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Os veículos pesados fabricados a partir de 2022 reduzem, em média, 95,4% das emissões de gases poluentes na atmosfera, em comparação com os mais antigos. Além disso, os caminhões mais novos diminuem em 98,3% a emissão de material particulado, responsável pela fumaça preta, causadora de doenças respiratórias, na comparação com veículos fabricados até 1999 (fase P2 do Programa de Controle de Emissões Veiculares –Proconve). Apesar dessas vantagens, os caminhões mais modernos (fase P8 do Proconve) correspondem a, apenas, 4,9% da frota em circulação no país.

Impactos ambientais e econômicos advindos da renovação de frota no transporte rodoviário de cargas é o tema da nova edição da Série Transporte em Foco. A publicação, lançada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta quinta-feira, apresenta cenários decorrentes da substituição de veículos pesados antigos por veículos com tecnologias mais eficientes. Além disso, analisa dados essenciais para o desenvolvimento de estratégias que podem viabilizar investimentos em renovação de frota, por meio de políticas econômicas que facilitem aportes de recursos voltados ao setor.

Escalonamento

Para a CNT, a saída para a equação equilíbrio e necessidade de investimento pode ser traduzida em escalonamento. Ou seja, fazer investimento por etapas, providenciando recursos para a saída dos veículos mais antigos, substituindo-os por de menor emissão.

Uma outra opção, seria a substituição dos caminhões mais antigos por veículos da fase P8. Essa estratégia pode retirar de circulação 152.491 veículos pesados anteriores à fase P1 — 11,8% dos caminhões que estão em circulação no país. A estimativa de investimento é de R$ 104,82 bilhões neste processo. Já a substituição de veículos exclusivamente da fase P5 (cuja participação em relação à frota total é de 22%) demandaria R$ 266,61 bilhões.

"A proposta leva em conta como as tecnologias mais modernas têm contribuído sobremaneira para a redução de poluentes na atmosfera. Se nós quisermos um país com menos emissões, teremos de incentivar a renovação no modo rodoviário, responsável por 65% do transporte de cargas e 90% da locomoção de passageiros. É fundamental, a curto e médio prazos, proporcionar a troca e retirada dos veículos antigos de circulação e encaminhá-los para a reciclagem", alerta o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.

O avanço tecnológico da frota nacional está sendo implementado conforme estabelecido pelo Proconve, criado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) em 1986. Este programa começou com a fase P1, em 1989 e, no ano passado, entrou integralmente na fase P8.

Autônomos & empresas de transporte

O escalonamento seria uma alternativa a estratégias de alcance mais difícil. O estudo da CNT evidencia que se fossem substituídos, de uma única vez, todos os caminhões, fabricados até 2022 (fases P0 a P7) — o que corresponde a 1.226.778 veículos ou 95,1% da frota nacional —, haveria um ganho ambiental de 86,3% em relação à situação atual. Para viabilizar a substituição de 1,22 milhão de caminhões, seria necessário o investimento aproximado de R$ 1,16 trilhão. Considerando o estoque de ativos dos transportadores que pode ser vendido, o desembolso efetivo seria de R$ 845,58 bilhões.

Além disso, observa-se que 54,9% da frota cadastrada no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) supera 13 anos de fabricação (são caminhões produzidos até 2011, ano final da fase P5 do Proconve). Para substituir essa parte da frota por caminhões da fase P8, o investimento, alcança R$ 613,48 bilhões. Todavia, ao considerar a possível venda do estoque de caminhões existente, o aporte necessário seria de R$ 529,54 bilhões.

Também é importante destacar que as empresas de transporte de cargas (ETC) concentram 68,2% da sua frota em veículos com tecnologias mais recentes (fases P7 e P8), enquanto os transportadores autônomos de cargas (TAC) possuem, apenas, 12,8% da sua frota total de caminhões produzidos nas mesmas fases.

A análise evidencia que um dos maiores desafios para a renovação de frota é o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo econômico para acelerar esse processo. A defesa da descarbonização pelo setor transportador deve ser um dos principais fatores que impulsionam o transporte sustentável, garantindo o suporte às especificidades de cada segmento. Outro ponto a ser considerado é a forma de promover equidade nos incentivos a autônomos e empresas de transporte de carga.

