
A ABTI realizou no dia 27 de novembro de 2025, em Uruguaiana, o 7º Congresso Itinerante do Transporte Rodoviário Internacional (ITRI). O evento foi composto por sete painéis sobre temas de focados em apresentar esclarecimentos e possibilidades de desenvolvimento do setor. Neste sentido, estaremos divulgando o resumo individual de cada palestra, junto do link para acesso ao conteúdo em vídeo, para facilitar o acesso aos conhecimentos compartilhados pelos palestrantes.
A primeira apresentação foi feita pelo assessor técnico da INFRA S.A. na Diretoria de Mercado e Inovação do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), Nícolas Ohofugi. Ele apresentou de forma ampla a atuação técnica da INFRA S.A. por meio do ONTL, ferramenta estratégica para captar, analisar e divulgar as informações logísticas do país além de subsidiar a tomada de decisões.
Tangendo a atuação da empresa pública e sua ligação com o transporte rodoviário internacional, Nícolas focou em discorrer sobre o acordo de cooperação da INFRA S.A. com o Ministério de Planejamento e Orçamento para o desenvolvimento das Rotas de integração Sul-americana.
As rotas têm o duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil, seus vizinhos e outros continentes. São elas:
Rota 1: Ilha das Guianas (Roraima, Amazonas, Pará e Amapá — Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela)
Rota 2: Amazônica (Amazonas — Colômbia, Peru e Equador)
Rota 3: Quadrante Rondon (Acre, Rondônia e Mato Grosso — Peru, Bolívia e Chile)
Rota 4: Bioceânica de Capricórnio (Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina — Paraguai, Argentina e Chile)
Rota 5: Bioceânica do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul — Uruguai, Argentina e Chile)
Desde julho de 2025 a INFRA contribui para a conjugação de conhecimentos e experiências acerca do desenvolvimento das Rotas. Dentro do acordo com o Ministério, a INFRA objetiva estudar e monitorar infraestruturas logísticas, a prospecção de oportunidades para as Rotas e criar um Observatório Regional de Infraestrutura Sul-Americana, repositório de dados e informações de todos os países acerca de logística e transporte.
Dentro dos planos de viabilização das rotas, A INFRA S.A., em parceria com o Ministério dos Transportes, está realizando uma série de estudos em 11 pontes binacionais. Os estudos contemplam o entendimento da infraestrutura atual, o fluxo de veículos, análises de mercado, análises ambientais e outras.
Confira com maiores detalhes os estudos e a atuação da INFRA S.A. apresentada por Nícolas. Acesse a palestra na íntegra no Youtube da ABTI: https://youtu.be/wi_W6CGRBck?si=8-TB3JY7x9C6yvJI





Associe-se


















