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Em meados de abril, o Ministério de Produção da Argentina junto do governo de Mendoza e da Coordenação Geral dos Centros de Fronteira firmou um "Protocolo de Ação" que será aplicado em casos de fechamento prolongado (acima de 72 horas) do passo internacional Cristo Redentor, na fronteira Argentina-Chile.

O protocolo prevê a implementação de 10 pontos de contenção de caminhões ao longo da Ruta Nacional 7, com capacidade total para abrigar até 2.240 unidades. Esta medida tenta evitar o congestionamento e garantir uma circulação fluida e segura no corredor internacional.

Este projeto quase foi acionado nesta semana, após o primeiro bloqueio do passo deste ano ser decretado no domingo e ter se mantido até o início de terça-feira. Não houve acionamento, pois o fechamento não durou 72h.
A medida, porém, também foi criticada pelos transportadores internacionais. Isso porque cada posto terá uma cota determinada de vagas, e o acesso será bloqueado após atingido o limite de 2.240 caminhões, deixando outros veículos fora da província de Mendoza, aguardando em locais inseguros e sem condições de abrigar motoristas e cargas.

O passo internacional Cristo Redentor, em média, fica fechado 25 dias por ano devido às tempestades de neve em alta montanha.

No ano passado a estrada internacional esteve fechada durante 60 dias devido a contingências meteorológicas, dos quais 43 ocorreram nos últimos 90 dias do inverno. Neste cenário, 10 mil caminhões permaneceram aguardando a reabertura do passo internacional Cristo Redentor; 4.000 ficaram retidos em Mendoza, enquanto os outros 6.000 ficaram retidos nas províncias vizinhas.

A ação dentro do protocolo é dividida em três fases

1. Início do Protocolo e Deslocamento de Pessoal e Recursos:

Confirmada a interrupção do trânsito na Travessia Internacional Cristo Redentor por mais de 72 horas, será emitido comunicado oficial para notificar os envolvidos sobre a suspensão do trânsito internacional e a ativação do protocolo. Medidas de controle serão implementadas para garantir a ordem e a segurança na área.

2. Concentração:

Os 10 pontos de contenção estabelecidos ao longo da rodovia nacional 7, de Uspallata ao departamento de La Paz, serão ativados gradativamente (serão fechadas as entradas na província para transporte de cargas). Cada parque de estacionamento terá um determinado espaço que será bloqueado quando concluído, num total de 2.240 caminhões em todo o território provincial.

3. Desconcentração e reabertura da Travessia Internacional:

Uma vez liberado o trânsito, a liberação ordenada dos pontos de contenção será coordenada com a Gendarmaria Nacional e a Polícia de Mendoza. Serão avaliadas as condições para levantar as restrições alfandegárias, marcando assim o regresso à normalidade no passo.

Confira o texto do protocolo na íntegra.

Com informações de: Los Andes

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