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A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu realizou na quarta-feira (2/10) a 20ª Reunião da Comissão Local de Facilitação do Comércio (Colfac). A ABTI esteve presente no encontro representando os interesses dos transportadores rodoviários internacionais.

O evento iniciou abordando temas relacionados à Receita Federal. Diante de questionamento sobre o aumento de parametrizações em canal amarelo e vermelho, o representante da Receita Federal informou que a situação pode ser reflexo de gerenciamento de risco em casos específicas e que o aumento do tempo médio de permanência no PSR pode estar relacionado à mobilização de alguns órgãos.

A Vigiagro se manifestou sobre o tema informando que nas recentes assembleias dos auditores agropecuários a possibilidade de mobilização não foi abordada, destacando que imprevisibilidades sobre o tempo de liberação das cargas ocorrem pela falta de servidores e podem continuar até o ingresso de novos concursados, cuja nomeação está prevista somente para janeiro de 2025.

Neste sentido, informou que o órgão aceita a apresentação antecipada dos documentos de ingresso no Terminal, como possibilidade de agilizar exportações, desde que toda a informação necessária esteja à disposição.

A Receita continuou informando que a partir de novembro será obrigatório o uso do MIC/DTA impresso pelo Portal Único, conforme Comunicado 12/2024. O órgão também foi questionado acerca de como ocorrerá o fluxo de processos através da Declaração Única de Importação (Duimp) para importações fracionadas, ao que respondeu que as especificidades estarão inclusas na Duimp, cujo funcionamento está previsto para setembro de 2025.

Foi explicado que o fluxo será realizado com manifestação e abertura do lote com o CRT inteiro na primeira fração e depois individualmente com manifestação de cada MIC/DTA no sistema Controle de Carga e Trânsito (CCT).

A ocorrência de erros no lançamento de informações na abertura de trânsito aduaneiro simplificado nas pontes da Amizade e Tancredo Neves também foi questionada, sendo demandada maior agilidade na correção dos lançamentos.

Para isto, foi sugerida a disponibilização de um funcionário específico que realize a inclusão das informações no sistema eletrônico (SARA), diminuindo a ocorrência dos erros. A concessionária Multilog informou que já estuda a implementação dessa possibilidade.

Já a Anvisa foi questionada com relação ao aumento do número de produtos que devem passar por intervenção do órgão sem haver informações detalhadas de como conduzir estes processos. A Anvisa informou apenas que dúvidas relacionadas à legislação podem ser conferidas no site da Agência e que será buscada uma reunião virtual entre os intervenientes do setor privado e a área técnica competente da Anvisa em Brasília.

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A ABTI está entre os 35 finalistas da 31ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. A posição foi obtida com a reportagem "Há 59 anos quatro caminhões realizaram o primeiro transporte internacional sem transbordos", publicada na edição 69 da revista Cenário do Transporte.

Escrita pelo jornalista Paulo Ziegler, a reportagem revisita novembro de 1964, quando quatro caminhões brasileiros realizaram o primeiro transporte rodoviário internacional sem transbordo, atravessando a Ponte Internacional Uruguaiana–Paso de los Libres rumo a Buenos Aires, com uma licença especial do governo argentino.

Esse momento marcou o início do transporte rodoviário internacional como o conhecemos hoje.

A matéria foi selecionada dentro da categoria Comunicação Setorial, para entidades representativas do setor de transporte. O Prêmio é um dos mais tradicionais da imprensa brasileira, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) desde 1994. e reconhece as melhores produções voltadas para o setor de transporte, inserindo a pauta no dia a dia das redações e da população.

A avaliação para seleção dos finalistas seguiu os seguintes critérios: relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade; qualidade editorial; criatividade/originalidade; e atualidade dos temas.

Os finalistas, agora, serão avaliados pelo corpo de jurados do Prêmio e os vencedores serão conhecidos no início de novembro.

Leia a reportagem completa aqui.

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A ABTI participou hoje (3/10) do "Webinar Logística descomplicada para suas exportações", realizado pela ApexBrasil, no qual as entidades parceiras apresentaram seus modais e as melhores práticas e serviços que podem facilitar os processos logísticos no comércio exterior, além de como a Plataforma Brasil Exportação pode auxiliar os exportadores.

Os detalhes sobre o modal terrestre foram apresentados por Hamilton Ogata, da transportadora Gafor, que compõe a Diretoria da ABTI. O palestrante apresentou os marcos que permitiram a evolução do transporte internacional rodoviário, as particularidades e vantagens do setor e os passos para exportar através do modal, utilizando a plataforma da Apex.

A Plataforma Brasil Exportação é um hub digital que oferece mais de 600 serviços de apoio ao comércio exterior. Pelo convênio da ABTI com a Apex, a Associação possui uma página neste hub em que estão segmentadas as transportadoras associadas pelos países que atendem, facilitando aos exportadores o acesso aos serviços de frete internacional conforme o destino desejado.

Também participaram do evento as entidades CECIEx, SINDASP, ABTRA e ACTC.

O Webinar completo pode ser conferido no canal de Youtube da Apex.

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Reforçamos que caso mais associados queiram ter sua transportadora divulgada na plataforma, basta preencher o formulário de adesão aqui.

O processo de cadastro é completamente gratuito, rápido e descomplicado, eliminando barreiras para a entrada de novos usuários e ampliando as possibilidades de negócios para os associados da ABTI.

Em caso de dúvidas, entre em contato: comunicacao@abti.org.br

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