
A ABTI participou nesta segunda-feira (20) da cerimônia de inauguração do sistema de videomonitoramento do VAI 2.0, implementado pela Receita Federal de Uruguaiana em parceria com a Multilog, concessionária do Porto Seco local.
A Vigilância Aduaneira Inteligente (VAI) foi criada pela Receita Federal em Uruguaiana com o objetivo de agilizar as operações de comércio exterior, por meio da antecipação de informações operacionais, de uma central de monitoramento e de equipamentos de interação com o usuário, como cancelas eletrônicas e leitores de QR Code.
A nova etapa do projeto, chamada de VAI 2.0, chega a sua conclusão com a implantação do videomonitoramento do Trânsito Aduaneiro Simplificado (TAS), idealizado pela Receita Federal e executado pela Multilog como parte do contrato de concessão do recinto.
O sistema cobre aproximadamente 6 km da BR-290, conectando o Terminal Aduaneiro ao Porto Seco, e conta com câmeras de vigilância e de leitura automática de placas veiculares, além de preparar o uso do reconhecimento facial para otimizar o controle. As imagens capturadas ficam disponíveis tanto para a Receita Federal quanto para a administração do porto seco, garantindo maior confiabilidade, segurança e rastreabilidade nas operações.
Uruguaiana: a primeira “smart border” do Brasil
Durante a cerimônia, o delegado da Alfândega de Uruguaiana, Wilsimar Garcia, ressaltou que o videomonitoramento é resultado da visão de que o controle aduaneiro deve começar fora do recinto, acompanhando o fluxo de entrada e saída dos veículos.
“Há mais de dois anos, quando colocamos o primeiro QR Code naquela cancela, demos um passo muito importante para a nossa unidade aduaneira e, ouso dizer, para toda a Receita Federal. Criamos, aqui em Uruguaiana, a primeira smart border do Brasil”, destacou.
“O VAI é um controle inteligente que traz facilitação do comércio para os usuários. Esse pioneirismo é fruto de muito esforço e dedicação de toda a equipe”, completou.
O superintendente da 10ª Região Fiscal da Receita Federal, Altemir Linhares, elogiou o trabalho e o compromisso da equipe local:
“Uruguaiana administra o maior porto seco do país, e isso exige empenho e iniciativas permanentes como essa, lideradas pelo delegado Wilsimar.”
O subsecretário de Administração Aduaneira, Fabiano Coelho, reforçou que Uruguaiana possui a maior estrutura de fronteira do Brasil e que, com projetos como o VAI, a tendência é de crescimento e modernização contínua.
O evento contou com a presença de diversas autoridades brasileiras e estrangeiras, incluindo a ministra plenipotenciária da Argentina Reina Sotillo e o subdiretor-geral de Operações Aduaneiras do Interior da Aduana Argentina, Horacio Alasia, além do prefeito de Uruguaiana, Carlos Delgado, e do presidente da Câmara de Vereadores, Joalcei Gonçalves. Representantes de outras unidades da Receita Federal também estiveram presentes evidenciando a inteção de expandir a utilização do VAI para outras fronteiras alfandegadas.
A vice-presidente executiva da ABTI, Gladys Vinci, destaca o papel de Uruguaiana como polo de inovação para o transporte internacional: “Uruguaiana é o Vale do Silício do transporte internacional. É aqui que tudo se testa, e é muito positivo ver o engajamento das autoridades e o desejo de aprimorar continuamente os sistemas.”
A ABTI parabeniza a Receita Federal e a Multilog pela entrega do Sistema VAI 2.0, que representa um marco para a agilização do transporte e do comércio internacional, reforçando o papel estratégico de Uruguaiana no contexto logístico do Mercosul.