O banco central da Argentina informou na última sexta-feira (26), pela Comunicación 8336/2025, que restabeleceu um controle cambial para evitar que os operadores explorem uma lacuna entre a taxa de câmbio oficial e os mercados paralelos.
De acordo com a medida, os operadores devem esperar 90 dias entre a compra de dólares pela taxa de câmbio oficial mais baixa e a venda no mercado aberto, informou o BC em um comunicado.
O BCRA explicou que a medida visa impedir que ocorra manipulação ou distorções no mercado de câmbio. Segundo o banco, ela não vai dificultar a compra de dólares para guardar ou poupar ("entesouramento"), mas sim garantir que haja dólares suficientes no mercado financeiro para operações comerciais e investimentos.
Na Argentina, o "rulo" é uma manobra usada para ganhar dinheiro com a diferença de preços do dólar. A pessoa compra a moeda onde ela está mais barata, como no câmbio oficial, e depois vende onde vale mais, seja no mercado de criptomoedas ou no chamado "dólar bolsa", usado em compras internacionais.
Essa prática pode gerar lucro rápido e ficou ainda mais acessível após o fim do prazo obrigatório de espera para revenda ("parking").
O mecanismo funciona assim: um investidor compra dólares no mercado oficial, que é o câmbio com preço definido pelo Banco Central, e em seguida os vende no mercado financeiro, onde o valor da moeda costuma ser mais alto devido à diferença entre as taxas de câmbio.
Nos últimos dias, segundo informações do jornal argentino "Clarín", essa diferença tem girado em torno de 5%. Com os pesos obtidos nessa operação, o investidor pode repetir o processo várias vezes, obtendo lucro praticamente garantido, aproveitando essa arbitragem entre os dois mercados.
Em situações anteriores, quando apareceram formas fáceis semelhantes de ganhar dinheiro com a diferença entre o dólar oficial e o dólar financeiro, o banco central argentino criou regras para dificultar essas operações e evitar que investidores lucrassem de maneira rápida demais.
Uma delas obrigava o investidor a manter os recursos em títulos públicos por alguns dias antes de poder repetir a operação, aumentando o risco cambial e tornando o lucro menos automático.
Desta vez, a autoridade monetária decidiu restabelecer uma regra que já valia para pessoas físicas até abril deste ano, quando havia sido totalmente suspensa. Na mesma ocasião, o BC pôs fim ao "cepo" — sistema que restringia a compra de dólares pelos argentinos para tentar controlar o valor do peso.
A partir de agora, segundo o banco central, o investidor será obrigado a escolher entre operar com o dólar oficial ou com o dólar financeiro, estabelecendo um intervalo mínimo de 90 dias entre as operações nos dois mercados, o que dificulta a arbitragem e reduz a exploração do lucro rápido.
Após o anúncio da medida, o peso argentino recua 0,75% frente ao dólar, cotado a 1.329,50. O S&P Merval, principal índice acionário do país, por outro lado subia 0,39%, aos 1.774.662 pontos.
Com informações de G1
Nesta segunda-feira (29/9), a ABTI esteve presente na fronteira de Santana do Livramento (RS)/Rivera (UY) na 1ª Reunião Bilateral Local de 2025 – Brasil/Uruguai. No encontro, foi apresentado o projeto inicial do novo Porto Seco de Santana do Livramento, que será construído em terreno próximo ao atual recinto.
A planta contempla detalhes importantes da futura estrutura, como:
• Gate de entrada e balança para caminhões
• Câmara fria e docas para conferência física
• Novo prédio administrativo e sala de motoristas
• Pavimentação e demais áreas operacionais
A ABTI aproveitou a oportunidade para apresentar propostas de ajustes que visam otimizar o aproveitamento do espaço e melhorar as condições de operação, garantindo maior eficiência para o setor de transporte rodoviário internacional.
A reunião ocorreu no auditório da Inspetoria da Receita Federal em Santana do Livramento, no âmbito das atividades do Subcomitê Técnico de Controles e Operações Fronteiriças (SCT-COF).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) presidirá em outubro o encontro do Subgrupo de Trabalho n° 5 “Transportes” que contará com a realização do 2º Seminário de Produtos Perigosos do Mercosul, no dia 14/10 e da reunião Plenária das delegações do Subgrupo nos dias 15 e 16/10.
O 2º Seminário de Produtos Perigosos do Mercosul seguirá formato semelhante ao realizado recentemente em Foz do Iguaçu, sobre o mesmo tema, sendo uma oportunidade de atualização para o setor privado também. O Seminário ocorre presencialmente em Brasília, na sede da ANTT, mas contará com transmissão ao vivo pela plataforma Teams.
Inscreva-se para participar e receber o link:
https://forms.cloud.microsoft/r/qptxWz9c6d
2º Seminário sobre Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos no MERCOSUL
Data: 14/10 (terça-feira)
Hora: 14h às 18h
Formato: Híbrido (transmissão via Microsoft Teams)
Local: sede da ANTT, Brasília (DF)
Reunião Plenária
O SGT-5 reúne autoridades nacionais responsáveis pelo controle do transporte de Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile, além das principais entidades empresariais do setor. As reuniões plenárias, como a que ocorre nos dias 15 e 16/10, são onde as decisões construídas ao longo dos encontros preparatórios são tomadas de forma efetiva.
As reuniões ocorrem em modalidade presencial somente, na sede da ANTT em Brasília. O setor privado pode participar destes encontros na condição de ouvintes.
Inscreva-se aqui para as reuniões.
Confira abaixo o temário preliminar da Reunião:
PESOS E DIMENSÕES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE TERRESTRE
– Estado da proposta de revisão das Resoluções GMC Nº 65/08 e Nº 26/11
INFORMAÇÕES DOS GRUPOS AD HOC E DAS COMISSÕES DO SGT Nº 5
– Grupo Ad Hoc CITV para Veículos Especiais e Limitadores de Velocidade (GAHCITV)
– Grupo Ad Hoc de Agilização Fronteiriça (GAHAF)
– Grupo de Trabalho sobre Transporte Terrestre de Produtos Perigosos no MERCOSUL (GTMP)
– Comissão de Harmonização de Procedimentos de Fiscalização de Transporte Internacional por Rodovias (CF)
– Comissão para Integração da Informação sobre o Transporte de Passageiros e Cargas – Sistematização de Dados (CIIT)
– Comissão de Especialistas de Transporte Marítimo do MERCOSUL (CETM)
– Comissão de Transporte Ferroviário (CTF)
RASTREABILIDADE DE BAGAGEM
– Resolução GMC Nº 54/18
TRANSPORTE DE ENCOMENDAS
– Resolução GMC Nº 28/05
OUTROS TEMAS
– Sub-rogação e repetição de seguro da carga
– Multas
– CITV em formato digital
– Veículos danificados/acidentados – procedimento
– Limite de idades dos veículos
– Critérios de habilitação para o transporte internacional
– Informe do cumprimento do Programa de Trabalho 2025-2026
– Elaboração de informe semestral sobre o avanço no Programa de Trabalho 2025-2026
– Atualização do acervo normativo do Mercosul
– SGT nº 14 “Infraestrutura”