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Com um forte impulso à participação privada na infraestrutura rodoviária, o governo da Argentina lançou oficialmente um edital para licitações públicas nacionais e internacionais para a concessão da "Rota do Mercosul", uma importante rodovia que atravessa o litoral argentino e conecta com o Brasil e o Uruguai. A medida, publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União por meio da Resolução 29/2025 do Ministério da Economia, convida empresas nacionais e internacionais a apresentarem propostas até 5 de agosto deste ano.

Quais rodovias formam a "Rota Mercosul"?

O "Trecho Oriental" envolve importantes rodovias nacionais que cruzam Entre Ríos e Corrientes e conectam três travessias internacionais: a Ponte General Artigas (Colón-Paysandú), a Barragem de Salto Grande (Concórdia-Salto) e a Ponte Paso de los Libres (Corrientes-Uruguaiana).

As rotas incluídas nesta parte do projeto são:

• RN 12: Zárate (Buenos Aires) – Gualeguay (Entre Ríos), 144 km.

• RN 14: Ceibas (Entre Ríos) – Paso de los Libres (Corrientes), 497 km.

• RN 135: Ponte Colón – Artigas, 12,9 km.

• RN A015: Concórdia – Barragem Salto Grande, 14,6 km.

• RN 117: Paso de los Libres – ponte internacional para o Brasil, 12,8 km.

Já o Trecho "Conexão" inclui a RN 174, que liga Rosário (Santa Fé) a Victoria (Entre Ríos) através da Ponte Rosário-Victoria, com 59 km de extensão, considerada estratégica para a logística no centro do país.

Como será o modelo de concessão?

O modelo de operação será baseado em um sistema de obras públicas com pedágio, permitindo que as concessionárias administrem, expandam, mantenham e operem as rotas, além de prestar serviços aos usuários e desenvolver atividades complementares para gerar receita adicional.

Fonte: Ámbito

Foto: Divulgação/Vialidad Nacional

 

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