
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou à ABTI que, diante da falta de avanço com as autoridades argentinas sobre as multas indevidas aplicadas a transportadores brasileiros por não portarem duas placas traseiras, solicitou apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para tratar a questão por meio de articulação diplomática.
A Agência destacou que já realizou diversas tentativas de diálogo com os órgãos argentinos responsáveis, sem obter solução satisfatória até o momento. Agora, aguarda um posicionamento do MRE para reforçar a necessidade de eliminar esse entrave, garantindo o cumprimento dos acordos bilaterais entre Brasil e Argentina. Também foi informado que as autuações geradas contra os associados e compartilhadas pela ABTI com a Agência estão sendo usadas para desenvolver um tratamento à questão.
A ABTI segue recebendo e encaminhando as multas registradas na Argentina. Transportadores que forem autuados podem enviar as informações para nosso e-mail conformidade@abti.org.br. O envio das autuações fortalece o pleito pela suspensão dessas penalidades injustas.
Reforçamos que é possível verificar se há multas registradas na província de Córdoba de forma online através do link: https://www.rentascordoba.gob.ar/emision/ver-y-pagar/caminera