Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A Multilog, empresa responsável pela administração do Porto Seco de Foz do Iguaçu, divulgou os dados relativos à operação do recinto. Os números são referentes aos nove primeiros meses do ano de 2022.

No primeiro trimestre, entre janeiro e março, circularam no Porto Seco de Foz de Iguaçu 44.120 caminhões, uma queda de 7,7% comparado com o mesmo período de 2021, quando a circulação foi de 47.802 caminhões.

Tratando-se do segundo semestre, entre abril e junho, a queda em 2022 foi de 6,7%, com a circulação de 47.439 caminhões. No mesmo período do ano anterior, o número de caminhões que circularam pelo trecho foi de 50.886.

Entre os meses de julho e setembro, o fluxo de caminhões aumentou 14,25% em 2022, contendo circulação de 55.761 caminhões. No mesmo período de 2021, 48.803 caminhões circularam pelo Porto Seco de Foz de Iguaçu.

Em suma maioria, a circulação de caminhões nessa região é proveniente de importações. Os números de 2022 são apenas 0,11% menor do que os registrados em 2021. Dessa forma, é possível analisar que as expectativas de circulação de caminhões no Porto Seco de Foz de Iguaçu são de aumento até o final de 2022. Destaca-se que o ano passado registrou recorde de movimentação de toda história do recinto.

Fonte: Multilog (10/2022)

Ainda de acordo com os dados divulgados pela concessionária, o tempo de permanência de cargas importadas no Porto Seco aumentou 22,9% nos nove primeiros meses na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os meses com destaques nesta redução de tempo de permanência foram fevereiro e abril. No segundo mês do atual ano, o tempo de permanência das cargas importadas foi de 34h29min em média - 33% a menos do que o mesmo período de 2021, que registrou 51h31min; já em abril, a redução em comparação ao ano anterior foi de 42,6%, passando de 58h04min para 33h19min.

Fonte: Multilog (10/2022)

Mudanças nas operações geram resultados

O Porto Seco de Foz do Iguaçu foi o primeiro a receber a tecnologia GENIUS, software de informações gerenciais que passou a permitir aos clientes da Multilog o acompanhamento de todo processo logístico. O sistema vem facilitando o trabalho não só das transportadoras, mas também dos gestores públicos e privados do setor do comércio exterior.

Há quatro meses no cargo de Gerente de Operações da Multilog de Foz do Iguaçu, Roger Ribeiro explica que os sistemas informatizados passaram a garantir maior agilidade nos procedimentos do Porto Seco Rodoviário. "Nós completamos dois meses sem a necessidade do uso de senhas. O cliente solicita e já tem autorização para o ingresso", comemora.

Ele também destaca a utilização em tempo integral e, portanto, 24 horas por dia, dos scanners. A tecnologia permanente passou a permitir a rápida liberação das cargas de grãos (como milho e soja) que chegam durante a noite e madrugada. Essa operação exclusiva deste recinto alfandegário faz parte do processo chamado de Importação Noturna.

O resultado dessas melhorias resultou em maior fluidez na liberação das cargas que chegam à Foz do Iguaçu. Segundo a Multilog, 75% das cargas são liberadas no mesmo dia. Sendo que 25% do fluxo total consegue a liberação em menos de 3 horas,

Além disso, houve o aumento do espaço físico do Porto Seco. "A Receita Federal nos disponibilizou um novo espaço, que ampliou nossa estrutura para receber até 950 caminhões, o que nos garante como o maior Porto Seco da América Latina", explica o gerente.

Projeção otimista para 2023

O Porto Seco de Foz do Iguaçu registrou fluxo recorde em 2021: mais de 208 mil caminhões passaram pela fronteira. A expectativa para o atual ano é ter resultados finais similares, puxados principalmente pela aceleração das operações no segundo semestre.

E os planos para 2023 são ainda mais otimistas. A liberação da nova ponte que vai ligar Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, prevista para o próximo ano, tende a agilizar e desafogar o trânsito entre os dois países, garantindo ainda mais atratividade para os agentes do setor do comércio exterior buscarem esta fronteira. "O gargalo em Foz do Iguaçu não está nos processos, mas sim na infraestrutura. A nova ponte vai possibilitar trabalhar o transporte 24 horas por dia e ampliar a atratividade", projeta o Gerente de Operações da Multilog de Foz do Iguaçu.

 

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004