identificar a demanda futura por formação profissional. O cálculo é baseado em modelagens econométricas que levam em conta as expectativas de crescimento da economia e do mercado de trabalho. A mais recente edição apresenta os resultados regionais de maneira sintética, considerando o período de 2025 a 2027.
Neste período, o Mapa prevê uma necessidade de formação de 14 milhões de trabalhadores para o setor industrial nacional e funções correlatas, tanto para ingresso em uma ocupação (formação inicial), quanto para as pessoas já empregadas que precisam atualizar seus conhecimentos profissionais (treinamento e desenvolvimento). As regiões Sul e Sudeste concentrarão 72% desta demanda futura por formação profissional entre 2025 e 2027.
Como exposto acima, Logística e Transporte é a área que mais demandará formação, com necessidade de 3,3 milhões de profissionais qualificados, com oportunidades para motoristas de veículos de cargas, técnicos de controle da produção, almoxarifes e armazenistas, entre outros.
Confira o estudo completo e os resultados nacionais e estaduais aqui.

Regiões fronteiriças
Em estados chave para o transporte rodoviário internacional de cargas, que possuem fronteiras terrestres alfandegadas, a Logística e Transporte também lidera entre as áreas de formação que mais gerarão empregos até 2027 e demandarão profissionalização.
O Rio Grande do Sul deverá ter 262 mil vagas de emprego e uma demanda de 213 mil trabalhadores formados.
Já Santa Catarina apresenta estimativa de 281 mil empregos e necessidade de 224,9 mil profissionais.
Paraná possui o maior nível de emprego projetado entre estes estados (318.548 vagas) e consequentemente maior demanda por formação profissional (261.914).
Em Mato Grosso do Sul, o emprego gerado no setor deve atingir 58,9 mil vagas, com demanda de profissionalização de 49,5 mil trabalhadores.