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Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu três novos trevos no Oeste de Santa Catarina que vão garantir mais segurança e facilidade para os mais de 15 mil motoristas que circulam diariamente pela região. As obras realizadas na BR-282/SC e BR-158/SC fazem parte de um pacote de ações para melhorar a trafegabilidade nos trechos e tiveram investimentos de mais de R$ 10 milhões.

No km 554 da BR-282/SC, o DNIT concluiu um novo acesso à área urbana do município de Nova Itaberaba com a construção de um trevo alongado e adição de faixas de aceleração e desaceleração, que evitam o cruzamento de veículos pelas pistas da BR-282/SC durante a entrada ou saída do município.

Já na BR-158/SC, dois novos trevos foram entregues - um em Cunha-Porã, em frente a uma unidade de produção de ração para a cadeia de produção de animais, e outro para acesso à área urbana do município de Palmitos.

O acesso a Palmitos, no km 135, ganhou uma nova rótula e pistas de aceleração e desaceleração para facilitar a entrada e saída de veículos do município.

No km 112, em frente à fábrica de ração, o DNIT construiu um trevo alongado com área de manobra para a constante circulação de caminhões de grande porte
O DNIT realizou, nas três obras, serviços de terraplenagem, aplicação de base, sub-base e pavimentação, instalação e construção de dispositivos de drenagem, retaludamento, enleivamento, além de nova sinalização horizontal e vertical.

Importância

A BR-282/SC é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, cruzando o estado de leste a oeste em uma extensão de mais de 600 quilômetros. A rodovia é utilizada para transporte de cargas e deslocamento de pessoas, ligando a Grande Florianópolis, a Serra e o Grande Oeste do estado.

A BR-158/SC é uma rodovia no traçado norte-sul, que em Santa Catarina atravessa os municípios de Palmitos, Caibi, Cunha-Porã e Maravilha, uma região de intensa produção do agronegócio e circulação de cargas de animais, ração e insumos agrícolas.

Fonte: DNIT

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A balança comercial – diferença entre exportações e importações – fechou julho com superávit de US$ 9,035 bilhões, divulgou nesta terça-feira (1º) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O resultado é o melhor para meses de julho e representa alta de 68,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, pelo critério da média diária.

Com o resultado de julho, a balança comercial encerrou os sete primeiros meses do ano com superávit acumulado de US$ 54,1 bilhões, resultado recorde para o período desde o início da série histórica, em 1989.

Em relação ao resultado mensal, o recorde ocorreu apesar de tanto as exportações como as importações terem caído em julho. No mês passado, o Brasil vendeu US$ 29,062 bilhões para o exterior, queda de 2,6% em relação ao mesmo mês de 2022 pelo critério da média diária. As compras do exterior somaram US$ 20,027 bilhões, recuo de 18,2% pelo mesmo critério.

Do lado das exportações, a queda das commodities (bens primários com cotação internacional) foi a principal responsável pela retração. Após baterem recorde no primeiro semestre do ano passado, após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, as commodities recuaram nos últimos meses, provocando a retração nas vendas externas. A safra recorde de grãos contribuiu para segurar a queda nas exportações.

No mês passado, o volume de mercadorias exportadas subiu 14,1%, enquanto os preços caíram 14,2% em média na comparação com o mesmo mês do ano passado. Nas importações, a quantidade comprada caiu 2,7%, mas os preços médios recuaram 14,8%.

Estimativa

Apesar da desvalorização das commodities, o governo prevê saldo positivo recorde de US$ 84,7 bilhões, contra projeção anterior de US$ 84,1 bilhões, feita em abril.
Segundo o MDIC, as exportações diminuirão 1,4% em 2023 e encerrarão o ano em US$ 330 bilhões. As estimativas são atualizadas a cada três meses. As importações recuarão 10% e fecharão o ano em US$ 245,2 bilhões.

As previsões estão muito mais otimistas que as do mercado financeiro. O boletim Focus, pesquisa com analistas de mercado divulgada toda semana pelo Banco Central, projeta superávit de US$ 66 bilhões neste ano.

Fonte: EBC

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Setor de concessões de rodovias debaterá sobre soluções tecnológicas em evento no dia 10 de agosto, em São Paulo.

A integração de novas tecnologias que tornem as viagens de motoristas e usuários de rodovias mais seguras e confortáveis será tema de debate no evento Rodovias do Futuro, programado para 10 de agosto de 2023, no Golden Hall do WTC – World Trade Center, à Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo - São Paulo – SP.

O evento foi criado pela Melhores Rodovias do Brasil – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), e é realizado em parceria com duas das mais importantes agências reguladoras de transportes do País: a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

O dia será ocupado por apresentações e debates de temas como: a) Monitoramento de rodovias por drones; b) Como o Big Data poderá transformar dados, Programas e sistemas em inteligência para as rodovias; e c) O uso da Inteligência Artificial no controle de fluxo e da segurança em rodovias. O programa completo está disponível no site www.rodoviasdofuturo.com.br.

Por acreditar que a disseminação de conhecimento é o caminho para o sucesso, a Associação, como apoiadora institucional do evento, conseguiu desconto para os associados que tenham interesse em participar. Para garantir o desconto, os associados devem entrar en contato para receberem o cupom exclusivo da ABTI.

Evento Rodovias do Futuro -
Data: 10 de agosto, das 9h00 às 18h00
Local: Golden Hall do WTC – World Trade Center (Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo - São Paulo – SP)

Participe!!

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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