Desde 1965, o passo não era adequado para o trânsito de veículos de grande porte.
A Vialidad Nacional, da Argentina, informou que, através do 9º Distrito de San Juan, foi realizado um teste piloto para avaliar a transitabilidade de caminhões comerciais através do Passo Internacional de Água Negra, um corredor importante que conecta Argentina e Chile. A ação foi coordenada com o Governo de San Juan, através do Ministério de Produção provincial.
No âmbito da iniciativa, a agência rodoviária realizou trabalhos de melhoria do traçado do passo. Entre as principais tarefas, destaca-se a ampliação dos raios de giro nas curvas mais fechadas, o que permite uma circulação mais segura para veículos de grande porte. Da mesma forma, a estrada tem 80% de pavimentação nova, faltando apenas 34 quilômetros de terra para completar sua totalidade.
O teste realizado consistiu na travessia de um caminhão comercial que transportava oito toneladas de farinha, vindo de La Pampa. O evento é um marco histórico na conectividade regional já que, desde 1965, este passo não é adequado para o trânsito de veículos de grande porte.
Os órgãos envolvidos esperam que, após maiores testes e liberação, o corredor se consolide como uma alternativa para descongestionar o Passo Cristo Redentor, principal conexão hoje entre Argentina e Chile.
Com informações de Vialidad Nacional
Imagens: Divulgação/Vialidad Nacional