
Na segunda-feira (10/2), o vice-chefe do Gabinete do Interior da Argentina, Lisandro Catalán, encabeçou a abertura dos envelopes com os projetos de concessão do Complexo Terminal de Cargas (Cotecar) de Paso de Los Libres, província de Corrientes.
Conforme comunicado do Gabinete, "A concessão visa otimizar a administração e a operação de uma das passagens de fronteira mais movimentadas da Argentina". Ao todo, foram recebidos e abertos 8 projetos.
Seguindo a normativa argentina (Decreto n° 713/2024), esses projetos privados serão avaliados para elaboração de informe sobre o interesse público da proposta. Se o interesse público é reconhecido pelo Executivo Nacional, será dado início ao chamamento público para licitação.
Constavam como requisitos, na Resolução que deu início ao processo de licitação, que as iniciativas privadas deveriam potencializar a infraestrutura atual e os serviços do Centro, com exigência de aplicação de critérios de sustentabilidade ao projeto e investimentos mínimos obrigatórios, entre eles, previsão de espaço para os agentes privados (incluindo área de descanso e banheiros); sistema de pesagem e de scanners; reabilitação das barreiras de entrada e saída ao Cotecar, do pavimento em zonas deterioradas e do sistema de iluminação.
Com informações de Vicejefatura de Gabinete del Interior
Imegem: Divulgação/Vicejefatura de Gabinete del Interior