Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) destaca que, em 2024, o Brasil registrou uma significativa redução no número de roubos de cargas, fato que coincide com a entrada em vigor da nova legislação sobre seguros de cargas. Segundo dados do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas), de janeiro a julho deste ano, foram registradas 5.527 ocorrências, uma redução de mais de 11% na comparação com o mesmo período de 2023. A redução é positiva, mas as ocorrências continuam altas; e o trabalho de prevenção e repressão precisa continuar.

Desde junho de 2023, a nova lei – defendida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) – transferiu para o transportador a obrigatoriedade da contratação dos seguros de responsabilidade civil sobre cargas, dando a ele as prerrogativas para a escolha do PGR (Plano de Gerenciamento de Riscos). Isso contribuiu para fortalecer o controle e a segurança das operações logísticas.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, afirma que a nova legislação trouxe mais clareza e maior segurança para os transportadores, além de permitir uma melhor adequação das apólices de seguros à realidade do setor. "Observa-se uma queda no número de roubos registrados, o que espelha a assertividade da nova legislação. A contratação do seguro pelo transportador possibilita uma logística mais eficiente e estratégias mais seguras. Contudo, é fundamental que o poder público siga investindo em segurança e trabalhe pelo fim das sinistralidades", diz.

Leia Mais

Com o Projeto de Lei (PL) nº 3.569/2024, o deputado Capitão Augusto (PL/SP) propõe a proibição do uso de pneus recapados. Essa medida revela um desconhecimento sobre o setor de transporte e as atividades essenciais para a operação logística no Brasil.

A proposta ameaça um setor (recapagens de pneus) de extrema relevância para o país, responsável por mais de 7 mil empregos, geração de renda e melhoria nas condições ambientais. Pneus levam mais de 600 anos para se decomporem; e a recapagem, prática certificada pelo Inmetro, segue normas rigorosas que garantem a qualidade e a segurança dos materiais utilizados nas rodovias brasileiras.

Para a CNT (Confederação Nacional do Transporte), a segurança nas estradas é um de seus principais pilares. Garantir as condições necessárias para a preservação da vida de todos os profissionais e cidadãos que utilizam a malha viária brasileira é primordial para a Instituição. A CNT apoia iniciativas que ampliem a fiscalização e assegurem a aplicação correta e eficiente das normas estabelecidas pela Portaria nº 433/2021 do Inmetro.

A proibição dos pneus ressolados pode gerar um apagão logístico no Brasil. Em um pequeno espaço de tempo, não haverá insumos suficientes para atender à demanda das empresas transportadoras de cargas e passageiros e dos caminhoneiros autônomos. Como consequência, o custo das operações de transporte aumentará, resultando no crescimento do Custo Brasil. Quem pagará a conta será o cidadão.

Para garantir a viabilidade operacional do transporte, é necessário dizer não ao PL nº 3.569/2024. Proibir a recapagem não é a solução e trará prejuízos econômicos e sociais ao Brasil.

Fonte: CNT

Leia Mais

A ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) realizou no fim de agosto a terceira edição do Ciclo Países, série de eventos que se enquadram no objetivo central da ALADI de analisar e incrementar o comércio intrarregional e na estratégia de integrar as pequenas e médias empresas (PMEs) no mercado regional e gerar maiores oportunidades de negócios através da apresentação dos benefícios e serviços oferecidos pela Associação.

Neste ano, o foco do evento recaiu sobre o comércio de serviços, levando em conta as particularidades deste setor reveladas pelos mais recentes relatórios da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os dados apresentam o comércio internacional de serviços como componente mais dinâmico no cenário mundial, obtendo 15% de aumento em 2022 comparado a 2021. Também a nível mundial, representa hoje 55% do Produto Bruto Interno (PIB) da e 45% dos empregos.

Já a nível regional, o setor teve aumento de 26% em 2022 comparado a 2021 na América Latina. Incremento superior ao do comércio regional de mercadorias que ficou em 19% no mesmo período.

A apresentação do cenário e relevância do comércio de serviços foi dividido entre os países da América do Sul. Na sessão dedicada ao Brasil, ressaltou-se que o país é forte na área, tendo 70% do seu PIB composto pelo setor de serviços.Apesar da relevância interna, o setor de serviços brasileiros ainda não alcança outros países de forma tão satisfatória.

A exportação de serviços brasileira lidera quando restrita à América Latina. Porém representa apenas cerca de 0.6% da exportação mundial de serviços.

Marcela Carvalho, Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior, destaca que além do tamanho do país, que faz com empreendedores tendam s abastecer o mercado interno, há também grande desconhecimento acerca do setor internacional e de sua regulamentação.

O embaixador brasileiro ante o Mercosul, Antonio Simões, afirmou o mesmo. Ressaltou ainda que tende a ser mais fácil exportar (tanto produtos quanto serviços) aos Estados Unidos devido a capilaridade deste mercado e à falta de informação clara que facilite o acesso aos mercados vizinhos da América do Sul.

Simões também reforçou a importância dos eventos e ferramentas disponibilizados pela ALADI para suprir esta falta de informação e garantir conhecimento dos mecanismos que ampliem o comércio internacional de serviços.
No encontro foi apresentado o Índice de Vantagem Comparativa Revelada, que auxilia na comparação de demandas da região com os serviços com possibilidade de exportação de um país. O transporte figura na lista formada pelos setores com boas possibilidades de incrementar sua participação no território latino americano.

O nível de demanda por serviços de transporte do México e do Chile despontam como os maiores mercados com possibilidade de serem explorados pelo setor brasileiro.

dados aladi

De forma geral, o transporte aparece como o terceiro serviço mais exportado pelo Brasil aos países membros da ALADI.

Os vídeos com os Ciclo País de cada país-membro foram colocados à disposição do público neste mês e podem ser conferidos no canal de Youtube da ALADI.

Os dados relativos à competitividade dos serviços de todos os países, apresentados ao longo do Ciclo, podem ser acessados aqui.

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004