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O governo da Argentina oficializou, pelo Decreto 97/2025, a medida que habilita a privatização da Corredores Viales S.A., empresa estatal responsável por cerca de 6.000 km de rodovias no país.

O modelo adotado será de concessão de obra pública com cobrança de pedágio, no qual as empresas concessionárias deverão realizar as obras necessárias para obter o direito de cobrar nas estradas.

A privatização da empresa, criada em 2017, inclui a rescisão dos atuais contratos de concessão em dez trechos de rodovias nacionais e a consequente liquidação da sociedade. O Governo justifica a medida pelos elevados déficits financeiros da Corredores Viales, que em 2023 apresentou perdas superiores a 142 bilhões de pesos.

Os trechos que serão objeto de concessão incluem importantes vias de acesso e corredores rodoviários em províncias como Tucumán, Jujuy, Salta, Buenos Aires, Mendoza, entre outras, além do Pedágio Ricchieri, que conecta a Cidade de Buenos Aires com o acesso sul à capital.

A privatização da Corredores Viales foi aprovada pelo Congresso argentino no ano passado, junto com outras estatais. O governo já havia dado início também ao plano de privatização da chamada "Rota do Mercosul", com licitação de oito trechos do 'Corredor Rodoviário 18', atualmente geridos pela empresa estatal Caminos del Río Uruguai.

Com informações de La Nación

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