
Na última quinta-feira (2/10), foi realizada a XXI Reunião da Comissão Mista Paraguaio-Brasileira para a Construção da Segunda Ponte Internacional sobre o Rio Paraná. Representantes de instituições relevantes do Paraguai e do Brasil participaram da iniciativa.
Durante a reunião, foi proposta a abertura gradual da Ponte da Integração na primeira quinzena de dezembro. Ficou acertado que cada Aduana operaria em seu respectivo território e que a inauguração oficial contaria com a presença dos presidentes de ambos os países. As instalações do lado brasileiro serão oficialmente ocupadas por órgãos públicos em 30 de novembro de 2025.
Durante a reunião, foi solicitado que a data estimada para a abertura da ponte para caminhões de carga fosse anunciada no dia da inauguração. Também foi discutida a necessidade de estabelecer um acordo bilateral sobre a abertura de ônibus de turismo e veículos particulares, bem como o uso de pedestres e a manutenção da ponte.
Entre outros pontos, ficou acertado que as instalações no Brasil seriam recebidas pelos órgãos reguladores do país por volta de 30 de novembro. A inauguração seria possível cinco dias depois (dependendo da agenda dos presidentes) para permitir a operação de caminhões 'en lastre' (vazios) nos dois sentidos, das 7h às 19h (de segunda a domingo).
A próxima reunião do comitê conjunto está marcada para 18 de novembro de 2025, com o mesmo formato de trabalho.
Com informações de ITAIPU Binacional
Foto: ITAIPU Binacional