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A Dirección de Administración de Centros De Frontera da Secretaría De Interior Del Ministerio Del Interior, da Argentina, informou que, desde junho de 2021, a Coordenação do Centro de Fronteira de Paso de los Libres está oficialmente sob a administração de Ceferino Alberto Yardin.

Diante disso, a ABTI, como entidade representativa do transporte internacional se dispôs a colaborar com a direção do Centro de Fronteira parar o bom funcionamento desta fronteira, referência do MERCOSUL, a fim de agilizar suas operações e cumprir os regulamentos estabelecidos nos Acordos Bilaterais e Multilaterais, em particular com os Acordos de Recife, para controles integrados em passos de fronteiras.

Aproveitando a ocasião, a Associação solicitou uma atenção especial para as demandas apontadas abaixo, visto que as mesmas são essenciais para a diminuição de tempos ociosos e aumento na competitividade.

1. Retorno dos trabalhos no CoTeCar aos domingos, inicialmente para liberar os caminhões vazios em ambos os sentidos, em pelo menos um turno, para depois ir avançando nas demais operações e modalidades.
2. Aumento de postos migratórios de 1 para no mínimo 2 na saída de Paso de Los Libres para Uruguaiana.
3. Elevação dessas guaritas até a altura da cabine do motorista, de modo que não haja necessidade de o tripulante descer do caminhão para cada registro de saída do país.
4. Habilitação de carriles de ingresso (controle de migração/entrada) nas importações argentinas, compatíveis com o movimento com reação imediata evitando assim filas sobre a ponte internacional.
5. Aumento de pessoal para controle de testes PCR-RT, para que mais este controle não interfira na capacidade de ingresso de caminhões/por hora. Desde a implementação em abril, somente são autorizados o ingresso de 40 veículos por hora.
6. Portões abertos para saída das importações argentinas, pelo menos até meia-noite, acompanhando o horário das habilitações da AFIP.
7. Realocação da cabine de pagamento de estadias (praias) para o interior do edifício, definindo um prazo para saída do veículo (procedimento semelhante ao do estacionamento).
8. Pelo menos 2 (dois) portões de saída no sentido norte-sul, em tempo integral.
9. Proibição de venda de bebidas alcoólicas dentro do CoTeCar.
10. Demarcação do estacionamento e numeração dos boxes para melhor identificação e localização dos veículos.
11. Controle de entrada e saída de pessoas no CoTeCar.
12. Sistema de câmeras e alarmes em pleno funcionamento às 24h/dia.
13. Serviços permanentes de limpeza e higienização do recinto.
14. Habilitação das balanças.
15. Ativação das câmaras frias.
16. Aluguel/destinação de escritórios (já tiveram tempo para definir e utilizar) com a criação de lista de espera para quem quiser usar em escalas urgentes.

Algumas dessas demandas já vêm sendo discutidas nas reuniões da COLFAC, como é o caso do retorno dos cruzes aos domingos, que inclusive, em pesquisa realizada pela ABTI, apenas uma empresa não concorda com o retorno das atividades aos domingos.

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A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres, através da Deliberação nº 223/2021, aprovou a 5ª Revisão Ordinária, a 7ª Revisão Extraordinária e o Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio – TBP, aplicável à rodovia BR-101/RJ, trecho de acesso à Ponte Presidente Costa e Silva (Niterói) - Entr. RJ 071 (Linha Vermelha), explorado pela Concessionária da Ponte Rio-Niterói S/A – ECOPONTE. Conforme a normativa:

"I - alteração da TBP contratual de R$ 3,28442 para R$ 3,29512;
I - alteração da TBP acumulada nos diversos Fluxos de Caixa Marginais de R$ 0,06743 para R$ 0,07192;
III - aplicação do Índice de Reajustamento Tarifário (IRT), de 1,50566, sobre a Tarifa Básica de Pedágio, que representa o percentual positivo de 6,76% (seis inteiros e setenta e seis centésimos por cento), correspondente à variação do IPCA no período;
[...]"

Ainda, altera a partir da data-base de reequilíbrio contratual de 1º de junho de 2021, a Tarifa de Pedágio, após o arredondamento, na praça de pedágio da concessão, na forma da tabela abaixo. Ficam prejudicados ou indeferidos os pedidos formulados pela Concessionária ECOPONTE não contemplados na revisão de que trata a Deliberação, na forma das manifestações técnicas e jurídicas constantes dos autos.

Tabela de tarifas – Praça de Pedágio P1

Categoria de Veículos Tipo de Veiculo Número de Eixos Rodagem Multiplicador da Tarifa Valores a serem praticados (R$)
1 Automóvel, caminhonete e furgão 2 Simples 1 4,9
2 Caminhão leve, ônibus, Caminhão-trator e furgão 2 Dupla 2 9,8
3 Automóvel e caminhonete com semi-reboque 3 Simples 1,5 7,35
4 Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus 3 Dupla 3 14,7
5 Automóvel e caminhonete com Reboque 4 Simples 2 9,8
6 Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque 4 Dupla 4 19,6
7 Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque 5 Dupla 5 24,5
8 Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque 6 Dupla 6 29,4
9 Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas 2 Simples 0,5 2,45

A normativa entra em vigor hoje, 1º de julho de 2021, confira clicando aqui.

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Há duas semanas atrás, a ABTI solicitou aos seus associados que respondessem um formulário com informações referentes aos seus colaboradores que ainda não haviam sido vacinados contra a Covid-19. Com essas informações a Associação busca a antecipação da imunização para os profissionais que que atuam nos armazéns e escritórios, dando suporte aos tripulantes, conforme consta no PNI – Plano Nacional de Imunização.

A vacinação é de suma importância para reduzir número de pessoas com sintomas, internações, casos graves e óbitos pela Covid-19, além disso, com o tempo, espera-se também reduzir a circulação do vírus. Mas isso tudo só será possível com o cumprimento dos protocolos sanitários e o avanço da imunização.

Para as empresas que responderam o formulário e auxiliaram no processo, a ABTI informa que já encaminhou os ofícios para as Secretarias de Saúde dos municípios indicados, solicitando a antecipação da vacinação para mais de 2 mil pessoas. As SMS estão informando que não possuem autorização para adiantar o Plano Nacional de Imunização, e que o mesmo está avançando mais rápido do que o esperado, portanto, logo todos estarão vacinados.

Diante disso a ABTI vem acompanhando o progresso da campanha de vacinação contra a Covid-19 e orienta a todos que façam o mesmo, pois é possível que a vacinação por idade seja mais rápida. Confira como está a vacinação em alguns municípios:
• Uruguaiana: A partir de 40 anos
• São Borja: A partir de 47 anos
• Jaguarão: A partir de 45 anos
• Foz do Iguaçu: A partir de 43 anos
• São José dos Pinhais: 47 anos
• Joinville: 40 anos

É residente de algum desses munícios e se enquadra na faixa etária indicada? Não perca tempo, procure a unidade de saúde mais próxima. Caso não seja de nenhuma dessas localidades, entre em contato com a SMS do seu município e se informe.

Ainda, vale destacar que as vacinas foram testadas em milhares de pessoas, se não fossem seguras não teriam sido aprovadas pelo órgão responsável no Brasil, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Por isso, a melhor vacina é a que está disponível para aplicação, as vacinas funcionam sim, elas salvam vidas!

#VacinaJá

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Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
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