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A Dirección de Administración de Centros De Frontera da Secretaría De Interior Del Ministerio Del Interior, da Argentina, informou que, desde junho de 2021, a Coordenação do Centro de Fronteira de Paso de los Libres está oficialmente sob a administração de Ceferino Alberto Yardin.

Diante disso, a ABTI, como entidade representativa do transporte internacional se dispôs a colaborar com a direção do Centro de Fronteira parar o bom funcionamento desta fronteira, referência do MERCOSUL, a fim de agilizar suas operações e cumprir os regulamentos estabelecidos nos Acordos Bilaterais e Multilaterais, em particular com os Acordos de Recife, para controles integrados em passos de fronteiras.

Aproveitando a ocasião, a Associação solicitou uma atenção especial para as demandas apontadas abaixo, visto que as mesmas são essenciais para a diminuição de tempos ociosos e aumento na competitividade.

1. Retorno dos trabalhos no CoTeCar aos domingos, inicialmente para liberar os caminhões vazios em ambos os sentidos, em pelo menos um turno, para depois ir avançando nas demais operações e modalidades.
2. Aumento de postos migratórios de 1 para no mínimo 2 na saída de Paso de Los Libres para Uruguaiana.
3. Elevação dessas guaritas até a altura da cabine do motorista, de modo que não haja necessidade de o tripulante descer do caminhão para cada registro de saída do país.
4. Habilitação de carriles de ingresso (controle de migração/entrada) nas importações argentinas, compatíveis com o movimento com reação imediata evitando assim filas sobre a ponte internacional.
5. Aumento de pessoal para controle de testes PCR-RT, para que mais este controle não interfira na capacidade de ingresso de caminhões/por hora. Desde a implementação em abril, somente são autorizados o ingresso de 40 veículos por hora.
6. Portões abertos para saída das importações argentinas, pelo menos até meia-noite, acompanhando o horário das habilitações da AFIP.
7. Realocação da cabine de pagamento de estadias (praias) para o interior do edifício, definindo um prazo para saída do veículo (procedimento semelhante ao do estacionamento).
8. Pelo menos 2 (dois) portões de saída no sentido norte-sul, em tempo integral.
9. Proibição de venda de bebidas alcoólicas dentro do CoTeCar.
10. Demarcação do estacionamento e numeração dos boxes para melhor identificação e localização dos veículos.
11. Controle de entrada e saída de pessoas no CoTeCar.
12. Sistema de câmeras e alarmes em pleno funcionamento às 24h/dia.
13. Serviços permanentes de limpeza e higienização do recinto.
14. Habilitação das balanças.
15. Ativação das câmaras frias.
16. Aluguel/destinação de escritórios (já tiveram tempo para definir e utilizar) com a criação de lista de espera para quem quiser usar em escalas urgentes.

Algumas dessas demandas já vêm sendo discutidas nas reuniões da COLFAC, como é o caso do retorno dos cruzes aos domingos, que inclusive, em pesquisa realizada pela ABTI, apenas uma empresa não concorda com o retorno das atividades aos domingos.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
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