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A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais convoca todos os associados para participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 26 de outubro de 2023, às 8 horas, na Rua Dos Andradas, 1995, em Uruguaiana/RS.

Confira o que será tratado no encontro:

a) Eleições dos membros da nova composição da Diretoria e dos Conselhos, para o biênio 2024/2025;

b) Assuntos gerais, sem caráter decisório;

Ressalta-se a importância da participação dos associados da entidade para usufruir de seu direto ao voto escolhendo os representantes que trabalharão em prol do setor de transporte nos próximos dois anos.

Caso o associado não possa comparecer no dia da assembleia, é possível nomear um procurador para representá-lo na votação. Para isso, basta entrar em contato com o setor de comunicação da entidade que encaminhará um modelo de procuração pronto para a ocasião.

Será um evento híbrido, com vagas presenciais limitadas, e possibilidade de participação via videoconferência. Para a modalidade presencial, solicitamos que seja confirmada a participação o quanto antes, visto que serão poucos lugares disponíveis.

Ainda, para efeito de verificação de quórum de instauração, serão considerados 265 associados em pleno gozo de seus direitos sociais. O link para participação online será disponibilizado através da plataforma Teams ao associado que assim o solicitar.

É extremamente importante a participação de todos os associados. Participe!

Clique aqui e confira o edital de convocação na íntegra.

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A BR-293 está totalmente bloqueada desde domingo (24), no km 151, devido à cedência de parte do asfalto, próximo à ponte sobre o Rio Jaguarão, entre Candiota e Hulha Negra. Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a obstrução é necessária para a realização de obras e escavação da pista pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em razão do pavimento ter cedido. Não há previsão de liberação do trânsito no local para os próximos dias.

A PRF alerta, porém, para que veículos pesados não utilizem o desvio de estrada de chão na região. Caminhões têm risco de atolarem na estrada de chão batido, segundo os policiais rodoviários.

Para evitar essa situação, a PRF sugere as seguintes rotas alternativas para caminhões de grande porte, carretas e bitrens:

Para quem se desloca de Pelotas para Bagé e Santana do Livramento, a orientação é utilizar a BR-392, por Canguçu/Santana da Boa Vista, acessando a BR-153, em Caçapava do Sul.

Para quem se desloca de Bagé sentido Pelotas, deve-se acessar a BR-153 em Bagé e seguir até Caçapava do Sul para acessar a BR-392 sentido Pelotas.

Fonte: GZH

Foto: PRF/Divulgação

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A balança comercial argentina fechou com saldo negativo pelo sexto mês consecutivo. Segundo o Indec (Instituto Nacional de Estadística y Censos de la República Argentina), em agosto foram efetuadas exportações no valor de US$ 5,854 bilhões e foram pagas importações no valor de US$ 5,865 bilhões. Ou seja, a balança comercial foi de -US$ 1,011 bilhão para a Argentina.

O fraco resultado confirma a tendência negativa iniciada em março, quando o país pagou US$ 1,111 bilhão a mais do que faturava pela venda de produtos a outros países. Seguiram-se depois quedas de US$ 193 milhões em abril, US$ 1,124 milhões em maio, US$ 1,833 bilhão em junho, US$ 700 milhões de dólares em julho e agora US$ 1,011 bilhão em agosto.

Além disso, janeiro resultou numa balança comercial negativa de US$ 443 milhões. A única exceção do ano foi fevereiro, quando o saldo foi positivo em US$ 211 milhões.

Desta forma, os dados estatísticos recolhidos pelo Indec mostram que no acumulado dos primeiros oito meses, o país perdeu US$ 6,205 bilhões devido ao comércio internacional.

Menos comércio

Tal como mencionado acima, a balança comercial é negativa, mas é importante notar que tanto as exportações como as importações estão caindo acentuadamente. A diferença está ocorrendo no ritmo da queda.

Segundo dados divulgados pelo Indec, os envios ao exterior sofreram uma queda homóloga de 22,4% no faturamento e na divisão por grandes itens não houve exceção.

Já as importações contraíram 12,4% no mês de agosto (quase metade das exportações). Nesse caso, a queda mais acentuada ocorreu na entrada de veículos automotores de passeio (-88,1%), mas é um item que tem participação de apenas 0,3% no total das importações.

Desvantagem com o mundo

É claro que o maior problema da balança comercial da Argentina é o dinheiro que deixou de entrar devido à queda nas colheitas de grãos, mas na divisão por mercados observam-se saldos negativos mesmo em países que não são os principais compradores de grãos, esses insumos.

Com o principal parceiro comercial, o Brasil, foi registado um saldo negativo de US$ 371 milhões em agosto. As exportações para o país vizinho despencaram 14,5%, enquanto as importações caíram apenas 5%.

Fonte: Infobae

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