As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde a quinta-feira (16) também deixam o Estado em alerta para a situação das rodovias. São vários pontos de atenção para quem está trafegando pelas estradas catarinenses. Além disso, alguns trechos seguem interditados por causa dos estragos da chuva.
Rodovias federais em Santa Catarina
Pontos de bloqueio:
-A previsão para bloqueio total na BR-101 km 232 no Morro dos Cavalos em Palhoça foi cancelada pela concessionária que administra o trecho.Neste momento o trânsito flui normalmente no local.
-BR-101, Km 181 em Biguaçu (próximo à entrada de Governador Celso Ramos), sentidos Sul e Norte, a rodovia permanece totalmente bloqueada devido ao asfalto ter cedido com as chuvas desta quinta-feira.
A PRF orienta a utilização do contorno viário da Grande Florianópolis para desviar este bloqueio.
O acesso ao contorno viário pode ser realizado ao sul do bloqueio pela SC-281 (Ao lado do Continente Shopping), pela BR 282 (KM 19 – Próximo à Santo Amaro da Imperatriz) ou pela BR 101 no KM 219,0. Quem vem do norte pode acessar pelo KM 176,0 da BR 101 (Entre Tijucas e Governador Celso Ramos).
-Na BR 101, Km 161, sentido Sul, a rodovia está parcialmente bloqueada, em razão de água sobre a pista. Esse bloqueio parcial está causando longo congestionamento. Equipes da concessionária que administra o trecho estão trabalhando no local.
Rodovias estaduais
(Fonte: Polícia Militar Rodoviária)
SC 400 – Próximo a entrada de Jurerê Internacional/Daniela – asfalto cedeu – local sinalizado e trânsito em meia pista
SC 401 NORTE / SC 404 – Trânsito fluindo
SC 401 – Sul
Acesso ao aeroporto
Sentido: centro – bairro
Retenção tendo em vista alagamento da pista
SC 405 – Ponte do Rio Tavares – totalmente interditado nos dois sentidos
Opção de deslocamento SC 401 via Ressacada ou base aérea
SC 281 – via liberada
Joinville – Serra Dona Francisca
Veículo de carga com problemas mecânicos
Sistema siga-pare
Viatura no local
Com informações de SECOM/SC
A ABC Cargas, uma das principais empresas brasileiras no transporte de veículos zero quilômetro, está realizando, entre os dias 15 e 17 de janeiro, a VIII Academia do Motorista. O evento, que já capacitou cerca de 3,2 mil motoristas ao longo de suas edições, está acontecendo este ano na unidade Santo André do SEST SENAT, trazendo um formato inovador, dinâmico e interativo, com a adoção de células de aprendizagem.
Com o tema "Conhecimento que guia. Cuidado que inspira", a iniciativa reafirma o compromisso da ABC Cargas com a excelência no transporte de veículos, nas modalidades meio próprio e embarcado (prancha). Durante os três dias de atividades, cerca de 450 motoristas parceiros participarão de treinamentos focados em atualização profissional, segurança e desenvolvimento.
De acordo com Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas e diretor da ABTI, a edição deste ano é um marco para a empresa. "Essa academia, que é a oitava que realizamos, é diferente de todas as outras anteriores. Trata-se de uma academia dinâmica, pensada para promover interatividade e conectividade entre as pessoas e os caminhões. Isso reflete o porte da ABC Cargas e nossa capacidade de reunir cinco das principais montadoras do país em um evento que contará com a participação de mais de 400 motoristas ao longo de três dias. Essa realização demonstra a força da ABC no setor de transporte, consolidando nossa posição como uma das líderes do mercado, transportando caminhões novos, sonhos, prosperidade e progresso para o Brasil", afirmou.
Destaques da Edição 2025
A VIII Academia do Motorista conta com a participação das cinco principais montadoras de caminhões do Brasil — DAF, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo—, todas clientes da ABC Cargas. Além de apresentarem seus veículos, as montadoras trouxeram seus instrutores para compartilhar conhecimento técnico e boas práticas.
