
O Governo da Argentina publicou nesta quarta-feira (15/1) o Decreto 28/2025 que dá início ao plano de privatização da denominada “Rota do Mercosul”, essencial para a conexão e comércio com Brasil, Uruguai e Paraguai. A norma estabelece prazo de 12 meses para execução da licitação de oito trechos do ‘Corredor Rodoviário 18’, atualmente geridos pela empresa estatal Caminos del Río Uruguai.
Estão sujeitas a concessão trechos das ‘rutas’ 12 (desde Zárate a Ceibas e desde Ceibas até Gualeguay), 14 (desde Ceibas até Paso de los Libres), 135 (de Colón a General Artigas), A-015 (de Concordia a Represa Salto Grande), 117 (início do acesso a Ponte Internacional até o limite internacional com o Brasil).
A outorga, mediante sistema de pedágio, busca permitir melhoras nas tarefas de construção, operação, administração, reparação, ampliação, conservação, manutenção e prestação de serviços aos usuários.
Nas considerações do governo, destacou-se que a medida “favorece a redução da dimensão do aparelho estatal, com o objetivo de reduzir o déficit, tornar transparente a despesa pública, equilibrar as contas do Estado e garantir um controle interno eficaz na administração pública nacional, garantindo assim a transparência na gestão das finanças públicas”.







Associe-se


















