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No dia 24 de outubro de 2025, às 9h, será realizada a Reunião da Comissão Local de Facilitação do Comércio (Colfac) de Ponta Porã, no auditório da Alfândega da Receita Federal.

As Colfac são fóruns que reúnem setor público e privado para identificar gargalos nas operações de importação, exportação e trânsito e propor soluções que aprimorem os procedimentos aduaneiros, contribuindo para a facilitação do comércio exterior.

A participação dos associados que operam pela fronteira é fundamental para enriquecer o debate. Não hesite em registrar sua sugestão de pauta até o dia 04/10, pelo formulário:

Clique aqui para enviar sua proposta

Mais uma vez, a ABTI estará presente para representar os interesses dos transportadores internacionais. Entre as propostas que a Associação levará estão:

  • Utilização de assinaturas digitais;
  • Facilitação e agilização no cadastro de taras, com a possibilidade de aceite de taras já registradas em outros recintos.
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Os postos de controle e pesagem nas fronteiras de Santana do Livramento–Rivera, Jaguarão–Rio Branco e Quaraí–Artigas passarão a aplicar uma margem de 3% de tolerância na fiscalização do peso bruto total dos veículos de carga.

A medida foi estabelecida pela Resolução nº 18/2025, de 23 de setembro, da Dirección Nacional de Transporte do Uruguai. O objetivo é corrigir eventuais diferenças entre os equipamentos de pesagem utilizados — estáticos nos passos de fronteira e dinâmicos no restante do país — além de padronizar a margem de tolerância nos postos de controle.

A decisão atende a uma reivindicação antiga da ADETRANS, entidade representativa do setor em Jaguarão, com apoio da ABTI, que defendia a harmonização dos procedimentos para evitar penalizações indevidas aos transportadores por diferenças técnicas dos equipamentos.

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Após mais de três anos sem qualquer alteração, os valores dos serviços relacionados ao RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) passarão por reajuste a partir de 1º de outubro.

A definição foi feita pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) e validada pelas Federações do setor, considerando a necessidade de recompor a inflação acumulada no período em que não houve atualização da tabela.

O que é o RNTRC e por que ele é importante?

O RNTRC é o cadastro obrigatório de todos os transportadores rodoviários remunerados de cargas no Brasil. Ele é um pré-requisito indispensável para a habilitação no transporte de cargas internacional, assegurando que a frota esteja devidamente regularizada.

Novos valores a vigorar

Confira abaixo os valores atualizados que entrarão em vigor a partir de outubro para Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (ETCs):

Serviço Valor (R$)
 ETCs em geral  
          Inclusão/Reativação de Veículo Automotor 281,00  
          Inclusão/Reativação de Implemento 191,00  
          Reativação do Transportador 281,00  
 ETCs associadas às Entidades  
          Inclusão/Reativação de Veículo Automotor 130,50  
          Inclusão/ Reativação de Implemento 101,00  
          Reativação do Transportador 130,50  

 

Apoio da ABTI e do SETAL

A ABTI acompanha de perto o processo, conferindo documentos e oferecendo assessoria aos transportadores, para garantir que todos os procedimentos estejam corretos. Além disso, contamos com a presença física do SETAL (Sindicato das Empresas de Transporte da Fronteira Oeste) em nossa sede, que é um ponto autorizado pela ANTT para atendimento do RNTRC. O SETAL disponibiliza suporte especializado para inclusão, renovação, atualização da frota e dados cadastrais, garantindo maior agilidade e segurança para as empresas da região.

Assim, ABTI e SETAL atuam em conjunto para facilitar o acesso dos transportadores às exigências legais e assegurar que as empresas estejam aptas a operar no mercado, nacional e internacional.

Para mais informações e orientações sobre o RNTRC, entre em contato pelo e-mail: licencas@abti.org.br.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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