O SEST SENAT Uruguaiana realizará no dia 28 de maio, às 10h, mais uma edição do Conexão RH, evento online voltado à atualização e capacitação de gestores, RHs e profissionais da área de transporte.
Nesta edição, o foco será a Norma Regulamentadora n° 1 (NR 1) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estabelece as diretrizes de segurança e saúde no trabalho. A palestra trará orientações essenciais sobre as novas exigências da NR 1, as possíveis penalidades e como manter sua empresa em conformidade.
O evento será ministrado por Julia Borghetti, Diretora Administrativa Operacional na Borghetti Logística e Borg Express, e pela psicóloga do SEST SENAT, Neicar Silva, e abordará temas como:
✅ O que mudou na NR 1 em 2024
✅ Como evitar autuações do MTE
✅ Gestão de riscos na prática
✅ Documentos obrigatórios: PCMSO, PPRA, CIPA e como elaborá-los corretamente
Modalidade: Online (via Teams) – Evento Gratuito
As vagas são limitadas! Inscreva-se pelo link: https://eventos.sestsenat.org.br/conexao_rh_2025_uruguaiana/
A ABTI incentiva seus associados a aproveitarem essa oportunidade de capacitação oferecida gratuitamente!
A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) manifesta seu repúdio à continuidade da mobilização nacional dos aduaneiros de toda a Argentina, anunciada e organizada pelo Sindicato Único do Pessoal Aduaneiro da República Argentina (SUPARA), com novas paralisações previstas para os dias 29 e 30 de abril, das 7h às 19h.
As manifestações dos servidores, que envolvem interrupção das tarefas aduaneiras de rotina, ‘apagão’ de computadores e reuniões coletivas em horário de expediente, vinham ocorrendo de forma intermitente, mas o conflito entre a Supara e as autoridades começou a se agravar no início do ano devido à falta de recomposição salarial solicitada pelo sindicato para cobrir perdas no período inflacionário.
Embora não caiba ao setor privado interferir no direito de manifestação dos servidores, é inadmissível que continuemos, junto da sociedade em geral, como os principais prejudicados diante da falta de articulação entre as representações do setor público.
A paralisação de atividades impacta diretamente as operações de comércio, e entre os afetados o setor de transporte rodoviário internacional se vê na alinha de frente. Para além das perdas financeiras e transtornos operacionais, caminhões ficam parados em locais sem uma infraestrutura adequada para acolher motoristas em períodos prolongados. Impotentes diante da situação, sofrem ainda maior desgaste físico e emocional.
E os impactos extrapolam nosso setor. A paralisação pode prejudicar o trânsito de turistas e compromete o abastecimento de insumos e mercadorias fundamentais para a indústria, o comércio e a prestação de serviços. As consequências recaem sobre toda a sociedade.
Estamos passando por uma crise no diálogo. As paralisações, com consequências similares, também são críticas no Brasil e a pouca assertividade do setor público ao lidar com a questão demonstra grave descaso para com os operadores.
A conjuntura atual também vai na contramão das tentativas de demonstrar abertura ao comércio exterior. A falta de previsibilidade no funcionamento aduaneiro enfraquece a confiança internacional, prejudicando relações comerciais e afastando investimentos.
Diante disso, a ABTI reitera a urgência de uma solução por parte de ambas as autoridades. É necessário garantir a continuidade mínima das atividades aduaneiras e respeitar o esforço dos operadores logísticos que trabalham para manter o comércio internacional em funcionamento.
Conforme o Comunicado nº 2/2025 da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu (PR), as exportações com direcionamento para o canal verde serão liberadas normalmente na próxima segunda-feira, 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes.
A ABTI reforça aos operadores que essa é uma oportunidade importante para manter o fluxo de cargas e desafogar o recinto, especialmente em um período de feriado nacional que, historicamente, gera paralisações nas operações aduaneiras.
Essa medida é resultado da última reunião da Colfac, realizada em Foz do Iguaçu no dia 3 de abril, quando a possibilidade de liberar exportações em canal verde durante feriados foi apresentada como alternativa viável já adotada em outras fronteiras para reduzir os impactos operacionais.