Em um dia imersivo nas três revoluções regulatória, tecnológica e comportamental, o ANTT DAY reuniu investidores, setor regulado, parlamentares, órgãos parceiros e usuários para dialogar sobre pautas dos transportes terrestres. O evento aconteceu nesta quarta-feira (6/3), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Um dos principais pontos de interesse do transporte rodoviário de cargas foi abordado no painel sobre a revolução tecnológica, na qual tratou-se sobre os desenvolvimentos que vêm ocorrendo dentro do Sandbox Regulatório do Sistema de Pesagem Dinâmica de Veículos em Velocidade da Via (HS-WIM) e do sistema Free Flow.
Na oportunidade, a gerente de Regulação do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas, Claude Soares, líder do projeto, falou sobre o HS-WIM. O primeiro sistema de pesagem automática de veículos de cargas em movimento em rodovias do país substitui quatro postos de pesagem veicular (PPVs) com balanças lentas pelo sistema HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion) para fins de testes do novo sistema e futura decisão quanto à troca definitiva dos PPVs pelo sistema HS-WIM.
Segundo Claude, a primeira fase do projeto já permitiu aperfeiçoar o planejamento geral do projeto e a entrada na segunda etapa, que contará com desenvolvimento de sistemas, integração de informações e calibragem dos equipamentos.
Em teste no trecho da Concessionaria Ecovias do Cerrado, BRs 364 e 365, que ligam Uberlândia (MG) à Jataí (GO), e com quase sois milhões de veículos pesados, o sistema deverá ter sua primeira balança em vias de homologação. A pesagem em movimento traz benefícios como mais segurança, menos danos ao pavimento e mais fluidez.
Foi divulgada ainda a preparação de um workshop que trará em maiores detalhes os resultados e experiências obtidas com o HS-WIM.
Já o sistema Free Flow está sendo testado experimentalmente, pela ANTT em parceria com a CCR Rio-SP, em um trecho da BR-101, entre as cidades de Ubatuba/SP e Rio de Janeiro/RJ.
A inovação possibilita o pagamento automático de pedágios, permitindo a livre passagem dos veículos sem a necessidade de redução de velocidade. Os veículos são identificados por pórticos com equipamentos de última geração que reconhecem TAGs ou placas. A tecnologia avançada determina o valor da tarifa com base em características como altura, largura, comprimento e quantidade de eixos.
O Superintendente de Fiscalização da ANTT, Felipe Freitas, afirmou que a revolução tecnológica traz uma responsabilidade de mudança comportamental e regulatória também.
Para que isso aconteça, a ANTT vai buscar ampliar o diálogo com operadores e sociedade em geral para efetivar a aplicação e adaptação às inovações tecnológicas.
Um dos principais objetivos nesse sentido, dentro do sandbox regulatório do Free Flow, será reduzir o número de autuações e tornar o sistema mais compreensível aos usuários.
O ANTT Day foi transmitido virtualmente pelo canal de Youtube da ANTT. Clique aqui para assistir.
Reunião Participativa nº 1/2024
Para colher subsídios relativos à minuta de norma que tem como escopo regular o Sistema Free Flow, a ANTT estará recebendo até o dia 15 de março contribuições por escrito para a Reunião Participativa nº 1/2024 podem ser feitas pelo Sistema Participantt.
Informações e esclarecimentos adicionais relativos à Reunião Participativa poderão ser obtidos pelo e-mail rp001_2024@antt.gov.br.
O Sr. Francisco Cardoso, ex-presidente da ABTI e atual 2° Vice-Presidente da entidade, recebeu nesta quarta-feira (6) o Prêmio AVANTT 2024, conferido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) às personalidades que contribuíram para o setor de transportes terrestres no Brasil.
A solenidade de entrega da homenagem ocorreu em Brasília, na sede da ANTT. O Prêmio AVANTT foi criado com o intuito de reconhecer e incentivar as práticas e ações exemplares que contribuem para o avanço e a regulamentação do transporte terrestre.
