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Retrospectiva ABTI 2024

A ABTI termina mais um ano de ampla atividade em prol do setor, com a satisfação de termos vivido o compromisso com a inovação, a prestação de serviço, a defesa dos interesses dos associados e com a qualificação do transporte.

Os números a seguir resumem um pouco do que foi o ano da Associação:

  • 94% das empresas de transporte de cargas e 100% das cooperativas de transporte de cargas associadas foram assessoradas pela ABTI na revalidação do RNTRC.
  • Realizamos cerca de 3.740 processos para habilitação de frotas no internacional e emitimos 270 certificados digitais.
  • Nossa diretoria realizou 39 viagens oficiais e participou de 51 eventos presenciais, entre reuniões bilaterais/multilaterais, reuniões com órgãos governamentais e entidades, eventos próprios e de terceiros e visitas técnicas às fronteiras.
  • Também participamos de 75 reuniões virtuais, entre eventos - como os mapeamentos do projeto Gestão Coordenada de Fronteiras e reuniões preparatórias e bilaterais - e encontros de alinhamento sobre temas relativos ao setor.
  • Organizamos 9 eventos próprios, entre eles, nosso 1º Fórum de Debates, mais uma edição do Congresso Itinerante, desta vez em Jaguarão e a celebração dos 60 anos da primeira viagem do Brasil a Argentina realizada por um transportador internacional de cargas sem transbordo, com a recriação simbólica do acontecimento.
  • Assinamos 4 parcerias institucionais, com a ANTT, Infra S.A., ApexBrasil e Childhood Brasil.
  • Participamos presencialmente de 6 reuniões bilaterais, com a Argentina, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru. Também estivemos nas duas Reuniões Ordinárias semestrais do SGT-5 e do Art. 16.
  • Enviamos mais de 500 ofícios a autoridades e mais de 700 informativos aos associados.

Tudo isso foi possível graças à parceria e confiança de nossos associados. É um privilégio contar com você nessa jornada e, mais do que números, celebramos as conexões e as oportunidades que construímos juntos.

Em 2025, queremos não só manter o trabalho até aqui realizado, mas ampliar nossa atuação, contribuindo sempre mais para a melhoria das condições operacionais do setor e o crescimento de nossos associados.

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Através da resolução nº 2.443/24, assinada pela Ministra das Obras Públicas do Paraguai, Eng. Claudia Centurión, foi aprovada a regulamentação da circulação de caminhões de grande porte, autorizados a transportar cargas superiores a 16,5 toneladas, na Ruta Nacional PY02.

A medida vigorará de 1º de janeiro a 23 de fevereiro, das 17h às 23h59, nas sextas, sábados e domingos, e nos feriados, das 15h às 23h59, no trecho entre o km 61+400 (na cidade de Piribebuy, Cordilheira) até o km 16 (na cidade de San Lorenzo, Central), no sentido capital interior.

Esta disposição responde a uma solicitação da Dirección Nacional de la Patrulla Caminera (D.N.P.C.), relativa à regulação do tráfego de veículos de grande porte em períodos de grande fluxo de tráfego. Dado o aumento do tráfego, especialmente nos acessos à região metropolitana de Assunção, o objetivo é otimizar o fluxo do tráfego e reduzir o risco de acidentes.

O MOPC - Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones, em conjunto com as autoridades rodoviárias, visa garantir a segurança dos condutores e pedestres, melhorar a circulação nas principais vias nacionais e garantir o cumprimento da regulamentação rodoviária. A medida busca mitigar o impacto dos caminhões de grande porte, que ocupam espaço considerável e podem afetar o fluxo do trânsito.

Agentes da Patrulla Caminera estarão permanentemente disponíveis, também com patrulhas, para orientar os caminhões quanto a esta disposição.

Com esta medida, o MOPC reafirma o seu compromisso com a segurança rodoviária e a optimização das infraestruturas rodoviárias, para promover um trânsito mais ordenado e seguro em benefício de todos os utilizadores das rutas nacionais.

Fonte: MOPC

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A ABTI alerta os transportadores para a ocorrência de cobranças indevidas de pedágio eletrônico (Telepeaje) no Uruguai. O problema foi identificado por transportador que observou o registro de cobrança de sete pedágios no dia 23 de dezembro para veículos que não ingressaram no país na data, incluindo cobranças repetidas no mesmo horário, com variação de segundos, para uma mesma placa.

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Recomendamos a todos os transportadores que operam no Uruguai que fiquem atentos e verifiquem o histórico de movimentação de seus veículos. Com os valores atuais dos pedágios, as cobranças duplicadas ou incorretas podem gerar custos significativos.

Além disso, enquanto uma solução definitiva não for alcançada, há o risco de multas caso os valores cobrados, mesmo indevidamente, não sejam pagos.

A ABTI já acionou os setores pertinentes no Uruguai para solicitar a revisão dessas cobranças e buscar uma solução para o problema. No entanto, até o momento a situação ainda persiste.

Em caso de dúvidas ou ocorrências semelhantes, entrem em contato conosco. Seguiremos acompanhando de perto este caso e informaremos sobre qualquer atualização.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
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