Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A ABTI informa aos associados que tem mantido um amplo contato com diferentes autoridades em relação à mobilização dos Auditores Fiscais Federais do MAPA, também conhecida como "Operação Reestruturação". Através de ofícios, expressamos a preocupação do setor com a situação alarmante e insustentável que está impactando diretamente o transporte internacional e, consequentemente, a economia do país.

Destacou-se a essas autoridades que o atraso nas liberações e o acúmulo de caminhões nas fronteiras têm gerado graves consequências para diversos setores, incluindo o desabastecimento de insumos estratégicos para a indústria e o agronegócio.

Além disso, foi solicitado uma intervenção para encontrar uma solução para o impasse, visando garantir a retomada das atividades dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, considerando a essencialidade destes profissionais para a prevenção contra a entrada de pragas, doenças e produtos ilegais no país e para a fluidez nos processos do comércio exterior.

Um dos ofícios, dirigido ao Presidente da República, foi respondido na segunda-feira (18) pelo Gabinete Pessoal do Presidente, que se comprometeu a encaminhar as demandas ao Ministério da Agricultura e Pecuária, órgão competente para tratar do tema.

Esperamos que a atenção dada pelo Gabinete presidencial contribua para avanços na articulação interna do MAPA com os servidores e para a busca de uma solução efetiva para a situação atual.

A articulação vem sendo mantida também com representares legislativos. Em resposta às demandas da Associação, o senador Luis Carlos Heinze informou que foram apresentados à presidência do Senado três requerimentos de convocação aos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck e da Fazenda, Fernando Haddad, para que apresentem à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária as providências do governo diante da falta de resolução da mobilização.

A reunião com os ministros, além de promover maior transparência, também serviria para discutir e elaborar estratégias integradas para responder às demandas dos servidores. Segundo o parlamentar, a expectativa é que as convocações sejam aprovadas em breve.

A Operação Reestruturação teve início no dia 20 de janeiro, como uma forma de demandar o reajuste salarial e estrutural da carreira e solução para a escassez de pessoal.

A ABTI manterá a atuação junto às autoridades para que dediquem a devida atenção a este tema que afeta setores essenciais para o Brasil e para a economia nacional.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004