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A ABTI reforça as restrições de tráfego de caminhões definidos pela Polícia Rodoviária Federal para os feriados de 2024.

A Polícia Rodoviária Federal dispõe, na Portaria DIOP/PRF nº 40, sobre a restrição do trânsito de Veículos e Combinações de Veículos excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito em rodovias federais nos períodos dos feriados do ano de 2024, cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:

  1. Largura máxima: 2,60 metros;
  2. Altura máxima: 4,40 metros;
  3. Comprimento total de 19,80 metros;
  4. Peso Bruto Total Combinado (PBTC) para veículos ou combinações de veículos: 58,5 toneladas.

A restrição envolve o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).

A restrição abrangerá apenas os trechos rodoviários de pista simples, exceto o trecho compreendido entre o km 283 e 286 da BR-050, em Catalão/GO.

Nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima não haverá restrições de circulação.

No Estado de Rondônia somente haverá a restrição de circulação no período da Operação Fim de Ano.

Confira abaixo os dias e horários da Restrição de Tráfego de 2024:

lista restricao

 

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A reuniões de mapeamento dos processos de importação e exportação terrestre dentro do projeto Gestão Coordenada de Fronteira voltam a acontecer em abril.

Os encontros iniciam no dia 2 de abril (terça-feira) com a análise das operações pela fronteira Fray Bentos (Uruguai) e Gualeguaychú (Argentina). Já no dia 3 de abril começam os mapeamentos entre Uruguaiana e Paso de Los Libres. Todos os encontros serão virtuais neste primeiro momento.

O Instituto Aliança Procomex, que coordena o projeto, conta com o apoio do setor privado para discutir e validar o fluxo de atividades nos passos de fronteira, de forma a compreender a experiência e os anseios deste setor. A ABTI, como integrante da Aliança Procomex e apoiadora do projeto, ressalta a importância da participação dos transportadores para que se conheça melhor as fronteiras pelas quais acontece o comércio exterior e se garanta melhoras efetivas nos processos.

Confira os detalhes das reuniões e inscreva-se para participar abaixo:

Dia 2/4 - Mapeamento Argentina/Uruguay:

Mapeamento do processo de importação argentina de produtos uruguaios pela fronteira Fray Bentos – Gualeguaychú.

Horário: das 9h às 12h.

Participe aqui.

Dia 3/4 – Paso de Los Libres (Argentina)/Uruguaiana (Brasil):

Mapeamento do processo de importação argentina de produtos brasileiros.

Horário: das 9h às 12h.

Participe aqui.

Dia 5/4 - Paso de Los Libres – Uruguaiana:

Mapeamento do processo de importação brasileira de produtos argentinos.

Horário: das 9h às 12h.

Participe aqui.

Dia 8/4 - Paso de Los Libres – Uruguaiana:

Mapeamento do processo de exportação brasileira com destino à Argentina.

Horário: das 9h às 12h.

Participe aqui.

Gestão Coordenada de Fronteiras

Coordenado pelo Instituto Procomex a partir do pedido do Comitê Técnico nº 2 do Mercosul e contando com financiamento do Banco Mundial, o projeto Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF) do Mercosul quer agilizar e modernizar o comércio entre os países revisando processos e acordos de cooperação em diferentes pontos de fronteira do bloco.

No Brasil, o trabalho de mapeamento iniciou pela fronteira Chuí/Chuy, em fevereiro. Em março, foram mapeados os processos de Ciudad del Este/Foz do Iguaçu.

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A ABTI participou nesta segunda e terça-feira (25 e 26/3) da IX Reunião Bilateral entre Brasil e Peru, realizada na cidade de Lima. No encontro foram discutidos um total de 27 itens, sendo o principal avanço de interesse dos transportadores internacionais de cargas o aumento da tonelagem máxima do Sistema de Cupos.

Coordenada pela ANTT, a comitiva brasileira foi composta ainda por autoridades governamentais como representantes do Ministério dos Transportes, SENATRAN e Receita Federal, além de entidades do setor privado. A Associação foi representada pela vice-presidente Executiva Gladys Vinci e pelo 2º vice-presidente de Gestão Coordenadas de Fronteira, Danilo Guedes.

A avaliação do sistema de cupos (cotas) era uma das principais pautas do evento. O sistema fixa o limite máximo de 65.000 toneladas de capacidade de carga para a frota habilitada ao transporte de cargas entre os países. Em razão dessa limitação, foi necessária a criação de um sistema de fila para os pedidos que fossem recebidos após o atingimento do limite máximo das cotas, ainda em 2020, o que causa entraves no aumento do fluxo comercial entre os países.

As autoridades brasileiras explicaram que o sistema já teve seu lugar, mas hoje, principalmente diante da boa situação econômica pela qual passa o Peru, as cotas não fazem mais sentido, prejudicando o próprio país com redução de eficiência e custos operacionais maiores.

Diante dos pedidos do Brasil pelo aumento imediato da tonelagem permitida pelo sistema, as autoridades peruanas concordaram com a elevação do peso máximo para 75.000 toneladas.

A mudança irá permitir que os transportadores internacionais de cargas avancem 75 posições na fila, que atualmente excede mais de 400 pedidos.

Quanto às propostas de uma análise de fim do sistema de cupos, as autoridades do país informaram que precisariam de 60 dias para avaliar a possibilidade e responder ao Brasil. Uma reunião técnica ficou agendada para voltar a tratar do tema após esse prazo.

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