A ABTI (Associação Brasileira de Transportadores Internacionais) e o SETAL (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística da Fronteira Oeste do RS) convidam todos os motoristas, transportadores e suas famílias para a tradicional Festa dos Motoristas, que será realizada no próximo dia 27 de julho de 2025 (domingo), em alusão ao Dia do Motorista.
A programação tem como objetivo homenagear os profissionais que movimentam o transporte de cargas no país e promover um momento de confraternização e integração com a comunidade.
Programação completa:
8h: Café da manhã especial para os motoristas na sede da Cootrafrol (Av. Setembrino de Carvalho, 2300)
10h: Início da Carreata
10h30: Bênção dos motoristas na entrada do Posto Origen
11h15: Missa Campal no Posto Origen
13h: Continuação da festa com: Shows ao vivo, Sorteio de brindes, Espaço kids, Praça de alimentação, Mateada e muito mais
17h30: Encerramento
A carreata sairá da Cootrafrol e seguirá até o Posto Origen (BR-472, Km 170), onde a programação da tarde será concentrada.
Para acompanhar todas as novidades e participar das promoções e sorteios, siga a página oficial no Instagram: festadosmotoristas_
Venha celebrar com a gente este dia especial!
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, por meio da Decisão SUROC nº 389/2025, publicada nesta terça-feira (8/7), um novo modelo operacional do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO). A principal mudança é a adoção da tecnologia de leitura automática de placas (OCR), eliminando a necessidade do uso de TAGs ou dispositivos físicos nos veículos.
Com a medida, o pagamento do pedágio poderá ser registrado diretamente na placa do veículo, viabilizando maior fluidez nas viagens e integração ao sistema de pedágio eletrônico sem barreiras (Free Flow). A iniciativa permite o cumprimento da obrigação legal do Vale-Pedágio de forma digital, reduzindo paradas e burocracias.
A empresa Roadcard Instituição de Pagamento Integrado da Logística S.A. foi autorizada a operar o novo formato, cabendo à fornecedora apresentar os contratos com concessionárias e o cronograma de instalação dos sistemas de OCR nas rodovias. Somente após essas etapas o novo modelo será efetivamente implementado.
A automatização também pode facilita a fiscalização e aumenta a rastreabilidade dos pagamentos, proporcionando maior controle para embarcadores e contratantes.
A ABTI continuará acompanhando o desenvolvimento e implantação do novo sistema, informando os associados das principais mudanças.
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) comunicou um avanço na fiscalização da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). Por solicitação da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC), foram implementadas novas validações no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), por meio da Nota Técnica 2025.001.
As mudanças representam um avanço na fiscalização eletrônica do piso mínimo de frete, tornando mais precisos os cruzamentos de dados. A nova nota técnica altera o layout do MDF-e, exigindo o preenchimento de informações essenciais sobre a operação de transporte de carga lotação, especialmente quando envolver a contratação de Transportadores Autônomos de Cargas (TACs).
Entre os principais pontos, destacam-se:
• Obrigatoriedade do preenchimento dos valores de pagamento do frete no grupo infPag, inclusive com detalhamento da forma de pagamento e dados bancários do transportador;
• Inclusão do NCM do produto predominante na carga lotação, fundamental para o cálculo do piso mínimo;
• Maior rastreabilidade das informações fiscais e contratuais, facilitando o controle automático por parte da ANTT.
FISCALIZAÇÃO MAIS EFETIVA E INTELIGENTE
Com as novas informações estruturadas no MDF-e, a ANTT passa a contar com ferramentas mais robustas para a análise automatizada de fretes contratados abaixo do piso mínimo. A iniciativa permite a identificação de possíveis infrações de forma mais ágil e com maior precisão, reforçando a capacidade fiscalizatória da Agência.
A verificação será feita a partir dos próprios dados declarados pelos emissores do MDF-e, cruzados com a tabela vigente de pisos mínimos.
A Nota Técnica 2025.001 já se encontra disponível no ambiente de homologação desde julho de 2025, com entrada em produção prevista para outubro. A SUROC recomenda que empresas, transportadores e desenvolvedores de sistemas realizem as atualizações necessárias para garantir a conformidade com as novas exigências.