O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, pondera que a descarbonização é cobrada do setor constantemente, só que há um descompasso entre as metas pretendidas e as políticas indutoras. "A aquisição de um caminhão com a tecnologia mais recente disponível no mercado gera a imobilização de alto volume de recurso em um único bem. Além disso, faltam políticas estruturadas para o financiamento dos veículos usados", observa.

Nesse sentido, a CNT propõe:

  • promover políticas de incentivo à renovação de frota de forma escalonada;
  • fomentar o mercado de veículos usados com tecnologias mais modernas;
  • tornar os programas de incentivo de renovação de frota mais claros e acessíveis aos transportadores;
  • criar um fórum de discussão com representantes do transporte, voltado à elaboração e acompanhamento de políticas públicas focadas na renovação;
  • acrescentar incentivos financeiros efetivos que confiram isonomia a todos os perfis de transportadores;
  • garantir que a renovação de frota tenha como princípio a economia circular, de maneira que demais setores sejam beneficiados com a reciclagem automotiva;
  • estimular parcerias estratégicas para promover novos estudos voltados ao tema; e
  • aplicar mecanismos de incentivos à renovação de frota, como a redução de impostos para veículos mais modernos e melhores condições de financiamento.

Acesse a íntegra do Transporte em Foco – Renovação de Frota

Fonte: CNT

Imagem: Divulgação/CNT

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A Alfândega da Receita Federal do Brasil em Uruguaiana informou através do Comunicado N.º 12/2023 que neste domingo, dia 13 de outubro, o trânsito de veículos sobre a Ponte Internacional Uruguaiana-Paso de Los Libres estará totalmente interrompido das 7h às 9h30, em razão da realização da 27ª Maratona Internacional de Uruguaiana.

O circuito da corrida abrangerá diferentes ruas das cidades de Uruguaiana e Paso de Los Libres, além da Ponte Internacional, ocasionando o fechamento da via pelo período.

A Polícia Rodoviária Federal realizará o controle do tráfego na BR-290, nas proximidades do acesso da ponte.

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A Associação reforça aos associados a chance de participar do Prêmio ANTT - Destaques 2024, que nesta segunda edição busca incentivar ações inovadoras e reconhecer iniciativas que impactem positivamente o setor regulado pela Agência Nacional de Transportes (ANTT).

A submissão deve ser feita eletronicamente até o dia 16 de outubro de 2024, utilizando o formulário disponível no site https://premiodestaques.antt.gov.br.

>>> Acesse aqui o site para preencher o formulário e participar do prêmio <<<

Esta premiação será dividida em seis classes, com várias categorias em cada uma delas, abrangendo diferentes setores do transporte terrestre. Para os transportadores rodoviários de cargas e passageiros as categorias são as seguintes:

Transporte Rodoviário de Cargas Destaques 2024: Reconhecerá as melhores práticas no transporte rodoviário de cargas, classificando as empresas em TRC Nível 1 (até 99 veículos), 2 (de 100 até 499 veículos) e 3 (mais 499 veículos).

Transporte Rodoviário de Passageiros Destaques 2024: as faixas e portes para categorização das transportadoras de passageiros é feita por:

a. Quantidade de viagens previstas nos quadros horários das empresas;

b. Quantidade de envios do sistema de monitoramento (monitriip);

c. Quantidade de motoristas cadastrados; e

d. Quantidade de veículos cadastrados.

Cada categoria premiará a melhor transportadora, que receberá um troféu e o direito de utilizar o Selo Prêmio ANTT Destaque em seus materiais de divulgação. Finalistas também receberão menções honrosas.

O regulamento detalha os requisitos para a inscrição nas diferentes categorias, destacando áreas como Sustentabilidade Ambiental, Inovação e Tecnologia e Segurança Viária. A portaria que autoriza e traz todas as informações detalhadas sobre o prêmio está disponível em publicação do Diário Oficial da União (D.O.U).

Cronograma do Prêmio

O processo do Prêmio ANTT - Destaques 2024 seguirá o cronograma abaixo:

1. Encerramento das inscrições: 16 de outubro de 2024.

2. Início da avaliação: 21 de outubro de 2024.

3. Encerramento da avaliação: 11 de novembro de 2024.

4. Publicação dos finalistas: 12 a 15 de novembro de 2024.

5. Cerimônia de premiação: 10 de dezembro de 2024.

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