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O banco central da Argentina informou na última sexta-feira (26), pela Comunicación 8336/2025, que restabeleceu um controle cambial para evitar que os operadores explorem uma lacuna entre a taxa de câmbio oficial e os mercados paralelos.

De acordo com a medida, os operadores devem esperar 90 dias entre a compra de dólares pela taxa de câmbio oficial mais baixa e a venda no mercado aberto, informou o BC em um comunicado.

O BCRA explicou que a medida visa impedir que ocorra manipulação ou distorções no mercado de câmbio. Segundo o banco, ela não vai dificultar a compra de dólares para guardar ou poupar ("entesouramento"), mas sim garantir que haja dólares suficientes no mercado financeiro para operações comerciais e investimentos.

Na Argentina, o "rulo" é uma manobra usada para ganhar dinheiro com a diferença de preços do dólar. A pessoa compra a moeda onde ela está mais barata, como no câmbio oficial, e depois vende onde vale mais, seja no mercado de criptomoedas ou no chamado "dólar bolsa", usado em compras internacionais.

Essa prática pode gerar lucro rápido e ficou ainda mais acessível após o fim do prazo obrigatório de espera para revenda ("parking").

O mecanismo funciona assim: um investidor compra dólares no mercado oficial, que é o câmbio com preço definido pelo Banco Central, e em seguida os vende no mercado financeiro, onde o valor da moeda costuma ser mais alto devido à diferença entre as taxas de câmbio.

Nos últimos dias, segundo informações do jornal argentino "Clarín", essa diferença tem girado em torno de 5%. Com os pesos obtidos nessa operação, o investidor pode repetir o processo várias vezes, obtendo lucro praticamente garantido, aproveitando essa arbitragem entre os dois mercados.

Em situações anteriores, quando apareceram formas fáceis semelhantes de ganhar dinheiro com a diferença entre o dólar oficial e o dólar financeiro, o banco central argentino criou regras para dificultar essas operações e evitar que investidores lucrassem de maneira rápida demais.

Uma delas obrigava o investidor a manter os recursos em títulos públicos por alguns dias antes de poder repetir a operação, aumentando o risco cambial e tornando o lucro menos automático.

Desta vez, a autoridade monetária decidiu restabelecer uma regra que já valia para pessoas físicas até abril deste ano, quando havia sido totalmente suspensa. Na mesma ocasião, o BC pôs fim ao "cepo" — sistema que restringia a compra de dólares pelos argentinos para tentar controlar o valor do peso.

A partir de agora, segundo o banco central, o investidor será obrigado a escolher entre operar com o dólar oficial ou com o dólar financeiro, estabelecendo um intervalo mínimo de 90 dias entre as operações nos dois mercados, o que dificulta a arbitragem e reduz a exploração do lucro rápido.

Após o anúncio da medida, o peso argentino recua 0,75% frente ao dólar, cotado a 1.329,50. O S&P Merval, principal índice acionário do país, por outro lado subia 0,39%, aos 1.774.662 pontos.

Com informações de G1

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Nesta segunda-feira (29/9), a ABTI esteve presente na fronteira de Santana do Livramento (RS)/Rivera (UY) na 1ª Reunião Bilateral Local de 2025 – Brasil/Uruguai. No encontro, foi apresentado o projeto inicial do novo Porto Seco de Santana do Livramento, que será construído em terreno próximo ao atual recinto.

20250929 livramento

A planta contempla detalhes importantes da futura estrutura, como:

• Gate de entrada e balança para caminhões

• Câmara fria e docas para conferência física

• Novo prédio administrativo e sala de motoristas

• Pavimentação e demais áreas operacionais

A ABTI aproveitou a oportunidade para apresentar propostas de ajustes que visam otimizar o aproveitamento do espaço e melhorar as condições de operação, garantindo maior eficiência para o setor de transporte rodoviário internacional.

A reunião ocorreu no auditório da Inspetoria da Receita Federal em Santana do Livramento, no âmbito das atividades do Subcomitê Técnico de Controles e Operações Fronteiriças (SCT-COF).

Confira a planta apresentada.

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) presidirá em outubro o encontro do Subgrupo de Trabalho n° 5 “Transportes” que contará com a realização do 2º Seminário de Produtos Perigosos do Mercosul, no dia 14/10 e da reunião Plenária das delegações do Subgrupo nos dias 15 e 16/10.

2º Seminário de Produtos Perigosos do Mercosul seguirá formato semelhante ao realizado recentemente em Foz do Iguaçu, sobre o mesmo tema, sendo uma oportunidade de atualização para o setor privado também. O Seminário ocorre presencialmente em Brasília, na sede da ANTT, mas contará com transmissão ao vivo pela plataforma Teams.

Inscreva-se para participar e receber o link:

https://forms.cloud.microsoft/r/qptxWz9c6d

2º Seminário sobre Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos no MERCOSUL

Data: 14/10 (terça-feira)

Hora: 14h às 18h

Formato: Híbrido (transmissão via Microsoft Teams)

Local: sede da ANTT, Brasília (DF)

Reunião Plenária

SGT-5 reúne autoridades nacionais responsáveis pelo controle do transporte de Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile, além das principais entidades empresariais do setor. As reuniões plenárias, como a que ocorre nos dias 15 e 16/10, são onde as decisões construídas ao longo dos encontros preparatórios são tomadas de forma efetiva.

As reuniões ocorrem em modalidade presencial somente, na sede da ANTT em Brasília. O setor privado pode participar destes encontros na condição de ouvintes.

Inscreva-se aqui para as reuniões.

Confira abaixo o temário preliminar da Reunião:

PESOS E DIMENSÕES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE TERRESTRE

– Estado da proposta de revisão das Resoluções GMC Nº 65/08 e Nº 26/11

INFORMAÇÕES DOS GRUPOS AD HOC E DAS COMISSÕES DO SGT Nº 5

– Grupo Ad Hoc CITV para Veículos Especiais e Limitadores de Velocidade (GAHCITV)

– Grupo Ad Hoc de Agilização Fronteiriça (GAHAF)

– Grupo de Trabalho sobre Transporte Terrestre de Produtos Perigosos no MERCOSUL (GTMP)

– Comissão de Harmonização de Procedimentos de Fiscalização de Transporte Internacional por Rodovias (CF)

– Comissão para Integração da Informação sobre o Transporte de Passageiros e Cargas – Sistematização de Dados (CIIT)

– Comissão de Especialistas de Transporte Marítimo do MERCOSUL (CETM)

– Comissão de Transporte Ferroviário (CTF)

RASTREABILIDADE DE BAGAGEM

– Resolução GMC Nº 54/18

TRANSPORTE DE ENCOMENDAS

– Resolução GMC Nº 28/05

OUTROS TEMAS

– Sub-rogação e repetição de seguro da carga

– Multas

– CITV em formato digital

– Veículos danificados/acidentados – procedimento

– Limite de idades dos veículos

– Critérios de habilitação para o transporte internacional

– Informe do cumprimento do Programa de Trabalho 2025-2026

– Elaboração de informe semestral sobre o avanço no Programa de Trabalho 2025-2026

– Atualização do acervo normativo do Mercosul

– SGT nº 14 “Infraestrutura”

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Cep: 97502-360
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