Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

Os eventos técnicos de 2025 promovidos pela ABTI foram encerrados nesta quinta-feira (18/12) com a realização de um Webinar focado em apresentar de forma pratica o impacto da Reforma Tributária sobre a gestão empresarial das transportadoras e os pontos que merecem atenção já a partir de 2026. O evento virtual foi conduzido por Daniela Medeiros, contadora da Harpon Partners com mais de uma década de experiência em consultoria tributária para grandes empresas.

Daniela iniciou destacando a importância de um planejamento antecipado por mais que a regulamentação da Reforma ainda esteja em vias de desenvolvimento, principalmente para garantir a capacidade competitiva visto o alto número de grandes empresas que já iniciou a análise do tema.

Também voltou a apresentar um panorama que a o IVA dual irá trazer à matriz tributária nacional e a dinâmica de tributação no consumo (local de domicílio do cliente). Outras formas novas de recolhimento dos tributos previstas foram apresentadas, como o split payment, que ocorrerá no momento do pagamento pelo bem ou serviço.

Daniela ressaltou a mudança em relação ao fato gerador do transporte, que será o pagamento ou o fornecimento, o que ocorrer primeiro. Prestações iniciadas no exterior, por exemplo, terão como fato gerador o término do transporte.

A geração de crédito de IBS/CBS também foi abordada, assim como o impacto sobre o transportador autônomo (TAC), fonte de dúvidas entre os transportadores. Ela explicou que os autônomos serão classificados como não contribuintes de IBS e CBS, mas poderá optar por ser contribuinte para transferir créditos ao contratante. Em operações com TACs não contribuintes somente o crédito presumido poderá ser apropriado.

Para amparar a gestão, Daniela trouxe uma série de pontos de atenção, impactos positivos, negativos na contabilidade e especificamente sobre as transportadoras, além de um plano de ação com sugestões de medidas de curto, médio e longo prazo.

Como ainda falta clareza regulatória, conforme evidenciado pela própria palestrante, para os transportadores internacionais e as operações com os estrangeiros, a ABTI pretende realizar um novo evento, possivelmente presencial, em 2026, com a presença de Daniela para aprofundar as informações e ampliar a possibilidade de responder diretamente as dúvidas do público do transporte.

Acesse a apresentação de slides utilizada.

A gravação do Webinar está disponível em nosso canal de Youtube. Veja aqui.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004