Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Em um de nossos lemas internos, reforçamos que a internacionalização de uma empresa é um patamar essencial para a perenidade do negócio, independentemente do seu porte ou área de atuação.

Por isso, não à toa que desenvolvemos uma estratégia exclusiva de olhar para cada empreendimento nas suas particularidades para identificar as melhores oportunidades de crescimento e conquistar novos mercados.

No mundo interconectado, o comércio internacional desempenha um papel crucial no crescimento econômico de muitos países. Com o objetivo de promover a competitividade das empresas e incentivar as exportações, há uma série de políticas públicas e negociações que facilitam o comércio exterior.

Uma das ferramentas é o drawback, um regime aduaneiro que oferece benefícios fiscais às empresas que realizam operações de importação e exportação, como forma de incentivar a produção de bens para essas finalidades.

Através dele, é possível conseguir suspensão ou isenção de tributos (como impostos e taxas) incidentes na importação de matérias-primas, insumos, componentes e produtos intermediários que serão utilizados na produção de bens destinados à exportação.

Executada de forma concisa e planejada, a estratégia de isenção ou suspensão de tributos agrega outras vantagens às operações internacionais, como por exemplo:

Aumento da competitividade: a redução de custos proporcionada pelo drawback pode aumentar a competitividade dos produtos no mercado internacional, permitindo preços mais atrativos.
Ampliação de mercados: preços mais competitivos levam à participação em novos mercados, ou seja, o drawback abre oportunidades de atuar em territórios mais abrangentes.
Gestão de estoques: importar insumos e matérias-primas com suspensão ou isenção de tributos pode melhorar a gestão de estoques, permitindo que a empresa tenha mais flexibilidade e agilidade na produção e na entrega dos produtos.
Oportunidades de negócios: a utilização do drawback pode abrir novas oportunidades de negócios, como parcerias sólidas com empresas estrangeiras, facilitando o fluxo de bens e serviços entre diferentes países, e a possibilidade de expandir a presença em mercados internacionais.
Assim, o drawback é um instrumento importante para apoiar o comércio exterior e fortalecer a posição das empresas exportadoras no mercado global. Ao reduzir os custos de produção e incentivar as exportações, esse regime aduaneiro especial contribui para o crescimento econômico, para a criação de empregos e a integração das empresas nas cadeias mundiais de suprimentos.

Com uma implementação eficiente e uma gestão transparente, o drawback se torna uma ferramenta valiosa para promover inovação e a eficiência produtiva, para respaldar o desenvolvimento econômico sustentável, fortalecer as relações comerciais exteriores e consolidar o posicionamento das empresas no mercado global.

Fonte: Economia SC - Seyla Pereira

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004