
Durante o primeiro dia da 68ª Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 5 (SGT-5) do Mercosul, realizada nesta quarta-feira (15/10), em Brasília, o auditor-fiscal Antônio Márcio, representante da Receita Federal, apresentou um panorama das principais fronteiras alfandegadas e anunciou uma importante novidade sobre a Ponte da Integração, que ligará Foz do Iguaçu (BR) a Presidente Franco (PY).
Segundo o auditor, o trânsito de caminhões "en lastre" (vazios) será autorizado num prazo de somente cinco dias após a inauguração e entrega da obra, em um projeto-piloto que marca o início da operação da nova ligação internacional.
De acordo com reuniões bilaterais recentes entre autoridades brasileiras e paraguaias, a ponte deve ser inaugurada na primeira quinzena de dezembro. O início das operações com veículos de carga vazios representa um passo estratégico para desafogar o intenso fluxo na Ponte da Amizade e aprimorar a logística fronteiriça entre os dois países.
A ABTI acompanha presencialmente as discussões em Brasília, representada pela vice-presidente executiva, Gladys Vinci, que destacou a relevância da notícia para o setor e para os profissionais do transporte:
"Ficamos muito contentes com a definição desse prazo. Essa medida representa também qualidade de vida para os motoristas, que muitas vezes ficam horas longe de casa, sem condições adequadas. Em nome dos transportadores e por esses motoristas, parabenizo e agradeço pela iniciativa", declarou Gladys.
Segundo Antônio Márcio, ainda não há previsão de funcionamento da Ponte da Integração 24h para cruze em lastre. A estrutura deve inicialmente funcionar das 7h às 19h conforme expediente da Receita, porém acordos posteriores podem ampliar esse horário.