Em parceria com a NOVA School of Business & Economics, o ITL e o SEST SENAT realizarão a Certificação Internacional em Inovação para o Transporte. As inscrições estão abertas e vão até 9 de março.
A certificação é voltada para executivos e gerentes de empresas do setor rodoviário de cargas e passageiros brasileiro, que exercem cargos de média e alta gestão na empresa.
O objetivo é capacitar profissionais das empresas do modal rodoviário brasileiras nas mais modernas técnicas de inovação, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo, além de aprimorar o sistema de transporte rodoviário de cargas e passageiros. O aperfeiçoamento é atingido por meio da qualificação dos recursos humanos das empresas no campo da gestão voltadas à inovação e, consequentemente, por meio da inserção de profissionais qualificados em cargos gerenciais das principais empresas rodoviárias de cargas e passageiros brasileiras.
Carga horária e duração do curso
O curso tem carga horária total de 225 horas e é composto por módulos presenciais e a distância. A modalidade presencial será realizada em cinco módulos em São Paulo/SP e um módulo internacional em Portugal. A capacitação tem duração de, aproximadamente, 10 meses.
Inscrição e seleção
São requisitos obrigatórios para se candidatar ao processo seletivo e participar do curso Inovação para o Transporte:
-Ser empregado de empresa do modal rodoviário de cargas e passageiros brasileira;
-Ter nível superior completo em qualquer área de formação, em curso reconhecido pelo MEC.
-Se cadastrar e preencher a ficha de inscrição disponível em https://itl2.sestsenat.org.br.
A certificação é gratuita, para os profissionais do setor de transporte. As inscrições vão até dia 9 de março e o curso tem data de início para 19 de maio.
Acesse o edital do curso aqui.
Para maiores detalhes confira o site do ITL aqui.

O Porto Seco de Uruguaiana finalizou 2024 com média de permanência dos veículos de exportação no recinto (contados da entrada até a saída) de 2h57min. De um total de 86.819 exportações que passaram pelo porto, 96% permaneceram no PSR esta média de tempo. Os dados são das estatísticas consolidadas do ano passado fornecidas pela concessionária Multilog.
Essa média é menor do que as 3h15min registradas em 2023 nas exportações. Já nas operações de importação, 2024 teve um fluxo total de 47.689 veículos com tempo médio de permanência de 46h49min.
Como pode ser observado na tabela abaixo, os tempos médios de permanência apresentaram aumento em ambas as operações nos últimos meses de 2024.
A situação foi ocasionada por grande quantidade de uma carga específica de importação que, por sua natureza, apresentou lentidão acima do normal, o que gerou também incremento no tempo das exportações, que ficaram represadas e em novembro beiraram média de 4h de permanência, com as importações atingindo 48h.

Com a realização de esforço conjunto entre os órgãos públicos e setor privado foi possível melhorar a gestão da situação e recuperar os tempos, como pode ser visto na queda da média de permanência registrada em dezembro.
Considerando importação e exportação, o fluxo de veículos registrado no PSR foi de 134.508 veículos de carga, sendo que 71,5% destas operações foram liberadas no 1° dia.

Do total de importações, 26% (12.739) registraram liberação no 1° dia de permanência no Porto Seco. Estas tiveram tempo médio de 12h12min.

Os dados completos compilados pela Multilog podem ser acessados clicando aqui.
Na sexta-feira, 17 de janeiro, em Montevidéu (Uruguai), foi assinado o instrumento principal e os anexos correspondentes do Acordo de Financiamento (COF) do projeto FOCEM "Melhoria do Centro Fronteiriço de Puerto Falcón" entre a Secretaria do Mercosul (SM) e a República do Paraguai, representada pelo Diretor da SM, Jimmy Voss Donamarí e pelo Embaixador do Paraguai no Uruguai, Didier Olmedo. A assinatura ocorreu na sede da SM.
Com a assinatura deste instrumento, destacou a Secretaria do Mercosul, segue avançando de forma constante o desenvolvimento deste projeto regional de importância para o Paraguai, bem como para o processo de integração, tendo em conta a relevância desta passagem fronteiriça no comércio de bens e serviços e na dinâmica social entre Argentina, Paraguai e todo o Mercosul.
O embaixador Olmedo ressaltou a importância deste projeto, tendo em conta "o ponto fronteiriço muito ativo, que é praticamente o nosso único ponto de ligação física entre o Paraguai e a Argentina, na fronteira oeste". Isto levará a uma melhoria significativa no fluxo de pessoas, de mercadorias e transporte, de acordo com os objetivos do artigo 1º do Tratado de Assunção, que prevê a livre circulação de bens e fatores produtivos, acrescentou o embaixador Olmedo no final da reunião.
Este projeto foi aprovado pelo Conselho do Mercado Comum (CMC) em dezembro de 2024 durante a 65ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do MERCOSUL e Estados Associados, realizada em Montevidéu. O Mercosul aportará US$ 32.625.188 em recursos não reembolsáveis do FOCEM.
"Espera-se que esta intervenção acelere o trânsito fronteiriço de pessoas, veículos e mercadorias, facilitando a implementação de melhorias na gestão das atividades, o que resultará em benefícios através da redução dos tempos de espera e dos custos associados", afirma a nota do Mercosul.
Com informações de Mercosul