
A iniciativa 'Paso Centauro' incorpora a tecnologia X-ROAD para unificar dados e agilizar procedimentos na passagem de fronteira
Na semana passada, autoridades da Argentina e Chile reunidas no passo Cristo Redentor deram um passo histórico e formalizaram o início do 'Paso Centauro', projeto que permitirá a troca segura de dados entre sistemas aduaneiros, visando reduzir a burocracia e aumentar a eficiência nas travessias de fronteira.
A Universidade Nacional de Cuyo (UNCUYO) e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUCV) desempenham um papel fundamental no projeto, fornecendo liderança técnica no desenvolvimento da iniciativa.
O projeto implementará o sistema X-Road para agilizar os procedimentos aduaneiros. A tecnologia garante confidencialidade, integridade e interoperabilidade entre as partes que trocam dados. As informações são armazenadas pela pessoa que as gerou, para evitar duplicações e erros, e para facilitar a precisão.
Nesse sentido, ambas as universidades assinaram documentos de intenções nos quais se comprometeram a "unir forças para desenvolver o projeto Paso Centauro, cujo objetivo é melhorar o trânsito de pessoas e os processos de movimentação de cargas por essa fronteira compartilhada, otimizando a interoperabilidade transfronteiriça sob o conceito de confiança digital".
O evento contou com a presença de autoridades nacionais e provinciais, representantes de organizações públicas e privadas envolvidas no ecossistema logístico e de fronteiras, sindicatos, líderes empresariais e universitários da Argentina e do Chile.
Com informações de UNICUYO
Foto: Reprodução/Aprocam