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Reportagem recente publicada no Jornal do Comércio informou que o contrato de concessão da Ecosul para administrar o Polo Rodoviário de Pelotas não será prorrogado, conforme informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O prazo de concessão dos trechos das BR-392 e BR-116 termina em março de 2026. Atualmente, o pedágio nas praças dessas rodovias é considerado um dos mais caros do Brasil, custando R$ 19,60 para veículos leves.

A repercussão do tema, com citação à pesquisa realizada pela Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) que apontou que 89% dos usuários entrevistados do Polo Rodoviário de Pelotas acreditam que uma nova licitação com outra empresa reduziria as tarifas e aumentaria os investimentos na região, demonstra a força que a mobilização popular pode ter nas discussões e implementações de ações governamentais.

O caso deve servir de exemplo para outras situações adversas que o setor de transporte venha a enfrentar, ressaltando a importância de uma concreta integração e articulação da categoria na defesa de seus interesses.

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