Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A partir de amanhã, 22 de março, os exames PCR-RT realizados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde na unidade do SEST SENAT em Uruguaiana, terão seus resultados analisados e liberados em até 48h. Em janeiro, quando os casos por conta da variante ômicron produziram um novo pico, que levou a falta de insumos para testagem, em reunião com a ANTT, Itamaraty, Casa Civil, MINFRA e Secretarias de Saúde do Estado e do Município e entre outros a ABTI, chegou-se ao entendimento que era necessário o empenho do Governo Federal em disponibilizar o equipamento faltante para concluir as análises das amostras para atender a demanda do transporte rodoviário internacional.

Em meados de maio do ano passado, após várias negociações com as diferentes Secretarias de Saúde de Estados (PR – SC – RS), a do Rio Grande do Sul atendeu à solicitação do setor acordando um atendimento diferenciado, fornecendo de forma gratuita o serviço aos tripulantes. Desde então, a SMS em Uruguaiana vem coletando os testes na sede do SEST SENAT diariamente. As amostras eram enviadas ao LACEN em Porto Alegre com custos arcados no início pela Multilog, e complementados até o dia de hoje pela ABTI.

Diante disso, o município foi contemplado pelo Ministério da Saúde com a realocação de um equipamento possibilitando, assim, que os exames sejam analisados nesta fronteira.

A partir de amanhã, todas as amostras coletadas no período da manhã, das 08h até às 13h serão encaminhadas ao laboratório para análise no mesmo dia e disponibilização do resultado na manhã seguinte. Contudo, para que os testes sejam analisados no mesmo dia, é preciso ter no mínimo de 32 amostras. As coletas realizadas à tarde, serão analisadas no dia seguinte, juntamente com as amostras que estiverem disponíveis no período da manhã.

A Associação reforça a importância de mais esta conquista para os transportadores internacionais e acredita que o projeto inicial foi perpetuado, devido ao trabalho conjunto de todos os envolvidos. O local cedido pelo Presidente do CRRS do SEST SENAT, Afrânio Kieling. Os profissionais de Saúde da SMS de Uruguaiana. Os servidores do LACEN em Porto Alegre. O apoio incondicional do SETAL para o registro e acompanhamento dos resultados, entre outros.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004