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A redução da taxa Selic de 13,75% ao ano para 13,25% pode refletir positivamente nos negócios do setor fabricante de implementos rodoviários. "Os juros em queda devem impulsionar as vendas de caminhões e de implementos rodoviários", diz José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), que completa: "nossas expectativas podem ser superadas o que seria muito importante ao mercado como um todo".

Os mercados de agronegócios e construção civil estão em alta. A estimativa para o crescimento da safra é de 16,5%, segundo a Conab; e a projeção do desempenho da construção civil é de 4,5% segundo analistas do setor.
Esses dois mercados estão suportando o crescimento do segmento de Reboques e Semirreboques no período de janeiro a julho de 2023. "A safra recorde e o aquecimento nas obras civis impulsionam as vendas do setor Pesado", explica o presidente da Anfir.

Outro fator que concorre a favor das vendas no segmento Pesado é o implemento com 4º eixo. "O equipamento com maior capacidade de carga, atrai os clientes pois representa mais faturamento para o transportador o que resulta em um efeito localizado de renovação de frota", explica Spricigo. Por isso, mesmo com o recuo nas vendas de caminhões, os Reboques e Semirreboques registram desempenho em alta.

Os segmentos de Graneleiro/Carga Seca e Carrega Tudo tem sido utilizados tanto no agronegócio quanto na construção civil para atender as demandas de transporte de produtos. O primeiro deles registra variação positiva de 37,24% e o segundo 28,63%.

O produto Silo, que atende a construção civil, teve crescimento de 62,45%. Já o Tanque Carbono, voltado para o transporte de cargas líquidas registrou 17,89% de variação positiva.

A redução no preço dos combustíveis teve impacto nas vendas do produto Tanque Inox que registrou de janeiro a julho de 2023 volume de emplacamentos 152,78% superior ao mesmo período do ano passado.

Bau lonado. No segmento de Carroceria sobre chassis o destaque positivo é o produto Bau Lonado. O produto segue com vendas positivas, registrando crescimento de 16,84%. O Bau Lonado é utilizado em operações de carga e descarga, sobretudo com uso de pallets.

Fonte: Revista Caminhoneiro

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O DNIT informa que nesta quarta-feira (9), às 15 horas, ocorre uma operação de detonação de rochas no km 58 da BR-470/SC, em Blumenau. A ação é necessária para avançar com as obras de duplicação da rodovia no Lote 4. Com a atividade, o trânsito da rodovia será totalmente bloqueado nos dois sentidos a fim de garantir a segurança de trabalhadores e usuários.

A expectativa é de que a operação de detonação e limpeza da pista seja executada em cerca de uma hora, podendo ocorrer em menos tempo. A programação pode ser alterada em caso de chuva ou outra condição adversa. A autarquia pede aos motoristas que reduzam a velocidade e fiquem atentos à sinalização provisória e orientação das equipes do DNIT.

Fonte: DNIT

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A diretora executiva da Associação, Gladys Vinci, participou na tarde de hoje de uma reunião na Receita Federal do município de Itaqui, fronteira com Alvear – Argentina, para tratar, junto com as autoridades locais, sobre o funcionamento das balsas para o cruze dos veículos do transporte rodoviário internacional de cargas.

A Associação recebeu informação sobre graves problemas que vêm afetando a eficiência da balsa que faz a travessia entre Itaqui/BR e Alvear/AR. Desde o ano passado, a balsa argentina que realizava a travessia não está em funcionamento devido uma determinação judicial. Essa situação tem gerado consequências adversas na dita fronteira, incluso para o comércio exterior.

Atualmente, tem somente uma balsa disponível para atravessar todos os tipos de veículos (leves e pesados), em um horário restrito das 8h15min às 12h e das 14h às 17h, sendo que o percurso de um país a outro demanda, aproximadamente, vinte minutos.

O maior desafio está em administrar a alta demanda que existe para o cruze vicinal e os veículos de carga, já que a balsa brasileira não comporta o transporte simultâneo de veículos leves e pesados, restringindo assim, os primeiros horários aos cidadãos que desenvolvem atividades profissionais ou com fins particulares no outro país.

Ainda, além da prioridade dada ao trânsito vicinal soma-se o fato da limitação que impõe a necessidade de controle novamente da AFIP, às cargas já liberadas que aguardam na fila a sua vez para embarcar. Não há cruzes desde a metade da manhã e até início da tarde, devido a outras atividades que os fiscais argentinos necessitam desenvolver neste porto.

Estes são somente alguns dos gargalos enfrentados pelos transportadores que aguardam em um local com uma infraestrutura precária por vários dias.

A Associação encaminhou as informações ao Chefe da Divisão de Argentina, Uruguai e Chile (DAUC), do Ministério de Relações Exteriores, Carlos Cuenca, ao Embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, e ao Delegado da Alfândega da RFB em Uruguaiana, Wilsimar Garcia, que responde pela jurisdição de Itaqui, solicitando intervenção dos organismos para resolver urgentemente esses problemas enfrentados na travessia entre Itaqui e Alvear. É imperativo que as autoridades competentes revisem e reformulem o processo de travessia, considerando a implementação de medidas que garantam um fluxo eficiente e seguro de veículos, bem como uma abordagem mais ágil na solução de problemas.

Em vista das demandas dos operadores da fronteira de Itaqui, é evidente que o estabelecimento de um horário de funcionamento da balsa das 08h às 12h e das 14h às 18h surge como uma solução crucial para promover um transporte de cargas mais eficiente e sem entraves. Essa medida não apenas atenderá às necessidades desta fronteira, permitindo que as atividades sejam desempenhadas de maneira otimizada, mas também contribuirá para o cumprimento das diretrizes de facilitação do comércio.

Ao sincronizar os horários de operação da balsa com os momentos de maior demanda, será possível impulsionar a fluidez do trânsito de mercadorias, fortalecendo assim a economia e o intercâmbio comercial na região. Em última análise, a adoção desses horários reforça a importância de uma abordagem proativa na busca por soluções que beneficiem tanto os operadores quanto a facilitação do comércio, resultando em uma fronteira mais dinâmica e eficaz.

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