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A ABTI participou nesta segunda e terça-feira (25 e 26/3) da IX Reunião Bilateral entre Brasil e Peru, realizada na cidade de Lima. No encontro foram discutidos um total de 27 itens, sendo o principal avanço de interesse dos transportadores internacionais de cargas o aumento da tonelagem máxima do Sistema de Cupos.

Coordenada pela ANTT, a comitiva brasileira foi composta ainda por autoridades governamentais como representantes do Ministério dos Transportes, SENATRAN e Receita Federal, além de entidades do setor privado. A Associação foi representada pela vice-presidente Executiva Gladys Vinci e pelo 2º vice-presidente de Gestão Coordenadas de Fronteira, Danilo Guedes.

A avaliação do sistema de cupos (cotas) era uma das principais pautas do evento. O sistema fixa o limite máximo de 65.000 toneladas de capacidade de carga para a frota habilitada ao transporte de cargas entre os países. Em razão dessa limitação, foi necessária a criação de um sistema de fila para os pedidos que fossem recebidos após o atingimento do limite máximo das cotas, ainda em 2020, o que causa entraves no aumento do fluxo comercial entre os países.

As autoridades brasileiras explicaram que o sistema já teve seu lugar, mas hoje, principalmente diante da boa situação econômica pela qual passa o Peru, as cotas não fazem mais sentido, prejudicando o próprio país com redução de eficiência e custos operacionais maiores.

Diante dos pedidos do Brasil pelo aumento imediato da tonelagem permitida pelo sistema, as autoridades peruanas concordaram com a elevação do peso máximo para 75.000 toneladas.

A mudança irá permitir que os transportadores internacionais de cargas avancem 75 posições na fila, que atualmente excede mais de 400 pedidos.

Quanto às propostas de uma análise de fim do sistema de cupos, as autoridades do país informaram que precisariam de 60 dias para avaliar a possibilidade e responder ao Brasil. Uma reunião técnica ficou agendada para voltar a tratar do tema após esse prazo.

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