
A Receita Federal do Brasil e a Dirección Nacional de Ingresos Tributarios (DNIT) do Paraguai, avançaram na discussão de ações conjuntas para a abertura gradual da Ponte da Integração, que conecta Foz do Iguaçu e Presidente Franco (PY).
O diálogo bilateral continuou após os acordos firmados em 2 de outubro de 2025, durante a 21ª Reunião da Comissão Mista Paraguai-Brasil, realizada em Foz do Iguaçu. Nesse contexto, o diretor nacional do DNIT, Óscar Orué, e a secretária especial da Receita Federal do Brasil, Adriana Gomes Rego, realizaram uma reunião virtual em 9 de outubro para coordenar as etapas operacionais do plano piloto.
O DNIT manifestou total disposição em colaborar com a Receita Federal na implementação da abertura gradual da fronteira, prevista inicialmente para dezembro de 2025. A primeira etapa contempla a circulação de caminhões vazios (em lastre) nos dois sentidos, sob um esquema coordenado e gradual de controle aduaneiro.
Outros pontos definidos ainda na reunião da Comissão Mista envolvem a ocupação oficial pelos órgãos públicos das instalações no lado brasileiro em 30 de novembro. A abertura da ponte em dezembro deve contar com a presença dos presidentes de cada país.
Com informações de DNIT