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Representantes da diretoria da ABTI participaram na tarde de quinta-feira de uma reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestre - ANTT, e empresários do ramo, para tratar dos recorrentes problemas operacionais por conta de interpretações unilaterais no que se refere à ligação com Peru.

O encontro foi uma solicitação da Associação, com o objetivo de debater e encontrar soluções paliativas entanto não é definida uma data para uma reunião bilateral com os organismos públicos dos países.

Na oportunidade foram discutidos os temas:
• Complementação de licenças originárias, prazos e informações;
• Modificações de frota; e
• Viagens ocasionas para empresas habilitadas e não habilitadas;

A Agência informou que já está em tratativas para uma reunião bilateral entre os países, entretanto, visto que o organismo competente do Peru mudou sua diretoria recentemente, foi solicitado que o encontro aconteça em pelo menos 60 dias.

Foi citado o assunto o sistema de quotas (cupos) que limita o tamanho da frota autorizada para as empresas brasileiras. A diretora executiva da Associação informou que está em contato com a entidade representativa do setor privado peruano, mas que a princípio, são as próprias empresas peruanas que não aceitam a alteração do sistema, pois entendem que perderão competitividade para as brasileiras.

A Agência sugeriu que seja montado um estudo para demonstrar que não há necessidade de manter as quotas, uma vez que não existem dificuldades de concorrência entre as empresas que realizam este trânsito.

Ainda, durante o encontro, foram tratados temas específicos de algumas transportadoras que estavam pendentes de resolução com a Agência. Registrou-se a determinação e proatividade da Superintendência de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas, na busca por soluções iminentes para as dificuldades apresentadas, demonstrando seu engajamento para a continuidade das atividades do setor.

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A Concessionária Multilog informa que a partir de amanhã, 12 de fevereiro, a tarifa de Exportação e Importação homologada pela RFB sofrerá mudança, atendendo ao reajuste anual de 16,71%. A revisão está prevista na cláusula oitava do contrato de concessão nº 01/2003.

O valor a ser considerado segue índice obtido pela variação do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) ocorrido no período entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022, e é aplicado nas unidades de Uruguaiana, Santana do Livramento e Jaguarão.

Confira a tabela na íntegra clicando aqui.

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Um novo capítulo da história do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região – SETCESP, está iniciando. Com 86 anos de história, a maior entidade patronal da América Latina, e responsável por representar mais de 21.000 empresas na região metropolitana de São Paulo, empossou o empresário Adriano Depentor como seu novo presidente para o triênio de 2022-2024. O gestor sucede Tayguara Helou, que comandou o sindicato pelos últimos seis anos.

O estado de São Paulo como um todo é um dos grandes polos do transporte de cargas brasileiro. Mais de 60% de tudo aquilo que é produzido no país, passa pelas rodovias e grande parte desses produtos parte do estado, ou chega até ele para ser escoado. A região também é consideravelmente impactada por desafios logísticos, de infraestrutura, segurança e burocracias, que serão focos de melhoria durante a gestão do novo presidente.

Nos últimos anos, houve grandes avanços para a entidade. O SETCESP implementou novos serviços que beneficiam as empresas do segmento, como o Clube de Compras, Cursos EAD, certificado digital, teste de opacidade e exame toxicológico. Criou o Instituto Paulista do Transporte de Carga - IPTC, a Central de Atendimento SETCESP em Jundiaí e Barueri - CAS, também a Câmara de Arbitragem do Transporte – CATC, em parceira com o sindicato dos Autônomos e o movimento Vez & Voz – uma rede de valorização e incentivo à participação de mulheres no TRC. Além disso, foi através do trabalho realizado pela entidade, que conquistas importantes para o setor, como a emissão do comprovante de entrega no formato eletrônico, o aumento do VUC (Veículo Urbano de Carga) de 6,30m para 7,20m, a liberação dele do rodízio da cidade de São Paulo, e a permissão para a entrega noturna no município, foram possíveis.

Adriano, que participou ativamente das últimas gestões, sabe que é um desafio manter o nível de representatividade adquirido pelo SETCESP, porém, está confiante em realizar um trabalho de sucesso. "Sei que nos últimos anos, os presidentes que me antecederam elevaram brilhantemente os resultados do SETCESP, então é uma grande oportunidade dar prosseguimento a este trabalho e tenho certeza de que conseguiremos transcorrer defendendo as bandeiras e trazendo soluções", destaca Depentor.

A solenidade de posse do novo presidente do SETCESP, Adriano Depentor, contou com a participação de autoridades públicas e executivos do setor de transportes e foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da entidade no YouTube. Para acessar o evento na integra, clique aqui.

Adriano Depentor possui longo histórico no transporte rodoviário de cargas. Atua há mais de 35 anos no setor. Entre os anos 2007 a 2017 presidiu a Jamef Encomendas Urgentes, e hoje faz parte do quadro societário da empresa. Formado em Administração de Empresas, com MBA na Faculdade de Administração (INSEAD), na França. É membro do Conselho Fiscal da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) e também da FuMtran (Fundação Memória do Transporte).

A Associação aproveita a oportunidade para desejar ao novo presidente êxito em suas gestões frente ao Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, onde desempenhará com segura eficiência um mandato firme e bem-sucedido.

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