Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

O Senado aprovou as indicações para a nova diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, a nomeação pela Presidência da República e a posse na Agência devem acontecer nos próximos dias. Pelos próximos cinco anos, o diretor geral da ANTT será Rafael Vitale Rodrigues. Para este mesmo mandato, foram confirmados outros três servidores para a diretoria da Agência, o atual diretor geral, Alexandre Porto Mendes de Sousa, Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio e Fábio Rogério Teixeira Dias de Almeida Carvalho.

Rafael Vitale Rodrigues é engenheiro civil e mestre em engenharia de transportes, com ampla experiência acadêmica e profissional na área, especialmente no setor público de transportes. Garantiu que durante o seu mandato vai exercer a responsabilidade em uma gestão transparente, com independência, mas prestando sempre obediência às leis. Além disso, assegurou que vai buscar harmonizar os interesses do Estado, do governo, dos agentes regulados e dos usuários.

Alexandre Porto Mendes de Sousa é o atual diretor-geral em exercício da ANTT, servidor da Agência (especialista em regulação) desde 2009. É engenheiro elétrico e pós graduado em transportes. Em 2012, assumiu a Gerência de Regulação e Outorgas da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer/ANTT), e desde 2014, é o superintendente da área. É diretor substituto da ANTT desde 2020.

Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio é formado em Direito e mestrando em Direito Econômico, com atuação precípua em logística e infraestrutura. Sampaio destacou que pautará sua conduta pelos princípios norteadores da ANTT: autonomia e independência; interesse nacional e de promoção do desenvolvimento econômico e social; unidade nacional e integração regional; proteção dos interesses dos usuários, em relação à qualidade e à oferta dos serviços; modicidade tarifária; liberdade de escolha e estímulo da competividade; entre outras diretrizes, sempre preservando o interesse público. Além disso, ressaltou a importância da Agenda Regulatória da ANTT, que valoriza a participação social.

Fábio Rogério Teixeira Dias de Almeida Carvalho é graduado em Direito, pós-graduação em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres e em Direito do Estado e Direito Público. Servidor efetivo da ANTT desde 2005, atualmente exerce a função de diretor do Departamento de Estruturação e Articulação de Parcerias do Minfra. Para Carvalho, a regulação é o mecanismo de atração e implementação de investimentos no país, "a segurança jurídica, a estabilidade, a previsibilidade, a transparência e o diálogo são os elementos que norteiam o caminho que pretendo utilizar na gestão como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres".

A ABTI, como entidade representativa do transporte internacional de cargas, deseja sucesso à nova diretoria, e permanece a disposição, como sempre, para qualquer ação que tenha como propósito a melhoria e desenvolvimento do setor de transporte.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004