Conforme informado no final da última semana, a Multilog, concessionária que administra o Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana, alterou o procedimento para solicitação de senha de ingresso no recinto, a valer a partir de hoje. O método implementado é o mesmo utilizado na unidade de Foz do Iguaçu.
Entre as atualizações do novo procedimento, está a necessidade de incluir no formulário, a data de emissão do MIC e o destino do veículo:
· PGV - Ponte Getúlio Vargas (Argentina).
· PBQ - Ponte Barra do Quaraí (Uruguai).
A partir de hoje, só serão aceitas solicitações de cargas manifestadas. Além disso, quando houver erro em alguma informação ou em documento enviado para o sistema, a requisição será rejeitada e só receberá um número de senha quando todos os dados estiverem corretos, ou seja, enquanto a requisição não for aceita, não haverá um número de senha para atendimento e este veículo permanecerá no final da fila.
A ABTI solicitou para a Multilog um encontro para que as transportadoras possam esclarecer as dúvidas referentes a este novo procedimento. No período da tarde será definida e divulgada as informações (data, hora e modalidade), contudo, cabe adiantar que deverá acontecer mais para o final da semana, possibilitando que os usuários testem o novo método e apresentem seus questionamentos com propriedade.
Confira o procedimento: https://bit.ly/3wkuVxT
Em caso de dúvidas, entrar em contato com Alisson pelo telefone (55) 3412-7207.
A Associação recebeu novamente reclamações de transportadores brasileiros que continuam sofrendo com a fiscalização indevida, principalmente pela Policia de Córdoba, exigindo duas placas traseiras nos semirreboques para trânsito na Argentina.
Diante do fato, a ABTI encaminhou o questionamento à ANTT reforçando que a mesma já emitiu uma nota à Subsecretaria de Transporte da Argentina, com a definição correta da normativa. Ainda, o tema já foi pauta de várias reuniões, mas continua acontecendo, cada vez com maior frequência. Por isso, demanda que, mais uma vez, seja solicitada a Subsecretaria de Transporte da Argentina, a ampla divulgação aos órgãos fiscalizadores, dos acordos vigentes.
A Agência oficiou o Ministério de Transporte da Argentina a respeito do problema reportado pela Associação no que tange às multas de fiscalização. Manifestou preocupação com o tema, uma vez que este já foi discutido e acordado em Reunião Bilateral Brasil e Argentina dos Organismos Competentes de Aplicação do ATIT, ocorrida em 30 a 31 de março de 2017, em Curitiba/PR, conforme registrado no item "3.7 Três Marias, Placas, Faixas Retro refletivas, velocidade 80 km e marcação de largura máxima de carga".
Ainda, o tema sobre "placa patente" foi também objeto reportado em documento enviado pelo Ministério de Transporte Automotor da Argentina à delegação brasileira. Em vista disso, solicitou que os acordos vigentes sejam reforçados e disseminados para os organismos de fiscalização de forma que seja alcançada a harmonização das atividades fiscalizatórias e logrado o fortalecimento do processo de integração.
Há exatas duas semanas, o Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana possuía mais de 2.100 senhas represadas, hoje, no final da tarde, (18 de março), haviam 557, cerca de 75% a menos. O número de veículos poderia ser ainda menor, ou até mesmo zerado, se alguns dos principais entraves reconhecidos como determinantes para melhorar o fluxo das operações tivessem melhorado, a saber, sistema no Portal Único com recorrentes oscilações ou indisponibilidades, demoras na liberação das importações ou, mesmo, a mobilização dos auditores fiscais, que até o momento não houve avanços nas negociações.
Contudo, a redução dos dias de espera no processo se deu por conta do trabalho conjunto entre Receita Federal do Brasil, ABTI e Multilog, que primou pela transparência, antecipação, organização e aproveitamento de intervalos ociosos com o melhor andamento das filas.
A Multilog, concessionária que administra o PSR/URA, informou que testará, a partir da próxima semana, um novo sistema para liberação de senha. Não haverá alteração no processo de protocolos para as transportadoras. A partir de segunda-feira, haverá um link ou QR Code que permitirá visualizar a numeração de senha, posição e a quantidade de senhas represadas.
Assim que a concessionária disponibilizar o novo procedimento, a Associação fará a devida divulgação. A ABTI agradece a colaboração de todos os envolvidos no processo, certamente ainda há muito trabalho a se fazer, contudo, qualquer avanço deve ser comemorado.