Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Nesta quarta-feira, a eliminação de diversas taxas consulares será discutida no Senado do Paraguai. Sobre este ponto, o senador Basilio "Bachi" Núñez, líder da bancada majoritária da "Câmara Alta" do país, explicou que o que se elimina com estas taxas consulares é a burocracia. Acrescentou que o Paraguai estará "ganhando competitividade como país", porque desta forma serão atraídos investidores para a região.

Durante a comissão de legislação realizada no Senado paraguaio ontem (5), a bancada majoritária afirmou que com o projeto se objetiva gerar mais movimento no comércio internacional e garantir que as legalizações/consularizações que devem ser feitas, sejam para documentos que acompanham mercadorias ou aos produtos em transporte, fiquem excluídas das tarifas.

Indicaram também que a revogação teria efeitos positivos no transporte internacional de mercadorias e criticaram o fato de que o Paraguai é o único país a solicitar este tipo de legalização para cada importação.

"De 84 tarifas [existentes hoje no Paraguai], eliminar 52, isso elimina a burocracia. O país e os investidores vão querer vir, isso vai repercutir [na diminuição] de tarifas das companhias de navegação, transporte terrestres, etc.", analisou Bachi, em entrevista ao jornal ABC Color.

Com a eliminação das tarifas mencionadas, se suprimiria aproximadamente 24% do orçamento paraguaio. Esta porcentagem, segundo Bachi Núñez, equivale a aproximadamente US$ 24 milhões.

O senador assegura que essa alteração pode ser viável fazendo algumas mudanças no orçamento: "não encher de funcionários o Ministério das Relações Exteriores, diminuir o nepotismo, menos gastos supérfluos, em fim, é possível cortar gastos", explicou o congressista.

Adicionou que a eliminação de taxas consulares em produtos importados "baratearia os preços da cesta básica e se poderia baratear o custo dos combustíveis também".

Com informações de ABC Color.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004