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Os caminhoneiros que passarem pela rota entre as capitais Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) vão ter direito a um Ponto de Parada e Descanso (PPD). A ANTT participou, nesta quarta-feira (25/1), da cerimônia de lançamento do primeiro PPD do sul do país. A concessionária Arteris Litoral Sul vai começar a construir 39 mil m2 na altura do km 220 da BR-101/SC, em Palhoça. A concessionária irá investir R$ 15 milhões e as obras têm duração prevista de 12 meses.

A edificação fica na margem sul da rodovia e terá dois pavimentos com copa, sala de descanso, sanitários, instalações com chuveiros e vestiários, academia a céu aberto, playgrounds para crianças, entre outros benefícios. Além disso, haverá espaço para instalação de mini-mercados automatizados, lavanderia automatizada, farmácia e comércio de itens essenciais aos caminhoneiros.

No lado norte, haverá também uma edificação com instalações sanitárias, incluindo banheiros femininos e masculinos, equipados conforme as normas de acessibilidade. A edificação norte é integrada ao prédio principal por meio da passarela sobre a rodovia.

O estacionamento do PPD irá oferecer espaço para 59 vagas, sendo 33 para carretas com comprimento de até 30 metros, e outras 26 vagas para caminhões com comprimento de até 12 metros. As vagas estarão alocadas para possibilitar o estacionamento em ambos os sentidos da BR-101/SC.

Tudo foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto e bem-estar. No interior do edifício, a acústica e a iluminação também devem reduzir o ruído externo da rodovia, possibilitando também conforto visual – incluindo a proteção das janelas com películas e iluminação com lâmpadas de LED.

Confira como será o PPD.

Contorno de Florianópolis - Outra obra de extrema importância para a região é o Contorno Viário de Florianópolis, que será um corredor expresso de 50 km, com pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível. A ANTT realizou visita técnica na manhã desta quarta-feira, a fim de acompanhar o cumprimento do contrato e do cronograma das obras.

A Arteris Litoral Sul já investiu R$2,1 bilhão na construção do Contorno Viário de Florianópolis, cujo investimento total será de R$ 3,9 bilhões até 2023, prazo final para conclusão da futura rodovia.

Já foram concluídas quatro pontes, sete passagens em desnível, um trevo completo e 18km de pavimentação. Avanços nos dois últimos anos: três dos quatro túneis já foram completamente perfurados e o quarto está em fase final de escavação subterrânea.

Em toda a extensão da obra, estão em andamento serviços drenagem, terraplanagem, construção de obras de arte especiais, como pontes, viadutos e trevos, além dos trabalhos nos quatro túneis duplos que fazem parte do projeto.

Fonte: ANTT
Imagem: Divulgação ANTT

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Na segunda-feira (23), o Ministério da Fazenda anunciou que dedicará estudos para assegurar linhas de crédito para bancos públicos e privados em operações de importações e exportações argentinas de mercadorias brasileiras.

O objetivo é fortalecer e registrar avanços nas relações comerciais entre Brasil e Argentina. Por esse motivo, os governos de ambos os países estão aprofundando estudos para aprimorar o fluxo bilateral de negócios. Segundo medidas anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, essa melhoria se dá devido ao instrumento de financiamento e criação de uma moeda em comum entre os dois países.

Neste quesito, foi aprovado a construção de um grupo de trabalho que dedicará estudos voltados para a criação da moeda comum para negócios entre Brasil e Argentina. A constituição desse grupo faz parte do memorando assinado pelos presidentes Lula e Alberto Fernández sobre o uso do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) para garantir linhas de crédito de bancos público e privados nas operações de importação argentina de mercadorias brasileiras.

O ponto central das dificuldades e que as medidas buscam resolver é sobre a aceitação de pesos argentinos no mercado internacional, por razão do processo inflacionário na Argentina. Com a redução momentânea do dólar, pode haver restrições de transações do país vizinho. Outro objetivo favorável é aumentar a competitividade do fluxo de comércio entre os dois países com mecanismos de créditos que possam competir com outros países.

O Clearing (saldo final) proposto pelo governo brasileiro se dá devido a dependência de aceitabilidade do peso e para suprir a carência da Argentina de acesso as divisas, fazendo assim, que os importadores argentinos realizem as operações em reais que por sua vez demandarão bens e serviços do Brasil, com garantias. A moeda comum vai fazer o saldo final desse comércio.

Em relação de aquisição, qualquer instituição financeira poderá se qualificar para ter acesso às garantias do Fundo de Garantia à Exportação. Essa nova moeda não irá substituir as moedas nacionais (peso e real), além disso, o FGE tem vínculo com o Ministério da Fazenda e tem como finalidade dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações de Seguro de Crédito à Exportação (SCE).

Fonte: Ministério da Fazenda

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Após forte restrição orçamentária no último ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou a recuperação e conservação em aproximadamente 1,4 mil quilômetros de rodovias gaúchas neste mês de janeiro. São diferentes segmentos, em mais de 10 estradas consideradas essenciais para a economia do Brasil, uma vez que o Rio Grande do Sul integra o corredor logístico rumo aos países do Mercosul.

A reativação de contratos de manutenção - que foram paralisados no ano passado devido à falta de recursos - só foi possível após o aporte de R$181,8, oriundos da chamada PEC da Transição, dando a largada nas ações do plano de 100 Dias do Ministério dos Transportes no Estado. Além deste montante, ainda estão previstos R$ 573 milhões provenientes da Lei Orçamentária Anual - LOA/2023 para garantir a manutenção dos 4.860 quilômetros de rodovias federais sob a responsabilidade do DNIT no Rio Grande do Sul.

EMPREGO E RENDA - Com a retomada destes contratos paralisados, o DNIT garante - além de melhores condições de trafegabilidade e segurança aos usuários das rodovias atendidas – a manutenção da geração de renda e emprego para mais de 2,6 mil pessoas.

A expectativa da Autarquia é de que todos os trechos contemplados tenham serviços retomados até o final deste mês. Além de ações rotineiras como roçada, limpeza dos dispositivos de drenagem e de sarjetas, recuperação da sinalização, tapa-buracos, fresagem e microrrevestimento, estão previstas entregas de revitalização de acessos e recuperação de pontes.

Fonte: DNIT
Imagem: Divulgação DNIT

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