O Presidente da ABTI, Glademir Zanette, também esteve presente na solenidade, prestigiando a homenagem a seu antecessor no cargo.
Francisco recebeu a medalha dentro da categoria Mérito Institucional, que reconhece indivíduos, autoridades, e personalidades que tenham prestado serviços notáveis ao setor. A escolha de Francisco é um testemunho do seu incansável empenho e dedicação ao longo de sua gestão na ABTI e de seu comprometimento com o desenvolvimento do transporte internacional.
Ao receber a medalha, ele destacou que o transporte rodoviário internacional de cargas possui desafios próprios por ser exercido junto a outros países com economias, legislações e culturas diferentes e agradeceu à ANTT pela atenção e apoio diante desses desafios.
"A ANTT tem sido uma parceira. Institucionalmente [a Agência] representa o Brasil no Mercosul e tem sido nossos procuradores, nossos advogados, na defesa do operador brasileiro de transporte internacional. Nosso muito obrigado, em nome de todos os associados da ABTI", declarou Francisco.
A ABTI parabeniza mais uma vez a Francisco por este reconhecimento e agradece sua contribuição para a Associação e o setor como um todo.
Outras personalidades de importância para o transporte foram laureadas com o Prêmio AVANTT. Dentro da mesma categoria de Mérito Institucional, foram homenageados o Sr. Jorge Bastos, Diretor-Presidente da Infra S.A; Francisco Pelucio, ex-presidente da NTC & Logística e da ABTI; e a Dra Nicole Goulart, Diretora-executiva Nacional do SEST SENAT, uma das instituições integrantes do Sistema Transporte, do qual a ABTI é associada.
Em sua fala, a Dra Nicole agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do trabalho realizado pelo SEST SENAT em prol da qualificação e qualidade de vida dos trabalhadores do transporte. "Temos muitos investimentos necessários em estradas, em veículos e equipamentos, mas nada disso funciona sem o nosso ativo mais importante que é o trabalhador", afirmou Nicole.
Na categoria Mérito Funcional, que destina-se a homenagear o papel institucional daqueles que contribuem para os resultados da ANTT, foram agraciados membros da Agência que se mostram também sempre dispostos a auxiliar e trabalhar em conjunto com a ABTI, atentos às demandas do setor privado, como Daniel De Castro, Chefe da Assessoria de Relações Institucionais; Felipe Ricardo Freitas, Superintendente de Fiscalização; e Claude Soares, Gerente de Regulação do Transporte.A Associação parabeniza a todos pela merecida homenagem e agradece pela parceira continuamente demonstrada.



Fotos: Jeff D`Avila
Prazo termina neste mês para motoristas com validade da CNH entre janeiro e junho
Fique atento aos novos prazos para regularização do exame toxicológico obrigatório para motoristas profissionais que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.
O dia 31 de março será a data limite para motoristas com validade da CNH entre janeiro e junho.
Já os condutores cujo documento tenha vencimento entre julho e dezembro terão até 30 de abril para regularizar sua situação.
O exame toxicológico é uma determinação prevista no Código de Trânsito Brasileiro para identificar o uso de substâncias psicoativas que possam comprometer a capacidade de direção e causar acidentes.
O motorista flagrado conduzindo veículo com exame toxicológico vencido será multados em R$ 1.467,35 e receberá sete pontos na CNH.
Idade
Os condutores com menos de 70 anos devem realizar o exame para emissão e renovação da CNH, além de atualizações a cada dois anos e seis meses.
Laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fazem a análise a partir de amostras de cabelo, pelo ou unha, e os resultados levam cerca de 15 dias para serem emitidos.
Os custos ficam a cargo das empresas contratantes dos motoristas ou dos próprios condutores, caso sejam autônomos.
Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é necessário realizar o cadastro ou login, por meio da conta gov.br.