A ABTI compartilha com os associados os expedientes informados pela Receita Federal nas principais fronteiras durante as festas de fim de ano (Natal e Ano Novo).
Chuí
24/12 e 31/12 - 8h até 12h.
25/12 e 1º/1/2025 – Sem expediente.
Jaguarão
24/12 e 31/12 – 8h30 às 14h
25/12 e 1º/1/2025 – Sem expediente.
Aceguá
24 e 31/12 – 9h às 19h*.
*A inspetoria da Receita Federal ressalta que é comum não haver desembaraço nessas datas por conta das normas próprias de feriados dos órgãos anuentes e autoridades uruguaias.
25/12 e 1º/1/2025 - sem expediente.
Santana do Livramento
24/12 e 31/12 - Cargas e Atendimento Interno das 08h às 14h
25/12 e 1º/1/2025 - sem expediente.
Alfândega da Receita Federal de Uruguaiana e Jurisdição
Uruguaiana
| Data | ALF/URA Sede | PSR | Gerenciamento de Risco | SACIT TA-BR 290 | Bagagem |
| 24/12 | 8h às 14h | 8h às 19h* |
24h |
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| 25/12 | Sem expediente | ||||
| 31/12 | 8h às 14h | 8h às 19h* | |||
| 1º/1/2025 | Sem expediente | ||||
Conforme comunicado GABINETE/ALF/URA 15/2022, não haverá liberação de DIs não OEA aos sábados, feriados e pontos facultativos. DUEs e DIs OEA seguem a liberação normal.
*Horário do Sacit – TABR290 foi alterado para alinhar com funcionamento do Cotecar em Paso de los Libres (AR).
São Borja
| Data | IRF/SBA Sede | CUF- Despacho | CUF - Bagagem |
| 24/12 | 8h às 14h |
24h |
|
| 25/12 | Sem expediente | ||
| 31/12 | 8h às 14h | ||
| 1º/1/2025 | Sem expediente | ||
Obs.: Para apresentação de despachos, seguir o estabelecido na Portaria ALF/--URA Nº 5, de 11/05/2021.
Itaqui
| Data | IRF/ITQ Sede | Porto |
| 24/12 | 8h às 14h | |
| 25/12 | Sem expediente | |
| 31/12 | 8h às 14h | |
| 1º/1/2025 | Sem expediente | |
Quaraí
| Data | IRF/QUA Sede | Aduana |
| 24/12 | 8h às 14h |
8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30 |
| 25/12 | Sem expediente | |
| 31/12 | 8h às 14h | |
| 1º/1/2025 | Sem expediente |
Barra do Quaraí
| Data | IRF/BQI Sede |
| 24/12 |
8h às 20h |
| 25/12 | |
| 31/12 | |
| 1º/1/2025 |
Porto Mauá
| Data | Sede | Aduana |
| 24/12 | 8h às 14h | 8h às 12h e 14h às 18h - Viajantes/Travessias |
| 25/12 | Sem expediente | 9h às 11h e 15h às 17h - Viajantes/Travessias |
| 31/12 | 8h às 14h | 8h às 12h e 14h às 18h - Viajantes/Travessias |
| 1º/1/2025 | Sem expediente | 9h às 11h e 15h às 17h - Viajantes/Travessias |
Porto Xavier
| Data | Sede | Aduana |
| 24/12 | 8h às 14h |
9h às 10h30 e 16h às 17h30 - Atendimento/Travessias |
| 25/12 | Sem expediente | |
| 31/12 | 8h às 14h | |
| 1º/1/2025 | Sem expediente |
Foz do Iguaçu
Porto Seco:
24 e 31/12 – funcionamento até às 14h.
25/12 e 1º/1/2025 - sem expediente.
Corumbá
24, 25, 31/12 e 1º/1/2025: Sem expediente.
Guaíra
Sem expediente entre os dias 25/12 a 1º/1/2025, devido aos serviços de manutenção das embarcações.
Dionísio Cerqueira
Porto Seco
24/12 e 31/12 – 8h às 14h
25/12 e 1º/1/2025 – Sem expediente.
PFA – Ponto de Fronteira Alfandegado
Expediente Normal das 8h às 20h.
