O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, garantiu que o seu roteiro inclui a eliminação do imposto PAIS nas operações que são pagas em dólares e na compra de moeda estrangeira no mercado oficial "antes do final do ano". Ademais, não descartou acelerar o ritmo da desvalorização, atualmente em 2% ao mês, e confirmou que há planos para desarmar o cepo "no meio do ano".
Por outro lado, afirmou que em meados de 2024 a inflação poderia voltar a atingir valores mensais de um dígito. Na mesma entrevista, confirmou que o Governo vai fixar o salário mínimo por decreto e que as pensões vão subir 30% em março.
"Estamos empenhados em reduzir o imposto PAIS. Pretendemos eliminá-lo o mais rapidamente possível e isso não deverá passar deste ano", disse Caputo. Esse imposto encarece 30% a compra de moeda estrangeira para poupança e consumo com cartão no exterior. Quem não for alcançado pode solicitar o reembolso à AFIP, embora em geral ele entre em vigor meses depois.
Atualmente, o imposto PAIS ocupa o terceiro lugar no ranking de arrecadação nacional, com receitas totais de US$ 1,5 bilhão anualmente. Hoje, 30% das receitas arrecadadas com o imposto PAIS são utilizadas para financiar programas de infraestruturas sociais nas províncias e municípios. Porém, agora essa arrecadação irá para os cofres da Nação.
Por outro lado, Caputo também falou sobre o crawling peg realizado pelo Banco Central argentino (BCRA) pelo qual o peso se desvaloriza 2% ao mês em relação ao dólar. Esse ritmo foi acordado com o FMI, mas descobriu-se que a organização tinha pedido para acelerá-lo para 8%. O ministro não descartou a possibilidade, mas também não deu detalhes se vão manter como antes.
Da mesma forma, o chefe do Tesouro destacou que "o equilíbrio do Banco Central deve ser recomposto, o que está sendo feito com força" como condição para desarmar o cepo que restringe as operações com dólares. A estimativa, projetada pelo FMI e confirmada por Caputo, é que isso ocorra em meados deste ano.
"Na medida em que as condições permaneçam favoráveis, é uma possibilidade. A condição é a limpeza do balanço do Banco Central. Quanto mais conseguirmos baixar a inflação, mais rápido acaba o cepo", afirmou em entrevista ao canal LN+.
Relativamente à inflação, que acumula mais de 50% desde dezembro, o ministro estimou que para o segundo semestre atinja níveis de um dígito.
Fonte: Ámbito
Após o desenvolvimento dos mapeamentos virtuais dos processos de importação e exportação terrestre do Brasil dentro do projeto Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF) do Mercosul, será dado início ao mapeamento de oportunidades de melhoria e soluções do processo de Exportação e Importação entre Brasil e Uruguai em formato presencial, a ser realizado na fronteira de Chuí/Chuy.
O estudo da Gestão Coordenada de Fronteiras é realizado pelo Instituto Aliança Procomex, que busca o apoio do setor privado para continuar o avanço nos mapeamentos. O encontro ocorre nos dias 27 e 29 de fevereiro de 2024, das 09h00 às 17h00, na Casa da Cultura da Prefeitura de Chui, Rio Grande do Sul.
Estes encontros são essenciais para promover uma colaboração eficaz entre todos os envolvidos na cadeia logística. A ABTI, como membro da Aliança Procomex e colaboradora do projeto, estará presente e convida os associados a contribuírem com este importante estudo.
Clique aqui para se inscrever.
As reuniões ocorrerão da seguinte maneira:
27/2/2024: Reunião exclusiva entre o Setor Privado de Brasil e Uruguai.
Objetivo: Revisar o mapa de processo de exportação e importação entre Uruguai e Brasil (e vice-versa) para agregar o fluxo de atividades correspondente ao setor privado e incorporar os desafios (gargalos) enfrentados pelos atores no dia a dia da atividade em fronteira.
29/2/2024: Reunião entre Setor Público e Privado de Brasil e Uruguai.
Objetivo: Identificar soluções conjuntas/consensuais nos mapas de processos entre Uruguai e Brasil (e vice-versa) com a visão do Setor Público e Privado de ambos os países.
Informações do Evento:
Local das Reuniões: Casa da Cultura da Prefeitura de Chuí, Rio Grande do Sul.
Data e Horário : 27 e 29 de fevereiro de 2024, das 09h00 às 17h00.
Participantes: Transportadores, Despachantes Aduaneiros, Agentes de Carga, Terminais, Recintos, Importadores, Exportadores e demais atores da cadeia logística.
Projeto Gestão Coordenada de Fronteiras
A Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF) envolve, através de acordos internacionais, a articulação dos Serviços Públicos e do Setor Privado dos países envolvidos com o objetivo de melhorar pontos como o controle fiscal, a segurança fronteiriça, e garantir maior eficiência no uso de recursos e no trânsito de pessoas e cargas.
Este projeto, conduzido pelo Instituto Procomex e financiado pelo Banco Mundial, busca estudar as fronteiras do Mercosul visando simplificar e automatizar operações, acelerar o comércio e implementar as melhores práticas e padrões internacionais.
Conforme divulgado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou e publicou neste mês um novo normativo para o Transporte Rodoviário Internacional de Cargas (TRIC). A Resolução ANTT nº 6.038, de 8 de fevereiro de 2024, está estruturada em 12 capítulos que atualizam a regulação do setor.
As mudanças entrarão em vigor no dia 1º de março, quando as Resoluções ANTT nº 5.583/2017 e nº 5.840/2019, que atualmente regem o TRIC, serão revogadas e suas principais definições unificadas no novo texto.
Para que se conheçam as principais alterações no normativo, a ABTI estará destacando as mudanças e atualizações trazidas pela Resolução nº 6.038/2024 até a data de sua entrada em vigência.
Para começar, destacamos o escopo regulamentar da medida, que atende a acordos internacionais e disciplina a prestação do serviço por transportador brasileiro ou estrangeiro.
Em suas disposições preliminares, são compiladas outorgas e autorizações que serão definidas pelo texto e dependerão do atendimento aos requisitos estabelecidos em Acordos Internacionais vigentes e na Resolução.
Em conformidade com a legislação atual, constam: a outorga de Licença Originária para transportador brasileiro; a Autorização de Trânsito para transportador brasileiro que detenha Licença Originária; a Autorização de Viagem de Caráter Ocasional para transportador brasileiro; e a Autorização de Transporte Rodoviário Internacional de Carga Própria para pessoa física ou jurídica.
Ademais, acrescendo ao texto anterior, foi estabelecido que além da outorga de Licença Complementar, a ANTT concederá uma Licença Complementar de Trânsito para transportador estrangeiro que detenha Licença Originária e que tenha o Brasil como país de passagem ao invés de destino.
Por fim, a nova Resolução define a necessidade de transportadores estrangeiros apresentarem Autorização de Viagem de Caráter Ocasional, obtida junto ao órgão competente de seu país de origem, para poderem prestar serviço de transporte não regular pelo Brasil.
A ABTI está à disposição das transportadoras em caso de dúvidas ou necessidade de qualquer esclarecimento a respeito do novo normativo.
Temos uma equipe pronta para garantir que sua empresa esteja em conformidade com as novas regulamentações e possa operar de acordo com as exigências do setor.
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