Com informações de TranspoData
"Uma quebra de paradigmas" foi como a implementação do módulo CCT Importação no modal Rodoviário foi descrita pelo gerente do projeto, o auditor fiscal da Receita Federal, Marcos Eidi Yamamura durante Webinar sobre o tema realizado nesta quinta-feira (16/1) pela ABTI em parceria com a RFB.
O evento reuniu de forma virtual operadores nacionais e estrangeiros da cadeia logística visando apresentar as novidades previstas dentro do projeto de aplicação do novo processo de Controle de Carga e Trânsito (CCT) na importação desenvolvido pela RFB. Conduzido por Marcos Eidi, o evento teve ainda participação do Analista de negócios da área de Tecnologia e Informação da RFB, Raphael Fernandes, e do servidor do Serpro e facilitador do projeto CCT, André Lúcio Oliveira, que auxiliaram a dirimir dúvidas dos participantes.
O CCT Importação é um projeto de 2018 para criar dentro do Portal Siscomex um novo sistema de controle de cargas amparado nas diretivas de facilitação do comércio e gerenciamento de risco aduaneiro. Implementado incialmente no modal aéreo, o desenvolvimento para o modal rodoviário iniciou em 2024 e será o primeiro sistema de controle da aduana brasileira voltado ao transporte rodoviário internacional de cargas.
Um dos pontos principais do sistema vai ser a possibilidade de antecipar de forma eletrônica a manifestação da importação e permitir a operadores e órgãos anuentes acesso às informações necessárias para o transporte e fiscalização, agilizando as liberações.
Como destacado por Marcos, o cronograma de desenvolvimento e implementação do CCT está conectado ao da nova Declaração Única de Importação (DUIMP), que estarão totalmente integrados, ou seja, a migração para o novo processo exigirá migrar também para o CCT Importação.
Com relação ao que já foi desenvolvido dentro do projeto CCT, foi destacada a publicação de um ambiente de treinamento feito em agosto de 2024 com base nas entregas do modal aéreo. Os transportadores já podem acessar esse ambiente para iniciar testes de manifestação, conhecer melhor o sistema e as adaptações que serão necessárias em seus sistemas para se comunicar com o Portal Único via API. Este ambiente pode ser acessado pelo link: https://val.portalunico.siscomex.gov.br/portal/.
Marcos também realizou demonstrações práticas da nova etapa de desenvolvimento prevista para publicação no fim de janeiro (prazo que pode ser alterado por conta da mobilização da receita iniciada em novembro). Esta versão do sistema já torna possível vinculação de todo o fluxo da DUIMP.
Para desenvolvimentos futuros, os responsáveis do projeto mapearam como necessidades principais a implantação da possibilidade de despacho de cargas fracionadas e o controle de trânsito aduaneiro para zona secundária, que ainda não será substituída pelo CCT importação em um primeiro momento, mas que deverá passar por um processo de integração.
Também é buscada a integração com os cadastros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para maior segurança e conformidade durante o controle; integração com eventos SINTIA e notificações a usuários do sistema, para manter atualizado os intervenientes.
O evento finalizou com um momento de perguntas e respostas, para melhor permitir que as dúvidas dos operadores privados fossem respondidas.
A ABTI agradece à Receita Federal pela disponibilidade em realizar o evento e atualizar o setor acerca das importantes mudanças e atualizações em desenvolvimento. Além disso, reforça que está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas dos operadores e prestar o suporte necessário no processo de adaptação ao novo sistema.
A Associação também destaca a disponibilidade de Marcos Eidi Yamamura em responder aos questionamentos que sejam encaminhados por meio da ABTI, garantindo precisão nas informações repassadas.
Por fim, a ABTI agradece às entidades que contribuíram para a ampla divulgação do evento e do conhecimento sobre os processos que impactarão nosso setor: ACIFI; ADETRANS; AGETRAPAR; CAPATIT; CARAT; CATARA; CATIDU; FEADUANEIROS; FETRANSUL; MULTILOG; SDAERGS; SEST SENAT, SETAL e SETLOG.