
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) publicou nesta quarta-feira (21/05) o Edital nº 2/2025, que trata da distribuição das vagas dos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado. Embora o documento ainda não oficialize as nomeações, ele confirma a lotação de novos auditores fiscais agropecuários em importantes postos de fronteira terrestre, uma medida aguardada com expectativa pelo setor de comércio exterior e transporte internacional para lidar com a demanda nos recintos alfandegados.
Com o edital, os aprovados poderão escolher, conforme a ordem de classificação, a vaga e o local de preferência para lotação.
Entre as localidades contempladas com vagas para auditores fiscais agropecuários, estão:
Rio Grande do Sul
- Uruguaiana: 3
- São Borja: 2
- Jaguarão: 2
- Livramento: 1
- Aceguá: 1
- Chuí: 1
Santa Catarina
- Dionísio Cerqueira: 4
Paraná
- Foz do Iguaçu: 3
- Guaíra: 1
Mato Grosso do Sul
- Corumbá: 1
A ABTI acompanhava com atenção a publicação desta atualização, acreditando no impacto positivo que os novos servidores trarão para a agilidade e eficiência dos processos aduaneiros.
A Associação agradece a todos que contribuíram para essa conquista, com destaque para a atuação conjunta de entidades públicas e privadas, a mobilização dos prefeitos das regiões contempladas e o empenho de demais lideranças políticas que abraçaram essa demanda.
O avanço é uma demonstração clara da força do trabalho colaborativo em prol das fronteiras brasileiras, e um passo significativo para o fortalecimento dos recintos alfandegados.
A ABTI também manifesta votos de sucesso aos aprovados que vierem a atuar nas fronteiras e reforça a importância de sua contribuição para o desenvolvimento de regiões estratégicas para o país.