Com cruze de 33.400 importações e 23.396 exportações, o Porto Seco de Foz do Iguaçu registou, de julho até o fim de setembro o seu trimestre de maior movimentação de veículos até agora. O total de 56.796 caminhões que passaram pelo PSR é 14% maior do que o total do 2° semestre (fluxo de 49.696) e 18% maior que o do 1° (48.116). As informações são da concessionária Multilog.
Já o fluxo total de janeiro até setembro foi de 154.608 veículos, 9,13% a mais do que o total registrado no mesmo período de 2024 (141.671). A expectativa da concessionária é, até o fim do ano, superar a movimentação registrada em 2024, de 196.599 veículos.
Setembro foi o segundo mês com maior movimentação de veículos na fronteira (19.172), atrás somente de julho (19.198). Na variação de fluxo por operação e país, setembro teve a o maior volume de importações noturnas pela Ponte da Amizade. Foram 5.268.
Exportações pelo Paraguai continuam sendo a maioria das operações; foram 6.399 em setembro. As exportações pela Argentina ultrapassaram os mil veículos pela primeira vez no ano (1.219 veículos em setembro). Confira o número total, de janeiro a setembro, de veículos por fronteira e operação abaixo.
Tempos médios de permanência
Em setembro, os tempos médios de permanência mantiveram uma tendência de redução nas operações de importação. A média foi de 28h20. Exportações tiveram tempo médio de 22h, semelhante aos meses anteriores.
Até o momento, considerando o período de janeiro a setembro, a permanência está em uma média de 32h para importações e 21h para exportações.
Desde o fim de setembro, o uso do Sistema VAI (Vigilância Aduaneira Inteligente) tornou-se obrigatório para todos os veículos de carga, carregados ou vazios, que ingressam no Terminal Aduaneiro da BR-290, em Uruguaiana.
A ferramenta, desenvolvida pela Receita Federal do Brasil, utiliza um QR Code gerado automaticamente após o envio antecipado das informações de transporte necessárias à fiscalização. Esse código é lido nas cancelas eletrônicas instaladas no terminal, permitindo a entrada e saída automáticas dos veículos.
O objetivo é agilizar o fluxo na Ponte Internacional de Uruguaiana/Paso de los Libres, reduzir filas e otimizar a operação logística, sem comprometer o controle aduaneiro.
Para utilizar o sistema, é necessário que a transportadora esteja devidamente cadastrada na plataforma e possua certificado digital válido.
A seguir, confira o passo a passo completo para o cadastro inicial da transportadora e do usuário representante, além de respostas para as principais dúvidas sobre o processo:
ACESSO AO SISTEMA
O acesso deve ser feito pelo site:
Na página inicial, o transportador deve entrar utilizando um certificado digital.
CADASTRO DO USUÁRIO
No primeiro acesso, será solicitado o e-mail e telefone de contato. Após a confirmação desses dados, o sistema permitirá o cadastro do usuário representante da transportadora
Quem pode ser cadastrado como representante no Sistema?
Este representante pode ser qualquer pessoa indicada pela empresa — por exemplo, um funcionário — e não precisa ser o representante legal da transportadora.
Quais informações são necessárias para o cadastro?
Para formalizar a representação, devem ser preenchidos os seguintes campos:
• CNPJ/LC: CNPJ de 14 dígitos (para transportadores brasileiros) ou Licença Complementar de 6 dígitos (para estrangeiros).
• Razão da Empresa: Nome completo da transportadora.
• Tipo:
○ TNTI – Transportador Nacional de Transporte Internacional;
○ TETI – Transportador Estrangeiro de Transporte Internacional.
• Data de Início da Representação: Data a partir da qual o representante poderá atuar.
• Data de Fim da Representação: Pode ser deixada em branco se não houver prazo definido.
Em seguida, deve-se anexar uma procuração do usuário representante, que comprove sua autorização para operar o sistema em nome da transportadora.
Importante:
Na ausência de procuração, o sistema também aceita print da tela do Siscomex Trânsito Importação como comprovação.
Qual o prazo para que o usuário cadastrado possa utilizar o VAI e gerar os QR Codes?
A procuração e liberação de acesso ao representante cadastrado depende de análise prévia dos servidores da Receita Federal para garantir a veracidade e segurança das informações.
É possível cadastrar mais de um usuário representante por transportadora?
Sim, é possível cadastrar mais de um usuário, porém os QR Codes gerados por um representante não poderão ser acessados ou alterados por outro, mesmo que atuem pela mesma empresa. Somente quem gerou o QR Code pode acessá-lo.
É possível alterar o usuário representante?
Caso seja necessário trocar o usuário responsável, a transportadora pode editar ou encerrar representações anteriores diretamente na plataforma.
Essas funcionalidades estão disponíveis na mesma aba de “Cadastrar Representação” e permitem total controle sobre quem pode operar o VAI em nome da empresa. Confira nas imagens.
Conclusão do cadastro
Com o cadastro concluído, o representante poderá gerar os QR Codes necessários para a passagem de veículos em importações (carregadas ou vazias) e exportações (vazias).
O sistema também permite agendar o ticket com até 72 horas de antecedência, facilitando o planejamento das operações e evitando congestionamentos na fronteira.
CERTIFICADO DIGITAL – indispensável para o uso do VAI
Para acessar e operar o sistema VAI, o certificado digital é requisito obrigatório.
A ABTI é ponto autorizado de certificação digital, oferecendo atendimento presencial e virtual, tanto para associados quanto não associados, incluindo empresas, profissionais autônomos e pessoas físicas.
Vantagens para associados:
• Descontos especiais e condições exclusivas;
• Atendimento rápido e personalizado;
• Suporte completo na obtenção ou renovação do certificado.
Entre em contato:
WhatsApp: (55) 3413-2828
E-mail: certificados@abti.org.br
A ABTI segue à disposição para orientar transportadores e representantes sobre o correto uso do Sistema VAI e demais exigências operacionais no Porto Seco de Uruguaiana.
A ABTI é finalista, pelo segundo ano seguido, do tradicional Prêmio CNT de Jornalismo, promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), na categoria Comunicação Setorial, voltada a entidades representativas do setor de transporte.
A reportagem selecionada para concorrer na final foi “O Mercosul cresce sobre rodas”, veiculada na edição 74 de nossa revista Cenário do Transporte. Escrita pelo jornalista Paulo Ziegler, editor da Cenário, a matéria destaca a importância do modal rodoviário para o Mercosul, além de analisar as razões de sua prevalência e potencialidades no bloco.
O texto apontou que o modal rodoviário, em média ponderada do ano de 2023, transportou 61% dos valores de exportação/importação do bloco, incluindo o Chile.
Acesse a reportagem completa aqui.
O Prêmio CNT de Jornalismo foi criado em 1994 para reconhecer as melhores produções voltadas para o setor de transporte, inserindo a pauta no dia a dia das redações e da população. Esta edição possui 35 trabalhos finalistas – cinco em cada uma das sete categorias.
Agora, estes trabalhos serão avaliados por um corpo de jurados formado por jornalistas de renome e um especialista em transporte. O trabalho com a maior nota receberá o Grande Prêmio CNT de Jornalismo. Os ganhadores de cada categoria também são reconhecidos. Os vencedores serão anunciados em novembro.