A ABTI reforça que a partir do dia 6 de janeiro de 2025 os veículos com cargas de importação no Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana terão o prazo máximo de seis dias corridos para realizar os trâmites de importação e retirar o veículo do recinto. A Associação pede que os transportadores se atentem e preparem para a mudança, já que seu descumprimento acarretará multa e dificultará os processos.
A Receita Federal de Uruguaiana estabeleceu a mudança através da Portaria ALF/URA nº 41/2024, atualizando os prazos e procedimentos para trâmites aduaneiros de veículos com cargas de importação no PSR.
Conforme a norma, o período limite de seis dias começa a contar a partir do registro de entrada, incluindo os fins de semana, feriados e interrupções como pendências em canais de conferência ou licenças de importação.
Caso não possa respeitar os seis dias, será obrigatório que o transportador contate a concessionária Multilog para providenciar o deslocamento do veículo para o armazém, antes do vencimento do prazo, para que seja realizada a baixa da carga. Caso o armazém não tenha capacidade, a Multilog emitirá uma declaração de impossibilidade, que deve ser renovada diariamente até a regularização.
Como dito acima, descumprir esse processo pode gerar multa de R$ 1.000. Só estão dispensadas da obrigatoriedade de baixa no armazém as cargas cuja natureza impossibilite tal operação, como cargas a granel, congeladas e refrigeradas, perigosas, automóveis em cegonheiras, entre outras.
Também como tentativa de agilizar os processos, a Receita Federal irá suspender o direito de desacoplar os veículos por 30 dias para aqueles transportadores que, após o desacoplamento do cavalo trator do semirreboque, não movimentar a carreta dentro do prazo de uma hora a partir da liberação da importação ou da ciência do representante do importador da intimação ou exigência fiscal.
A Associação dos Despachantes, Exportadores e Transportadores de Jaguarão e Rio Branco (ADT) elegeu na última quarta-feira (11/12) sua nova diretoria para o biênio 2025/2026. Liber Daniel Amaro, sócio proprietário da Amaro Transportes, será o novo Presidente. Juan Diego Pinero Ruiz, da Ruiz Transportes, será o vice-presidente.
Amaro assume o cargo no lugar de Felipe Seabra, que ficará como um dos suplentes para o biênio e manterá a atuação na entidade.
Segundo Amaro, o foco de sua gestão será dar continuidade ao trabalho realizado até o momento, buscado também novas parcerias e soluções para os desafios vindouros.
"É com grande honra que assumo a presidência da ADT. Tenho a certeza que muita coisa já foi conquistada nesses prematuros dois anos de existência da nossa Associação. Quero dar continuidade ao excelente trabalho que já vinha sendo realizado pela gestão anterior, como o projeto do terreno da associação, cedido pela Prefeitura de Jaguarão, em parceria com a Multilog para o aumento de vagas e utilização para descanso de motorista, aumento no quadro societário da entidade e aprimoramento das demandas que já estão em tratativas", afirma o presidente eleito.
A ABTI parabeniza o Sr. Liber Amaro pela eleição e estende os desejos de sucesso a toda a nova diretoria. Também agradecemos a parceria demonstrada a ABTI pelo Sr. Felipe Seabra durante sua gestão. Da mesma forma, a Associação se coloca à disposição para contribuir com a ADT em ações e campanhas que venham a contribuir para o crescimento do setor e da região.
Confira o Conselho Administrativo completo abaixo.
Presidente: Líber Daniel Amaro
Vice-presidente: Juan Diego Pinero Ruiz
1º secretário: José Augusto Siqueira Alves
2º secretário: Roberto Carlos Galarraga
1º tesoureiro: Marcela Ximenez Correa
2º tesoureiro: Maicon da Silva San Martin
Diretora de Patrimônio: Valeria Strohschoen Jackson
Diretor Jurídico: Atila Emigdio Ança Evaristo
Diretor de Transportes: Luis Felipe Brod
Diretor de Comércio Exterior: Cristiano Cardoso
Diretor de Comércio Exterior: Clodomiro dos Santos
Diretor para Assuntos Internacionais: Edgardo Ramos
Conselho Fiscal:
Nilton Braga Gonçalves
Antônio Carlos Sena de Oliveira
Jéssica Borges Medeiros
Suplentes:
Aloisio Silveira
Felipe Antônio Demarco Seabra
Federico Ruiz