
O presidente da ABTI, Paulo Ossani, e o vice-presidente, Diego Tomasi, estiveram nesta quarta-feira na sede da Associação, em Uruguaiana (RS), pela primeira vez desde a eleição que os conduziu aos cargos, em novembro de 2025. Na ocasião, lideraram a primeira Reunião da Diretoria da ABTI, com foco no alinhamento de expectativas e na definição das prioridades para o ano de 2026.
O encontro ocorreu em formato híbrido e foi aberto por Paulo Ossani e Diego Tomasi, que destacaram a importância da integração e do alinhamento permanente entre os membros da Diretoria ao longo do ano.
“Este é um momento de construção de uma agenda ativa. Cabe à Associação se debruçar sobre os temas levantados e, naquilo que é inerente à entidade, é importante que todos estejam alinhados”, afirmou o presidente.
O vice-presidente reforçou a necessidade de atuação conjunta diante dos desafios do setor. “Sabemos que há pautas complexas, mas, atuando de forma integrada, será mais fácil levar o trabalho adiante e buscar soluções ao longo do ano”, destacou Diego Tomasi.
Entre os principais temas abordados na reunião, ganharam destaque os impactos da Reforma Tributária e da reoneração da folha de pagamento; a necessidade de superação das assimetrias comerciais e operacionais entre os países; a garantia de benefícios concretos aos transportadores certificados como Operadores Econômicos Autorizados (OEA); as tarifas elevadas e o custo das linhas de crédito para o setor; além da importância de a ABTI atuar de forma estratégica na capacitação e profissionalização do transporte rodoviário internacional, considerando seus desafios e particularidades.
Como encaminhamento, a Diretoria definiu a continuidade das reuniões híbridas em periodicidade bimestral, reforçando a disposição de atuação conjunta ao longo de 2026. Para abordar os desafios listados, a Diretoria também ressaltou a importância de articulação firme junto aos órgãos públicos, atualização constante e desenvolvimento de uma agenda ativa de atividades orientativas e formativas em defesa dos transportadores internacionais.






Associe-se


















