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Através do Decreto n° 426/2025, a Prefeitura de Uruguaiana nomeou o novo Supervisor de Transporte Internacional e Comércio Exterior do município, cargo vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMUDE). A função passa a ser exercida por Patrick Evandro de Mello Cruz, servidor da Prefeitura com ampla experiência e formação na área de transporte e logística.

A criação e o preenchimento da função representam um passo importante para a estruturação de ações voltadas ao comércio exterior e à atividade transportadora em um dos principais corredores logísticos do Brasil e do Mercosul.

Com formação diversa, Patrick é graduado em Logística, História e Pedagogia, e possui pós-graduação em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Atua ainda como tutor nos cursos de Logística e Recursos Humanos e, além das funções atuais, acumula experiência prática como soldado do Exército, motorista profissional e internacional no transporte rodoviário de passageiros e no Programa de Prevenção de Acidentes do SEST SENAT.

No transporte, possui qualificação técnica especializada, com certificações como Instrutor Especializado MOPP, Condutor de Produtos Perigosos, Condutor de Carga Indivisível, Instrutor de Trânsito, Análise e Interpretação de AET, Gestão de Frota, e conhecimentos de Tacógrafo e Código de Trânsito Brasileiro, entre outros.

"Estamos buscando alinhar nosso trabalho juntamente com órgãos e autoridades competentes, para que juntos possamos trazer melhorias e reconhecimento a esses profissionais que investem alto e movem a economia da nossa cidade, região e país", afirmou Patrick após assumir o cargo.

A ABTI já aguardava a nomeação de Patrick e, reconhecendo seu interesse em contribuir com o setor e sua disposição em atuar de forma técnica e colaborativa, antes mesmo da oficialização do cargo promoveu visitas junto dele aos operadores do setor e compartilhou pautas e necessidades do transporte rodoviário internacional, visando seu aprofundamento na realidade da categoria.

A Associação parabeniza Patrick pela nomeação e deseja sucesso na função, reafirmando nossa disposição em colaborar com a SEMUDE na promoção de um ambiente mais eficiente e integrado para o transporte rodoviário internacional.

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A partir de hoje, dia 7 de abril, passou a ser obrigatória a emissão da Licença, Permissão, Certificado ou Outros Documentos (LPCO) para a fiscalização de embalagens e suportes de madeira nas operações de importação realizadas pelas fronteiras de Foz do Iguaçu e Dionísio Cerqueira. A exigência foi comunicada por meio do Ofício Circular nº 3 pelo chefe da Vigilância Agropecuária do Arco Sul 2, Adinan Galina, para toda a região de abrangência da unidade.

A medida, fundamentada nas ferramentas de gerenciamento de risco do Portal Único do Comércio Exterior, determina que todas as partidas contendo esse tipo de material a bordo utilizem o modelo I00054 - Importação de produto agropecuário dispensada de Licença de Importação (LI) como forma de declaração do processo de importação.

Com esse novo procedimento, parte dos LPCOs será automaticamente deferida pelo sistema (canal verde), enquanto os demais, em canal vermelho, exigirão que as embalagens sejam disponibilizadas para fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Importante ressaltar que essa exigência se aplica apenas a mercadorias que não demandam anuência do MAPA. Para cargas que necessitam dessa anuência, o LPCO modelo I00004, junto à respectiva Licença de Importação, já inclui os suportes e embalagens de madeira eventualmente presentes. Nesses casos, a liberação do veículo do recinto dependerá da apresentação do LPCO deferido à equipe de conferência da concessionária Multilog.

Além disso, veículos não declarados como portadores de embalagens de madeira poderão ser selecionados para fiscalização, a fim de verificar a conformidade da carga com as informações declaradas no MIC/DTA. Caso a presença de embalagens de madeira seja identificada sem a devida declaração, será obrigatório o registro do LPCO modelo I00054.

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Na semana passada, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho da ABTI sobre Pesos e Dimensões, formado por gestores das transportadoras associadas. O encontro teve como objetivo alinhar os posicionamentos que a Associação, enquanto representante do setor privado, defenderá junto às autoridades e aos fóruns internacionais sobre o tema.

Durante a reunião, os transportadores foram unânimes em estabelecer como prioridade a harmonização da tolerância máxima de peso entre os países do bloco. Ficou definido que a ABTI atuará em defesa da padronização da taxa de tolerância para o Peso Bruto Total (PBT), propondo um percentual de 3% ou 5%, com base no limite de 45 toneladas.

A proposta surge diante das disparidades atualmente praticadas. No Brasil, a tolerância é de 5% do PBT; no Uruguai, de 3%; na Argentina, apenas 500 kg, independentemente da configuração veicular; enquanto Paraguai e Chile não adotam qualquer tolerância. Essas diferenças impactam diretamente a operação das transportadoras e nos procedimentos de controle e fiscalização.

O grupo também deliberou a favor do aumento do limite de comprimento do conjunto cavalo-trator e semirreboque para 19,30 metros — medida já permitida no Brasil —, atrelado à exigência de que o semirreboque possa transportar até 30 pallets. A proposta visa padronizar a capacidade de carga e garantir condições de concorrência equilibradas entre os operadores do bloco, atendendo às demandas do mercado.

A primeira oportunidade para apresentação desses posicionamentos será durante a VI Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 5 (SGT-5) do Mercosul, que acontecerá nos dias 22 e 23 de abril, em Buenos Aires, com a participação da ABTI.

A criação deste grupo de trabalho foi definida durante a primeira Reunião de Associados de 2025 e representa um passo importante para garantir que as necessidades do transporte rodoviário internacional sejam levadas de forma coesa e fundamentada aos fóruns multilaterais.

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