
Ontem (12/3), o Conselho Empresarial de Transporte Internacional de Cargas por Rodovias do Mercosul e Chile (Condesul), realizou virtualmente sua primeira reunião de 2025. A ABTI, uma das entidades representantes do Brasil no Conselho, esteve presente no encontro.
Além das discussões referentes ao estatuto do Condesul, os membros trataram de diversas pautas pertinentes ao setor, entre elas, os avanços no desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que conectará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, interligará os Oceanos Atlântico e Pacífico, e é tema de um abrangente estudo, já em fase final, financiado pelo BID e conduzido pelo Procomex; as implicações, tanto positivas quanto negativas, de uma possível implementação do Carnê TIR como sistema de trânsito aduaneiro no Mercosul; e a entrada em vigor das atualizações no Acordo para a Facilitação do Transporte de Produtos Perigosos, ocorrida em fevereiro.
A ABTI reforçou durante o encontro o convite para o 23° Simerco, que será realizado no dia 24 pela Associação para abordar justamente a atualização do Acordo sobre Produtos Perigosos, as mudanças nas exigências e fiscalização, e seus impactos nas transportadoras. As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas para associados. Inscreva-se e saiba mais aqui: https://www.even3.com.br/23-simerco-abti/
O Conselho é composto por entidades representantes de empresas transportadoras de cargas dos países membros do Mercosul e Chile, atuando como voz unificada do transporte perante os órgãos institucionais do bloco. As reuniões permitem definir posicionamentos e prioridades a serem trabalhados pelos membros.
As entidades que formam o Conselho são: ABTI e NTC, representantes do Brasil; FADEEAC, ATACI e CATAMP, representantes da Argentina; AGETICH, representante do Chile; AGETRAPAR e CAPATIT, representantes do Paraguai; e CATIDU, representante do Uruguai.