A Comissão Executiva do Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Instituto Procomex, lançaram convite para a participação dos membros do setor privado nas reuniões presenciais que fazem parte da elaboração de um Plano de Ação para a Facilitação do Comércio e Processos Transfronteiriços do Corredor Bioceânico de Capricórnio.
A iniciativa está inclusa na elaboração do Plano Diretor Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor (PM-CBC).
As reuniões buscam soluções aos desafios identificados nos processos de exportação, importação e trânsito entre Brasil e Paraguai. Os encontros serão realizados nos dias 25 e 27 de fevereiro na cidade de Foz do Iguaçu.
O estudo, desenvolvido pelo Procomex, com financiamento do BID, visa fornecer subsídios importantes para que os países envolvidos (Brasil, Argentina, Paraguai e Chile) garantam a operacionalização eficaz do Corredor Bioceânico. O Instituto já mapeou, em encontros online no ano passado, gargalos para os quais serão trabalhadas soluções nas reuniões com o setor público e privado que se iniciarão.
Para se inscrever, acesse o seguinte link: https://forms.gle/KJyQsH5gW9dew3fv9
Confira os detalhes do evento:
Datas: 25 e 27 de fevereiro
Horário: 09:00 às 17:30
Local: R. Padre Montoya, 490 - Centro, Foz do Iguaçu - PR, 85851-080 - ACIFI - Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu.
Modalidade: Presencial
O Porto Seco de Foz do Iguaçu finalizou 2024 com aumento no tempo médio de permanência (saída – entrada) comparado a 2023. Na importação, a média acumulada dos 12 meses foi de 41h e na exportação, 20h, incrementos de 15% e 18% respectivamente em relação ao ano passado. Os dados são da concessionária Multilog.

O mês com menor tempo de importação registrado foi dezembro, com 27h40. Já janeiro foi o mês com menor média de permanência nas operações de exportação, com 13h15.
Em oposição, os maiores tempos registrados foram de 62h na importação e 38h para exportação.
O fluxo de veículos no recinto também teve relevante aumento em 2024. Foi registrada a entrada de 196.599 veículos, aumento de 11,6% comparado a 2023.
Do total, 113.232 eram destinados à importação e 83.367 à exportação. Os números de importação representam aumento de 27% em relação a 2023, impulsionado por fatores como a crise hídrica no Paraguai, que incrementou a demanda por transporte rodoviário.

Foram 77.914 operações de importação (incluindo operações noturnas) pela fronteira com o Paraguai, já as exportações somaram 73.809. Com a Argentina registrou-se 35.642 importações e 9.234 exportações ao longo do ano.
Acesse os dados operacionais completos aqui.

Em meio à pressão da alta do dólar e do petróleo, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis vai subir em 1º de fevereiro, no próximo sábado, para gasolina, etanol e diesel.
No caso do diesel e do biodiesel, a alíquota do tributo subirá de R$ 1,06 para R$ 1,12 por litro, aumento de R$ 0,06. Ou seja, reajuste de 5,7%.
A elevação será aplicada em todos os Estados do Brasil e ocorre em um momento de discussões sobre a política de preços da Petrobras.
O Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) explicou o reajuste como uma medida para garantir um sistema fiscal equilibrado, alinhado às flutuações do mercado e promovendo uma tributação mais justa.
O repasse às bombas, para o consumidor, tende a ser imediato, embora o setor não projete preços.
Com informações de GZH
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